Será que o feijão auxilia emagrecer e reduz as possibilidades de infarto?

Quando o brasileiro está no exterior dos primeiros sabores a despertar a saudade é a ausência do feijão, devido ao delicioso sabor e às inúmeras possibilidades de combinações. Continue lendo o artigo e Descubra os Benefícios do Feijão para a Saúde!

No relatório do Sistema Vigitel do Ministério da Saúde, o feijão (quando consumido mais de 5 vezes por semana) aparece na lista de fatores de proteção contra câncer e outras doenças crônicas. Já o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2005) recomenda a ingestão de, pelo menos, uma porção diária de feijão ou outra leguminosa.

Descubra os Benefícios do Feijão para a Saúde
Benefícios do Feijão para a Saúde

Descubra os Benefícios do Feijão para a Saúde

  • A boa reputação deve-se à grande quantidade de nutrientes que o alimento possui, resultando em benefícios para a dieta e para o corpo todo. Quer saber o que seu corpo ganha a cada porção de feijão? 
Benefícios do feijão, feijão para todos os gostos
  • Os norte americanos costumam comer feijão com bacon e melado, os franceses preferem os feijões mais graúdos, brancos ou vermelhos, sem o caldo. Já os mexicanos preferem comê-lo frito ou refrito, também sem o caldo e com chili, (pimenta ardida e perfumada).
  • Mas na verdade, nenhum povo soube tirar tanto proveito do feijão como o brasileiro.
Feijão preto
  • Mais consumido no Sul e no Sudeste, é o preferido no Rio de Janeiro.
  • Ele é uma unanimidade desde os tempos coloniais.
  • Ele tem a casca delicada,  é o tipo ideal para o preparo da feijoada, a textura delicada, saborosa e de cores contrastantes.
  • Receitas já postadas: Sopa de Feijão com Legumes, Feijão Preto Light.
Feijão carioca
  • O mais consumido no Brasil. Ideal para cozidos.
  • Seu tamanho médio e as listras de um marrom mais forte que o grão lembram os calçadões de Copacabana no Rio de Janeiro.
  • Rende um bom caldo e cozinha rapidamente. É ingrediente imprescindível no feijão tropeiro.
  • Receitas já postadas: Feijão Light.
Feijão rosinha
  • Com grãos pequenos, com casca delicada a cor tende para vermelho suave, absorve os temperos, fica ótimo em farofas, ensopados e cozidos.
  • Embora não seja rosa, como o nome sugere. Os grãos são pequenos, com casca delicada. Faz um bom caldo e cozinha com facilidade.
Feijão fradinho (feijão de corda, caupi, macassar)
  • Quando verde chama-se feijão verde. Seja qual for a receita escolhida, ela com certeza ficará mais saborosa se o feijão estiver novo.
  • Possui coloração clara e um “olho” preto.
  • Ingrediente importante no prato nordestino baião de dois e no acarajé.
  • Receitas já postadas: Feijão-de-corda Cozido, Salada de Feijão Fradinho.
Feijão mulatinho
  • O caldo é um pouco avermelhado, é um bom acompanhamento e em algumas regiões como no Nordeste é usado até na feijoada.
Feijão jalo
  • Os grãos são grandes e amarelados. Depois de cozido, forma um caldo encorpado, de coloração marrom avermelhada.
  • Muito consumido em Minas Gerais e na região Central do Brasil, serve de base para o preparo de tutu e virado.
Feijão branco
Benefícios do feijão, o consumo
  • Feijão é um vegetal rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e uma excelente fonte de fibra alimentar. Adicioná-lo à sua dieta oferece uma variedade de benefícios de saúde, como a melhora da saúde digestiva e prevenção de doenças cardíacas.
  • As proteínas vegetais que o feijão fornece são formadas por cadeias de aminoácidos que são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos), embora não sirvam como única fonte de proteína.
  • O feijão é uma boa fonte de ferro, evita o risco da anemia, principalmente a anemia por deficiência de Ferro. Combinado com alimentos que contenham vitamina C, como laranja, consegue absorver ainda o mineral.
  • De acordo com um artigo publicado no Diabetes Relatórios Atuais em outubro de 2009, oferece benefícios para os sistemas digestivo, cardiovascular e a fibra solúvel do feijão ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  • O feijão é rico em fibras dietéticas, as solúveis e as insolúveis. No trato digestivo, diminui o colesterol, ajuda a evitar a prisão de ventre e previne distúrbios digestivos comuns.
  • O feijão têm carboidratos complexos e proteínas, que levam mais tempo para ser digeridos e liberam energia aos poucos, dão maior sensação de saciedade e auxiliam no emagrecimento.
Benefícios do feijão, o consumo da farinha de feijão branco
  • Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos EUA, publicou os resultados de um estudo feito com 50 adultos obesas. Todos seguiram uma dieta saudável e durante 8 semanas, mas apenas a metade delas incluiu 1 grama de farinha de feijão branco na alimentação. Quem tomou a farinha emagreceu quase 2,0 kg a mais e o nível de triglicérides ficou três vezes menor do que quem tomou placebo.
  • Por quatro meses, foram acompanhados 12 voluntários que tomaram cápsulas de faseolamina (a faseolamina extraída do feijão branco duas vezes ao dia, no final da pesquisa, todos haviam eliminado até 12% do peso inicial.
  • A farinha de feijão branco também pode ser usada no preparo de receitas doces e salgadas.
  • Outros estudos registram perdas de peso de até 4% em apenas 30 dias. O bom é que, além de emagrecer, o extrato de feijão branco também ajuda a prevenir o diabetes.
Como preparar a farinha de feijão branco?
  • Higienize o feijão branco, seque-o ao sol ou com a ajuda de toalhas de papel, deve ficar bem seco.
  • Atenção – nunca seque o feijão no forno ou aquecendo de qualquer outra forma, pois destruirá a faseolamina, assim ele perde o efeito emagrecedor.
  • Depois de lavado, passe cerca de 250 gramas por vez no liquidificador e peneire (reserve o retido na peneira e utilize em preparação de pães e ou bolos).
  • Não é recomendado guardar a farinha por mais de 30 dias.
Quanto usar?
  • Deve ingerir 1 colher de café rasa 30 minutos antes das 2 principais refeições, tem que comer em torno de 1 grama por dia,  pese 1 grama e divida pelas 2  refeições ao dia (misture a farinha em 1 copo de água).
  • Não consuma mais de 1 grama, pois os efeitos serão negativos, pode ter diarreia, como efeito colateral ou outros problemas intestinais e náuseas.

