Um ditado inglês diz que comer uma maçã por dia mantém o médico longe “an apple a day keeps the doctor away”.

Há quem acrescente: “e deixa também o dentista distante“. Será que existe um grande exagero quanto às afirmações ou a maçã é uma aliada para a saúde? É correto declarar-se que a Maçã é Aliada à Boa Saúde e para o corpo isso não é nenhum segredo, mas alguns benefícios dela ainda são menos conhecidos.

A maçã é uma das principais frutas que integram o grupo de superalimentos. A maçã foi uma das primeiras frutas a ser cultivada pelo homem, hoje em dia, é das mais importantes da Europa, América do Norte e outras regiões temperadas ao Sul do planeta.

Maçã: uma Aliada Para a SaúdeMaçã é Aliada à Boa Saúde

Maçã é Aliada à Boa Saúde

  • A maçã faz parte de algumas histórias e lendas em que provavelmente a mais famosa é a passagem bíblica onde é narrada a tentação de Adão e Eva. Outro caso muito famoso é a descoberta da lei da gravidade por Isaac Newton. Existe até uma macieira em Oxford, na faculdade onde Newton lecionava, que dizem descender da árvore da inspiração, mas tudo não passa de lenda.
Variedades da maçã
  • Existem mais de 7.500 variedades.
  • No Brasil, a produção de maçã concentra-se nas variedades, Gala e Fuji que representam praticamente 90% da área plantada.
  • A Gala é originada da Nova Zelândia é produzida no Brasil desde 1970 e a Fuji é originária do Japão, está no Brasil desde 1930.
Maçã é Aliada à Boa Saúde, benefícios no consumo
  1. A maçã é considerada uma fruta detergente, pois auxilia a tirar impurezas dos dentes. Muitos dentistas brasileiros dizem que, se toda criança comesse uma maçã por dia, a cárie poderia até mesmo ser erradicada do país.
  2. De acordo com informação do WebMD uma maçã possui razoável quantidade de fibra. Uma parte disso está na forma de pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada a redução dos níveis do colesterol mau, o LDL. Um estudo publicado no Journal of Medicine Food, analisou os efeitos benéficos do consumo de maçã e suco de maçã sobre os níveis de LDL oxidado. Após as 12 semanas, houve uma diminuição de 20% em média, nos níveis de LDL, o mau colesterol.
  3. A revista Heath publicou baseada em informação da BBC que a maçã pode melhorar a função pulmonar, é provável que seja graças a um antioxidante chamado quercetina. Também segundo um estudo de 2007 descobriu-se que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a ter filhos com asma.
  4. Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um benéfico efeito de saciedade. Tem poucas calorias, as fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, provocando a sensação de saciedade.
  5. O ácido ursólico é um componente da casca da maçã, junto com parte das fibras, auxilia a promover o emagrecimento sem a perda muscular.
  6. Um estudo realizado na Universidade de Cornell que foi publicado em na Revista Nature, mostrou que os antioxidantes naturais presentes na maçã fresca são mais eficazes no combate a resfriados do que os suplementos dietéticos com base em vitamina C.
  7. Uma pesquisa francesa, de 2004, divulgada no WebMD, comprovou que uma substância existente na maçã auxilia na prevenção ao câncer de cólon.
  8. Um outro estudo, realizado em Cornell, EUA, em 2007, encontrou compostos adicionais, chamados triterpenoides, que parecem também lutar contra o câncer de cólon, fígado e mama.
  9. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2012 comprovou que as maçãs, estão ligadas a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 por causa de uma classe de antioxidantes.
  10. Comendo uma maçã não eliminamos a ida ao médico pois seria ilógico, mas sem dúvida aumentaremos nossa qualidade de vida.
Como escolher?
  • Escolha frutas firmes, de casca lisa, sem machucados ou depressões.
  • Entre duas opções do mesmo tamanho, fique com as mais pesadas.
  • Prefira as maçãs de cor viva — quanto mais vermelha a maçã, mais doce ela é.
Como comprar?
  • As maçãs nacionais são encontradas com melhor qualidade de fevereiro a dezembro; já as estrangeiras apresentam melhor qualidade de agosto a janeiro.
Como conservar?
  • As maçãs podem ser conservadas na parte de baixo da geladeira por até três semanas.
Como consumir?
  • A maçã é principalmente consumida natural. Após processamentos podemos saboreá-las em saladas,  assadas, em sucos, tortas, bolos, geleias, compotas, bebidas e vinagre.
  • Sempre que possível, utilize maçãs com casca, para aproveitar a maior quantidade de fibras. Quando tiver de reservar maçãs cortadas, pingue algumas gotas de limão para que não escureçam.
  • O Guloso e Saudável já publicou inúmeras receitas de maçãs vermelhas, receitas AQUI e maçãs verdes, receitas AQUI.
Quanto consumir?
  • Devem ser consumidas, diariamente, três porções de frutas e três de legumes e verduras, num mínimo de 5 maçãs por semana.

