A sardinha é símbolo da deliciosa culinária portuguesa, infelizmente é difícil encontrá-la por aqui, então a única alternativa é a sardinha da Noruega, o arenque, também muito saborosa e com iguais benefícios nutricionais, vamos aprender a preparar esta deliciosa Sardinha Grelhada.

O grelhar é uma das formas mais simples, rápida, econômica e saudável de preparar Sardinha Grelhada ou outro peixe. Para preparar, comece por selecionar o peixe da sua preferência. Os peixes gordos, como a sardinha, o atum, o salmão e inúmeros outros, são benéficos à nossa saúde como no combate de cardiopatias.

Vamos preparar Sardinha Grelhada hoje para o almoço!

Receita de Sardinha Grelhada

Sardinha Grelhada

Categorias: Peixes e frutos do mar
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Mundial
Porção: 200 gramas

Ingredientes

  • 800 gramas: Sardinha norueguesa ou arenque;
  • 1/4 colher de chá: Sal;
  • 1 colher de chá: Azeite de oliva.

Receita de Sardinha Grelhada

Modo de preparo

  1. Lave as sardinhas da Noruega. Faça pequenos cortes superficiais a cada 0,5 cm no corpo da sardinha, dos dois lados, corte a cabeça, a cauda, retire as vísceras, deixe as ovas e tempere com o sal.
  2. Aqueça a frigideira grill, ou grelhador ou grelha em fogo alto, depois de quente unte com metade do azeite e coloque as sardinhas, após grelharem de um lado, vire-as e deixe para grelhar (aproximadamente 5 minutos de cada lado).
  3. Se gosta de cebolas antes de retirar a sardinha grelhada pode juntar rodelas para serem ligeiramente grelhadas.
  4. Pode servir a Sardinha Grelhada (com gotas de limão) e acompanhada de salada de folhas verdes com pera.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 0 g Cálcio: 114,1 mg
Calorias: 325,6 kcal Carboidratos: 0 g
Colesterol: 120 mg Ferro: 2,2 mg
Fibras totais: 0 g Fósforo: 472 mg
Gorduras: 19,2 g Gorduras monoinsaturadas: 8,3 g
Gorduras poliinsaturadas: 4,4 g Gorduras saturadas: 4,2 g
Magnésio: 64 mg Niacina: 6,4 mg
Potássio: 654 mg Proteína: 35,9 g
Selênio: 73 μg Sódio: 327,4 mg
Vitamina A: 186 IU Vitamina B12: 27,3 μg
Vitamina C: 1,4 mg Vitamina E: 2,3 g
Vitamina K: 0,9 μg Zinco: 2 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

16 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia,
    bem que eu gostaria de fazer uma receita de sardinha linda e deliciosa assim.
    Adorei a sua receita, ficou perfeita, vou tentar fazer assim!

    Beijos, ótima semana ♥

  2. Vânia querida,

    Muito obrigada pelo seu carinho lá no Brisa Maritima, você acompanha-me já há tanto tempo, há mais de 1 ano, tenho-a num cantinho bem especial no meu coração ! 🙂

    Devo dizer-lhe que Sardinhas são o meu prato predilecto de peixe, sempre que chega a época delas não as dispenso e todos os outros peixes são relegados para 2º plano.
    É de facto um prato típico português, tenho-o muito presente e enraizado em termos de preparação, execução e sabor, por isso não sei muito bem se essas sardinhas que nos traz hoje se lhe comparam de alguma forma em termos de sabor, porque por exemplo, nunca as nossas sardinhas são estripadas para grelhar, ou perder-se-á mais de metade do sabor. Sei que pode causar impressão a muitas pessoas, mas é assim.

    Seja como for, o aspecto das suas está excelente, parecem deliciosas, era uma questão de provar, obviamente ! 🙂

    Um grande beijinho,

  3. Querida Vânia.
    Delicia!delicia!!!!
    Que saudades do tempo que eu podia comê-las com salada de batata e tomates.
    Deus, que vontade.
    Valeu amiga,só de olhar matei um pouquinho a vontade.
    Beijinhos

  4. Vânia querida, adoro sardinhas grelhadas. Essas estão lindas, saborosas, e com cebolas por cima, ficaram de babar. Adorei a sugestão. Beijinhos

  5. Costumamos fazer grelhadas la fora agora no verao, adoro com uma batatinha cosida e sumo de limao por cima da sardinha.
    As tuas ficaram com optimo aspecto!
    bjs

  6. Bom dia Vania!!!

    Antes de mais acabei de ler seu comentario ás perolas… sim sao potas cortadas assim de uma forma mais redonda, foi uma enorme falha minha nao ter explicado, pelo que peço imensa desculpa!!

    Quanto á sardinha, eu nao conhecia essa norueguesa, mas fiquei muito curiosa que maravilha, ficou com aspeto excelente!!!

    Beijocas

    Margarida

  7. Vânia,
    não sabia que não era assim fácil encontrar sardinha por aí. Mas claro, climas diferentes.
    Adoro sardinha e nesta altura do ano, verão e festas é raínha nas mesas!
    Come-se assada na brasa com broa e saladas de tomate e pimentos.
    Um beijinho.

  8. Adoro sardinha assada!
    Mas só como pelo São João porque como moro em apartamento é impensável assar sardinhas porque deixam tudo a cheirar a sardinhas.
    As tua têm um aspecto delicioso – adorava provar:)

    Beijinhos

  9. Querida Vania,
    Por aqui, em Junho/Julho a sardinha é rainha. Passa da brasa directamente para o pão. Quando é pingona, hummmm…… Uma salada de pimentos assados , e já está…….Não me importo nem um pouco do cheiro…….Adoro tudo o que envolve as nossas sardinhadas…..
    Bjkas
    Tila

  10. Olá Vânia,
    Sou inglês mas moro em Portugal há ums meses e queria tentar de cozinhar sardinhas. Foi tão simples mas ficou delicioso…obrigado pela receita.
    Cumps.
    Andrew

  11. Sou um homem de 66 anos. Fui maratonista durante 23 anos da minha vida, parei de competir aproximadamente em 2003. De lá pra k, só Manutenção! corro ou faço caminhadas longas envolvendo um tempo de uma hora e dez ou duas horas e 15 com passadas vigorosas. A corrida sempre em torno de 5 a 8 KM. Sempre me alimentei da forma mas natural possível. CARNE? zero, frango só filé mas a sardinha, o salmão e o atum sempre presente na minha alimentação! a sardinha em lata eu como até hoje, prefiro o filé, mas!!! tudo bem! sempre molho de tomate ou se for no óleo que eles dizem azeite, eu desprezo coloco azeite extra virgem, suco de um limão fruta e gengibre cortado em rodelas ! ” só pra lembrar, meu melhor tempo em maratonas foi 02:56″h eu acho que uma boa alimentação, boas horas de um bom sono, muitas frutas principalmente as mais ricas em sais minerais, atividades física, uma genética favorável e uma boa dose de sorte, o sujeito vai longe!!!!!!!!!!! sinceramente!!! hoje me sinto com 45 anos ou menos, fisicamente falando, claro! me sinto honrado em chegar na minha idade com muito vigor físico e ótima aparência! lembrem-se, da batata doce, abóbora, aipim, arroz integral com amendoim e repolho!
    São ótimos alimentos! Forte abraço, meus amigos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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