Sua imunidade anda em baixa? Ou, você quer sua imunidade nas alturas para que nenhum mal afete a sua saúde?

Nós do Guloso e Saudável não cansamos de dizer o quanto é importante você saber controlar os alimentos que deve ingerir e os que não deve. Conhecer bem os alimentos, suas propriedades, só irá te trazer benefícios. Por exemplo, sabia que existem alimentos que aumentam a imunidade? É sobre eles que iremos falar hoje!

O inverno costuma ser tempo de gripes e resfriados que vão e voltam. Para ficar livre desse problema nada agradável é preciso fortificar o sistema imunológico, consumindo os alimentos certos e evitando outros.

pe_de_acerolaAceroleira com acerolas

Se praticarmos uma alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais, grãos…, proporcionamos ao nosso organismo nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

A seguir, temos uma lista de alguns Alimentos que Aumentam a Imunidade, uma lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

Vitamina C
  • A vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.
  • Utilize as frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C como: acerola, graviola, caju, pimentão, morangos, goiaba, cítricos, gengibre no dia a dia e fortaleça o sistema imunológico.
  • Pode querer ler também: Benefícios das Frutas Para a Saúde: A Acerola.
Vitaminas do complexo B
  • Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre, folhas de beterraba), beterraba, feijão, cogumelo (shimeji), levedo de cerveja, amêndoas, soja, ovo cozido e fígado são alguns dos alimentos que apresentam as vitaminas do complexo B que são as maiores responsáveis pela manutenção da nossa saúde emocional e mental.
Zinco
  • Cereais integrais, castanhas, leguminosas, aveia, carne de porco, grão de soja, fígado de boi, leite de vaca (iogurte, leite fermentado), carne de aves, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico, é muito importante no combate aos radicais livres.
  • Pode também querer ler: Aveia as Vantagens no Consumo.
Vitamina E
  • Noz, castanha, amêndoa, óleos e margarinas (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E.
  • Frutas, verduras e grãos integrais contêm menor quantidade. Redução dos sintomas da gripe e combate ao estresse são algumas das vantagens, age também no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
Licopeno
  • São ricos em licopeno, tomates cozidos e seus produtos (purê, pasta…), mamão, pitanga e goiaba, o licopeno é um forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
  • Pode querer ler também: Conheça o Tomate: a Fruta Mais Popular do Mundo!
Ômega 3
  • O ômega 3 é uma gordura polinsaturada, que é essencial à saúde humana. Como o nosso organismo  não a produz, precisa ser ingerida através da alimentação.
  • O ômega-3 está presente por exemplo, no azeite, salmão, atum, sardinha, arenque, peixe espada, truta, avelã, gérmen de trigo, abóbora, batata doce, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo. É um potente antioxidante.
  • Pode querer ler também: Azeite: o que Devemos Saber, Benefícios do Consumo de Peixes para a Saúde.
Selênio
  • A castanha-do-Pará, farinha de trigo, gema de ovo, café solúvel, frango sem pele, arroz, carne bovina, feijão, fígado, carne são alguns dos alimentos ricos em selênio, que é um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
Betacaroteno
  • São fonte de betacaroteno a cenoura, o mamão, a abóbora, a beterraba, a acerola, a rúcula, a couve, é uma substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.
  • Pode querer ler também: Mamão: Benefícios Para a Nossa Saúde.

Alimentos que prejudicam o sistema imunológico

  • Minimize o uso de alimentos industrializados que contêm grandes quantidades de aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes, etc) pois prejudicam o sistema imunológico. Evite também alimentos ricos em gordura saturada pois debilitam o sistema imunológico.

Alimentos que Aumentam a Imunidade

Guloso e Saudável

10 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vânia querida, mais um excelente post com informações super úteis. Gostei muito de saber quais os benefícios que alguns alimentos trazem ao nosso organismo principalmente com essas viradas de tempo. Linda sua aceroleira, carregadinha. Beijocas

  2. Vânia,
    no inverno o tempo fica seco e quem sofre muito são as crianças, ainda bem que tem jeito com essas dicas e informações preciosas que vc nos proporciona, valeu!

    Beijos, fica com Deus!

  3. Vânia:)

    O meu maior problema é a intolerância à lactose mas penso ter mais alergias, tenho de fazer o teste para saber ao certo.

    Gostei imenso do seu post de hoje porque assim fiquei a saber melhor o que realmente faz bem:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

  4. Oi minha linda..
    Hoje eu consegui chegar cedinho srrs
    Lá na chácara da minha avó tem um pé de acerola.. e acho lindo por demais quando está carregadinho assim.
    O engraçado é que gosto da frutinha.. tirando do pé assim, mas não gosto do suco srrs
    Vá entender!!

    Menina, babei no post anterior.. queria aquele franguinho rsrs

    Um beijo carinhoso e um dia super lindo viu?

  5. Vânia,

    Que bela publicação, super útil e com informação que deveremos sempre ter em linha de conta ! :)
    Desconhecia algumas coisas, pelo que serviu para eu aprender um pouco mais, obrigada ! :)

    Beijinhos*

  6. meu filho tem 9 anos ,não gosta de comer saladas ,frutas e feijão.só gosta de massas,frituras.e ainda tem anemia,é magro,o que posso estar dando p´ele pra suprir a falta de vitaminas e os outros suplementos.estou preocupada.obrigada.

    • Oi Sueli,
      A situação de seu filho é preocupante, mas provavelmente ele copiou esse hábito alimentar de alguém da vossa convivência, existe a necessidade de incutir a reeducação alimentar de toda a família, temos diversas receitas saudáveis de saladas com massa de preferência integrais, hambúrguer caseiro de carne e peixe, salsichão de carne moída caseiro, existem inúmeras receitas que podem ser utilizadas.
      Mas é também importante visitar o pediatra para corrigir com urgência a anemia e seguir as recomendações.
      Abraço e boa sorte,
      Vânia

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