Sua imunidade anda em baixa? Ou, você quer sua imunidade nas alturas para que nenhum mal afete a sua saúde?

Nós do Guloso e Saudável não cansamos de dizer o quanto é importante você saber controlar os alimentos que deve ingerir e os que não deve. Conhecer bem os alimentos, suas propriedades, só irá te trazer benefícios. Por exemplo, sabia que existem alimentos específicos que podem aumentar sua imunidade? É sobre eles que iremos falar hoje!

O inverno costuma ser tempo de gripes e resfriados que vão e voltam. Para ficar livre desse problema nada agradável é preciso fortificar o sistema imunológico, consumindo os alimentos certos e evitando outros.

pe_de_acerolaAceroleira com acerolas

Se praticarmos uma alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais, grãos…, proporcionamos ao nosso organismo nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

A seguir, temos uma lista de alguns Alimentos que Aumentam a Imunidade, uma lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

Vitamina C
  • A vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.
  • Utilize as frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C como: acerola, graviola, caju, pimentão, morangos, goiaba, cítricos, gengibre no dia a dia e fortaleça o sistema imunológico.
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Vitaminas do complexo B
  • Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre, folhas de beterraba), beterraba, feijão, cogumelo (shimeji), levedo de cerveja, amêndoas, soja, ovo cozido e fígado são alguns dos alimentos que apresentam as vitaminas do complexo B que são as maiores responsáveis pela manutenção da nossa saúde emocional e mental.
Zinco
  • Cereais integrais, castanhas, leguminosas, aveia, carne de porco, grão de soja, fígado de boi, leite de vaca (iogurte, leite fermentado), carne de aves, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico, é muito importante no combate aos radicais livres.
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Vitamina E
  • Noz, castanha, amêndoa, óleos e margarinas (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E.
  • Frutas, verduras e grãos integrais contêm menor quantidade. Redução dos sintomas da gripe e combate ao estresse são algumas das vantagens, age também no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
Licopeno
  • São ricos em licopeno, tomates cozidos e seus produtos (purê, pasta…), mamão, pitanga e goiaba, o licopeno é um forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
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Ômega 3
  • O ômega 3 é uma gordura polinsaturada, que é essencial à saúde humana. Como o nosso organismo  não a produz, precisa ser ingerida através da alimentação.
  • O ômega-3 está presente por exemplo, no azeite, salmão, atum, sardinha, arenque, peixe espada, truta, avelã, gérmen de trigo, abóbora, batata doce, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo. É um potente antioxidante.
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Selênio
  • A castanha-do-Pará, farinha de trigo, gema de ovo, café solúvel, frango sem pele, arroz, carne bovina, feijão, fígado, carne são alguns dos alimentos ricos em selênio, que é um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
Betacaroteno
  • São fonte de betacaroteno a cenoura, o mamão, a abóbora, a beterraba, a acerola, a rúcula, a couve, é uma substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.
  • Pode querer ler também: Mamão: Benefícios Para a Nossa Saúde.

Alimentos que prejudicam o sistema imunológico

  • Minimize o uso de alimentos industrializados que contêm grandes quantidades de aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes, etc) pois prejudicam o sistema imunológico. Evite também alimentos ricos em gordura saturada pois debilitam o sistema imunológico.

Alimentos que Aumentam a Imunidade

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