Maçã é Aliada à Boa Saúde

Guloso & Saudável

 

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14 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vânia,

    Adorei a sua publicação, muito útil e com bastante informação acerca de uma fruta que adoro e que ingiro com muita frequência.

    Beijinhos *

  2. Bom dia querida Vânia!
    O meu filho tem 20 anos e nunca teve nenhuma cárie, todos os dentistas só elogiam os dentes dele, ele come uma maça por dia é um rapaz super saudável, só faz exames de rotina e sempre são bem sucedidos eu tbm, rsrs.
    Eu não como muita maça mas o Felipe não fica sem essa frutinha ela é sagrada e não falta aqui em casa, agora que vc nos trouxe essa riqueza de informações vou comer todos os dias tbm.

    Beijos, ótima semana ♥

  3. BOm dia Vania

    Como sempre um excelente post para esta maravilhosa fruta… A maça!!!

    Por acaso la em casa é uma fruta que existe sempre na fruteira e agora no verao no frigorico para estarem fresquinhas!!!

    Obrigado pela partilha!!!

    Beijocas

    Margarida

  4. Como sempre um post muito interessante.
    Gosto muito de usar maças em sobremesas , para comer tem que ser a granny smith por ser ácida.
    boa semana
    bjs

  5. Bom dia vânia, ótima postagem… maçã é tudo de bom mesmo, além de ser uma fruta deliciosa, trás muitos benefícios para a nossa saúde!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

  6. Eita que delícia..
    Menina, essa imagem das maçãs está de babar..
    Eu gosto de maçãs, mas mentiria se dissesse que como sempre.
    E agora estou vendo o quanto peco nisso. Pra te falar a verdade deve ter uns 2 meses que não como nenhum pedacinho de maçã acredita?
    Vou me policiar mais..

    Obrigada pelas dicas sempre lindas…
    Um beijo super carinhoso viu?

  7. Que belo post Vânia querida, sempre achamos que tal legume, tal fruta, tal vegetal é bom pra isso ou aquilo, mas qdo venho aqui sempre acabo sabendo muito mais sobre o tema, gostei muito de saber um pouco mais sobre os beneficios da maçã,uma fruta saborosa e que gostamos muito. Beijocas, ótima semana amiga

  8. Vânia.
    Essa é realmente uma super fruta. é importante desde a alimentação do bebê até ao mais idoso.
    E no meio do caminho a todas nós quer in natura ou em bolos e etc..como você disse.
    Adoro estes seus posts. que esclarecem e incentivam a comer cada vez melhor.
    Beijinhos

  9. Eu adorei suas dicas e informações! Aqui em casa nunca falta a maça e gosto muito de fazer bolo e tortas com ela…o cheirinho que sai do forno e entra na casa de maça com canela é perfeito!
    Obrigada!
    Beijos
    CamomilaRosa

  10. Venho tomando suco de media maçã, com uma Latas de água de coco e raspas de gengibre, uma colher de sopa , batidos no liquidificador e escapei de cirurgia para tirar pedras da vesícula. Faz um Año e meio que sigo essa dieta e não vi mais o gastro, graças a Deus.

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