Quais os benefícios da vitamina C?

Os benefícios mais conhecidos da vitamina C ou ácido ascórbico são a redução dos sintomas da gripe e o combate ao estresse. Conheça mais dos Benefícios da Vitamina C para a Saúde lendo o artigo!

Se você não pratica uma alimentação rica em vitamina C no seu dia a dia, está na hora de repensar seus hábitos. O corpo humano não armazena a vitamina C, mas à mesa é obtida facilmente pela alimentação normal diária ou em último caso por meio de suplementos vitamínicos como cápsula, comprimidos, gelatinas, shakes ou cremes. Ela é uma forte aliada para o bom funcionamento de nosso organismo.

A vitamina C exerce ainda funções de um potente desintoxicante natural do organismo. Na verdade, é mesmo considerado um super desintoxicante.

Conheça os Benefícios da Vitamina C para a SaúdeBenefícios da Vitamina C para a Saúde

Benefícios da vitamina C para a saúde

  1. É quase uma unanimidade entre cientistas e pesquisadores, a vitamina C é considerada um dos antioxidantes dos mais importantes. Devido ao seu papel na formação e manutenção do colágeno, a vitamina C é essencial para a manutenção de articulações fortes.
  2. Em uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Yeshiva, em Nova York e divulgada na publicação científica Nature Communications, a bactéria causadora da tuberculose não resistiu a um tratamento com vitamina C em laboratório. Resta saber se tal descoberta poderá no futuro vir a ser utilizada em conjunto com remédios.
  3. Alguns estudos publicados no Journal of Strength and Conditioning Research demonstraram que a ingestão de vitamina C diariamente ajuda a ter boa saúde mostrou-se eficiente no combate aos efeitos da poluição ou de outras contaminações proporcionadas pela utilização de drogas, álcool, tabaco, produtos industriais ou pesticidas.
  4. Segundo um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, pessoas que não ingerem níveis adequados de vitamina C têm uma menor capacidade de queimar gordura do que aquelas que costumam ingerir quantidades adequadas.
  5. O poder da vitamina C foi ressaltado pelo pesquisador Linus Pauling, duas vezes ganhador do Prêmio Nobel, em 1954 e 1962, ele mencionava que altas doses da vitamina agiam contra gripes e resfriados.

Conheça os Benefícios da Vitamina C para a SaúdeBenefícios da Vitamina C para a Saúde 

  1. Uma pesquisa alemã comprovou que a vitamina C é benéfica para os indivíduos cujo sistema imunológico foi enfraquecido devido ao estresse – complicação muito comum em nossa sociedade, também melhora o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.
  2. A vitamina C combate o envelhecimento da pele traz benefícios às células no interior e no exterior do corpo. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade da pele ter uma aparência enrugada, ressecada e tem também efeito clareador.
  3. Um estudo publicado pela revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences analisou os efeitos da Vitamina C em tumores cancerosos, e concluiu que ela pode desempenhar um papel fundamental na redução do crescimento desses tumores.
  4. O American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo em que comprova que pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue podem ter um risco menor de acidente vascular cerebral (AVC). Os participantes que consumiram a vitamina C em grandes quantidades tiveram um risco 42% menor do que aqueles com baixas concentrações no organismo.

Benefícios das Frutas Para a Saúde: A Acerola

Uma única acerola tem a vitamina C necessária para um dia.

O que a carência de vitamina C pode causar:
  • Escorbuto: é a mais perigosa doença por deficit de vitamina C.
  • Gengivite: gengivas sensíveis que sangram ao escovar os dentes, hemorragia nasal mais frequente.
  • Predisposição para infecções como gripe, bronquite ou pneumonia, hemorragias entre outras.
Onde encontrar?
Alguns dos alimentos (frutas, legumes e verduras) que são fonte de vitamina C: 
  • Acerola: cada uma conta com 150 mg.
  • Caju: uma unidade equivale a 95 mg.
  • Laranja: um unidade de laranja tem 90 mg.
  • Limão: quatro unidades da fruta equivalem a 110 mg.
  • Manga: uma unidade grande conta com exatos 90 mg.
  • Mamão papaya: tem 142 mg.
  • Abacaxi: uma fatia média dessa fruta tem 93 mg.
  • Goiaba: uma unidade pequena conta com 120 mg.
  • Melão: uma fatia tem 105 mg.
  • Kiwi: uma unidade contém 95mgBatata Doce
  • Morango: cinco unidades tem 94 mg
  • Tangerina: duas unidades possuem 110 mg.
  • Tomate: duas unidades do fruto equivalem a 90 mg.
  • Brócolis: cozido no vapor uma xícara tem 122 mg.
  • Espinafre: uma xícara e meia de espinafre possui 122 mg.
  • Aspargos: duas xícaras possuem 108 mg.
  • Couve verde: uma xícara tem 116 mg pode ser misturado com outras frutas em sucos.
  • Repolho verde ou roxo: cru, cinco colheres de sopa possuem 110 mg.
  • Rúcula: uma xícara equivale a 123 mg.
  • Agrião: uma xícara da verdura tem 100 mg.

O Mamão: Benefícios Para a Nossa Saúde

Como consumir?
  • Prefira sempre consumir vitamina C por meio de alimentos de preferência crus (como frutas, legumes e verduras) em vez de suplementos por dois motivos:
  • A vitamina C dos alimentos é melhor e mais absorvida pelo organismo;
  • Os alimentos que a contém, oferecem outras substâncias também muito benéficas ao nosso organismo.
  • Suplementos de vitamina C, como todo medicamento, é necessário consultar um especialista antes de tomar a iniciativa de os utilizar.
Quanto consumir?
  • Especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (National Research Council) estão revisando essa quantia a quantidade de vitamina C a ser ingerida: o novo valor em estudo é de 100 mg até 200 mg por dia para pessoas acima de 15 anos.
  • A ANVISA limita a 1000 mg por dia como consumo máximo seguro da vitamina C.

Conheça os Benefícios da Vitamina C para a Saúde

Guloso & Saudável

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11 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vania

    Como sempre excelente o seu post uma vez que traz imensa informaçao necessaria para que tenhamos uma vida mais equilibrada e regrada consumindo apenas o que nos faz bem!!!

    Beijocas

    Margarida

  2. Já disse que amo suas dicas né?
    E essa não poderia ser diferente.. amei.. amei..
    E olha que delícia.. só tem alimentos saborosos na lista..
    Hummmm

    Beijinhos minha linda.. e obrigada por compartilhar tantas informações preciosas..

  3. Vânia querida,
    eu amo tudo isso, então a gripe não vai me pegar, rsrs.
    Parabéns por mais essa postagem super rica e esclarecedora!

    Beijos, ótima semana ♥

  4. Olá Vânia!
    É sempre com a maior atenção e carinho que leio estes artigos tão educativos e importantes e assim, vou levar este artigo comigo.
    Beijinho grande.

  5. Adorei o artigo, querida Vânia, como sempre com informações precisosas para a nossa saúde ! 🙂
    As cores das suas fotos deixam-me sempre aqui colada ao ecran ! 🙂

    Beijinhos

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