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Guloso e Saudável

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11 COMENTÁRIOS

  1. Vânia querida,
    eu não sabia que o feijão era tão bom assim, rsrs.
    Aqui em casa ele não falta de jeito nenhum é o companheiro do arroz, rsrs.
    Obrigada pela bela postagem, super rica e esclarecedora!

    Bjs

  2. Como sempre um proveitoso e ótimo post Vânia.Adorei. Utilizo muito aqui em casa o carioca, mas o que mais gosto é o jalo. Adoro esse feijão e gostei demais do post. Beijinhos

  3. antes vânia mamãe comia muito esta farinha de feijão …e fazia ela em casa mas agora ela compra kkk mas facil adoro quando vc fala dos limentos ..adoro mesmo posso te sugerir algo?? que tal uma seleção de sucos para crianças e que fazem o bem para elas ..tou doidinha por sucos assim para o pequenos ..sucos que aumentem a imunidade ..vou amar bjus

    • Oi Sadhia,
      Que bom que está a gostar de nossos artigos, já tínhamos programado o tema alimentação infantil, em breve teremos esse tema.
      Obrigada pela dica, beijo, bom final de semana,
      Vânia

  4. Oi querida Vânia, quantas informações importantes a respeito do feijão, excelente post!! Eu adoro feijão; fradinho, preto, carioca, branco, enfim todos…rsrs
    Não conhecia a farinha de feijão, gostei muito!! Aqui na Alemanha vai ser meio complicado, pois sol é artigo raro por aqui..hehehe, mas assim que o sol aparecer de novo vou correndo tentar fazer !!

    Obrigada por partilhar essas ótimas informações !!

    Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

  5. Amiga Vânia.
    Maravilhosa toda essa explicação a respeito de feijão. Eu particularmente adoro feijão branco, fradinho e preto, mas com certeza hoje aprendi um pouco mais sobre todos.
    Embora aqui em casa prefiram feijão com arroz, eu prefiro com macarrão, rsrs….
    Obrigada por estar sempre nos dando a chance de aprender a comer melhor e de maneira gostosa.
    Beijinhos e bom fim de semana.

  6. Olá Vânia,

    Sempre nos traz informações preciosas acerca dos alimentos !
    Mais uma leitura super-interessante acerca do feijão, que também faz parte da alimentação portuguesa !
    Adoro !

    Beijinhos

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