Melhore o funcionamento do intestino comendo fruta…

Ter intestino preso (ou constipação intestinal, obstipação intestinal, empate, prisão de ventre) é bem mais comum do que você imagina. Continue lendo e conheça Frutas que Auxiliam no Bom Funcionamento do Intestino!

Segundo os dados divulgados pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)aproximadamente 20% da população ocidental apresenta o problema. Mulheres, infelizmente nós somos as que mais sofrem desse mal, tanto que foi realizada a pesquisa Saúde Intestinal da Mulher (SIM), pela FBG e a Danone Research em 2012.

Para vocês terem uma ideia: a cada três mulheres, duas tem problemas intestinais, inclusive a constipação. A prisão de ventre não ataca só o organismo, mas também a parte emocional. Entre as mulheres entrevistadas, 69% acreditam que o problema impacta no humor e 50% dizem sentir também cansaço e falta de concentração.

Frutas que Auxiliam no Bom Funcionamento do IntestinoConheça Frutas que Auxiliam no Bom Funcionamento do Intestino

Benefícios das frutas no bom funcionamento do intestino

Como sabemos, esse assunto está diretamente relacionado com as características da alimentação, assim como há alimentos que atrapalham a digestão, existem alimentos que são grandes aliados. Não esquecendo a necessidade de se ingerir de 2 a 3 litros de água por dia e fazer exercícios físicos.

A substância mais comum nos alimentos aliados é as fibras. As insolúveis diminuem o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino, aumentando a massa fecal.

A prisão de ventre está associada a diversos outros fatores, como a velocidade do metabolismo e até mesmo a sensação de constipação, quando está mais difícil de evacuar. A maior parte considera como prisão de ventre, quando se evacua menos de três vezes por semana. A pessoa que sofre com esse problema, geralmente possui fezes duras ou dificuldade de evacuar, sentindo dor.

Mas o que muitos não sabem é que não são só as fibras que podem ser suas aliadas. Há frutas que contêm também nutrientes que auxiliam na digestão e que liberam o trânsito intestinal. Claro, que essas frutas não precisam ser consumidas só por quem tem prisão de frente, mas há algumas contra indicações.

As frutas laxativas  controlam o organismo, mas, atenção,  não são indicadas para quem sofre, por exemplo, de diarreia crônica ou Doença de Crohn.

Recomenda-se que sejam consumidas no mínimo três frutas diariamente. A indicação é que da porção de três frutas diárias, duas sejam laxativas, para que o intestino funcione de forma equilibrada. Veja a seguir as frutas que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Conheça Frutas que Auxiliam no Bom Funcionamento do Intestino

Ameixa
  • Algumas frutas da lista, talvez os surpreendam, mas a ameixa já bem conhecida por suas propriedades laxativas por conta de sua alta quantidade de fibras.
  • Em 2002, foi realizado um estudo que apontou que a ameixa preta e o suco feito com essa fruta são importantíssimos estimuladores de mobilidade intestinal. A quantidade ideal é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia.
Mamão
  • Essa fruta possui uma substância (a papaína) que é uma grande amiga aliada do nosso intestino. A papaína é uma enzima que auxilia na digestão de proteínas, diminuindo o tempo de exposição do bolo fecal.
  • A papaína propícia haver uma melhora na absorção dos nutrientes, logo não há motivo para ficarem retidos no intestino. Portanto, o efeito ajuda a digestão a funcionar melhor e aprimora o trânsito e a constipação. O indicado é consumir de 200 a 400 gramas de mamão por dia.
  • Também pode querer ler: Mamão: Benefícios Para a Nossa Saúde
Kiwi
  • O Kiwi, a fruta não é tão consumida no Brasil, mas eu aprecio muito. É uma aliada à digestão devido a uma enzima que estimula os receptores do cólon, auxilia na mobilidade dessa estrutura e facilita portanto a laxação.
  • A enzima também provoca a hidrólise de proteínas, mecanismo que auxilia no processo intestinal. Somando-se isso tudo às fibras naturais do kiwi, tem-se um ótimo efeito contra a constipação. Para não errar na dose, você deve consumir até dois kiwis por dia, e o mais indicado é comê-los em lanches intermediários às grandes refeições.
Abacaxi
  • Os nutrientes mais difíceis de serem digeridos pelo nosso organismo são as proteínas, assim, um alimento que auxilie nesse processo é muito bem vindo, não é? O abacaxi então é um grande aliado nesse processo devido as bromelinas.
  • Essa enzima facilita o melhor aproveitamento dos nutrientes e favorece a digestão pesada. Devemos consumir até duas fatias por dia, ou usar o abacaxi como suco.

Abacate

  • Existe ainda quem tenha receio em consumir essa fruta que tanto a oferecer para nossa saúde. Alegam que é gordurosa, mas todos se esquecem que são gorduras boas, que inclusive possui propriedades laxativas.
  • As gorduras monoinsaturadas que pode auxiliar na lubrificação das fezes impedindo o principal efeito da constipação e ajuda na hora de evacuar. Mas o alto valor calórico do abacate impossibilita que seja consumido em grandes quantidades. O abacate deve ser consumido todo dia, no máximo 100 gramas por dia, no mínimo 2 colheres de sopa.
  • Também pode querer ler: Afinal, Abacate Faz Bem ou Mal à Saúde?

Conheça Frutas que Auxiliam no Bom Funcionamento do Intestino

Guloso & Saudável

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18 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Vânia! Interessante o seu post. Não sabia dos efeitos laxativos destas frutas (tirando a ameixa). Uma fruta que possui as mesmas propriedades é a cereja (fresca).
    Beijos

  2. Bom dia Vânia querida, são 5 frutas que gosto muito, eu sabia que o mamão e a ameixa eram benéficos para auxiliar o funcionamento do intestino mas o abacate, abacaxi e kiwi para mim é uma surpresa, muito bom saber, como sempre um proveitoso post. Obrigada por compartilhar conosco. Beijocas

  3. Eu como, mas não ligo muito pro abacaxi… meu cumpadi ama! Gosto bem das outras frutas, principalmente o kiwi.
    Tenho o intestino mais pra solto, acredita?! Vivo na maçã e banana.=]
    Um bejim pra você!

  4. Olá Vânia. Muito útil este seu post. Sempre gosto de ler sobre os benefícios dos alimentos. E, você está coberta de razão, este assunto está diretamente relacionado à alimentação.

    Abraços. Fabiana.

  5. Oi querida Vânia, informações preciosas, principalmente para mim, que tenho um intestino preguiçoso. Já conhecia os benefícios do mamão e da ameixa, mas as outras frutas foram uma agradável surpresa, assim posso diversificar e o meu intestino agradece…rsrsrs

    Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

  6. Olá Vânia,

    Este tipo de informação é super útil, tantas pessoas que sofrem desse problema, em casa tenho também um caso assim ! 🙁

    Beijinhos

  7. Olá Vania me sinto muito bem com o suco que tomo todos os dias pela manhã que são;Abacaxi, couve,gengibre,linhaça e agua.Só que eu tenho umaa gastrite leve e sempre sinto subir um pouco o suco. Qual fruta tem as mesmas propriedades do abacaxi para eu poder trocar.
    Obrigada pela atenção e aguardo resposta.Bjs.

  8. olá Vania!
    Tenho gastrite, esofagite e refluxo e sofro com prisao de ventre.Será que posso usar essas frutas como abacaxi e o kiwi com moderação , porque a ameixa, o mamao eu ja faço uso, mas o kiwi e o abacaxi eu tenho dúvida, apesar de gistar muito de abacaxi. Agradeço pelas informações. Sonia

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