Conheça os Benefícios da Vitamina C para a Saúde

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Quais os benefícios da vitamina C?

Os benefícios mais conhecidos da vitamina C ou ácido ascórbico são a redução dos sintomas da gripe e o combate ao estresse. Conheça mais dos Benefícios da Vitamina C para a Saúde lendo o artigo!

Se você não pratica uma alimentação rica em vitamina C no seu dia a dia, está na hora de repensar seus hábitos. O corpo humano não armazena a vitamina C, mas à mesa é obtida facilmente pela alimentação normal diária ou em último caso por meio de suplementos vitamínicos como cápsula, comprimidos, gelatinas, shakes ou cremes. Ela é uma forte aliada para o bom funcionamento de nosso organismo.

A vitamina C exerce ainda funções de um potente desintoxicante natural do organismo. Na verdade, é mesmo considerado um super desintoxicante.

Conheça os Benefícios da Vitamina C para a SaúdeBenefícios da Vitamina C para a Saúde

Benefícios da vitamina C para a saúde

  • É quase uma unanimidade entre cientistas e pesquisadores, a vitamina C é considerada um dos antioxidantes dos mais importantes. Devido ao seu papel na formação e manutenção do colágeno, a vitamina C é essencial para a manutenção de articulações fortes.
  • Segundo um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, pessoas que não ingerem níveis adequados de vitamina C têm uma menor capacidade de queimar gordura do que aquelas que costumam ingerir quantidades adequadas.
  • O poder da vitamina C foi ressaltado pelo pesquisador Linus Pauling, duas vezes ganhador do Prêmio Nobel, em 1954 e 1962, ele mencionava que altas doses da vitamina agiam contra gripes e resfriados.

Conheça os Benefícios da Vitamina C para a SaúdeBenefícios da Vitamina C para a Saúde 

Sistema imunológico
  • Uma pesquisa alemã comprovou que a vitamina C é benéfica para os indivíduos cujo sistema imunológico foi enfraquecido devido ao estresse – complicação muito comum em nossa sociedade, também melhora o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.
  • Alguns estudos publicados no Journal of Strength and Conditioning Research demonstraram que a ingestão de vitamina C diariamente ajuda a ter boa saúde mostrou-se eficiente no combate aos efeitos da poluição ou de outras contaminações proporcionadas pela utilização de drogas, álcool, tabaco, produtos industriais ou pesticidas.

Pele mais jovem

  • A vitamina C combate o envelhecimento da pele traz benefícios às células no interior e no exterior do corpo. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade da pele ter uma aparência enrugada, ressecada e tem também efeito clareador.

Tuberculose

  • Em uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Yeshiva, em Nova York e divulgada na publicação científica Nature Communications, a bactéria causadora da tuberculose não resistiu a um tratamento com vitamina C em laboratório. Resta saber se tal descoberta poderá no futuro vir a ser utilizada em conjunto com remédios.
  • Um estudo publicado pela revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences analisou os efeitos da Vitamina C em tumores cancerosos, e concluiu que ela pode desempenhar um papel fundamental na redução do crescimento desses tumores.

Acidente vascular cerebral (AVC)

  • O American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo em que comprova que pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue podem ter um risco menor de acidente vascular cerebral (AVC). Os participantes que consumiram a vitamina C em grandes quantidades tiveram um risco 42% menor do que aqueles com baixas concentrações no organismo.

Benefícios das Frutas Para a Saúde: A AcerolaUma única acerola tem a vitamina C necessária para um dia.

O que a carência de vitamina C pode causar
  • Escorbuto: é a mais perigosa doença por deficit de vitamina C.
  • Gengivite: gengivas sensíveis que sangram ao escovar os dentes, hemorragia nasal mais frequente.
  • Predisposição para infecções como gripe, bronquite ou pneumonia, hemorragias entre outras.
Onde encontrar?
Alguns dos alimentos (frutas, legumes e verduras) que são fonte de vitamina C: 
  • Acerola: cada uma conta com 150 mg.
  • Caju: uma unidade equivale a 95 mg.
  • Laranja: um unidade de laranja tem 90 mg.
  • Limão: quatro unidades da fruta equivalem a 110 mg.
  • Manga: uma unidade grande conta com exatos 90 mg.
  • Mamão papaya: tem 142 mg.
  • Abacaxi: uma fatia média dessa fruta tem 93 mg.
  • Goiaba: uma unidade pequena conta com 120 mg.
  • Melão: uma fatia tem 105 mg.
  • Kiwi: uma unidade contém 95mg

Batata DoceConheça os Benefícios da Vitamina C para a Saúde

  • Morango: cinco unidades tem 94 mg
  • Tangerina: duas unidades possuem 110 mg.
  • Tomate: duas unidades do fruto equivalem a 90 mg.
  • Brócolis: cozido no vapor uma xícara tem 122 mg.
  • Espinafre: uma xícara e meia de espinafre possui 122 mg.
  • Aspargos: duas xícaras possuem 108 mg.
  • Couve verde: uma xícara tem 116 mg pode ser misturado com outras frutas em sucos.
  • Repolho verde ou roxo: cru, cinco colheres de sopa possuem 110 mg.
  • Rúcula: uma xícara equivale a 123 mg.
  • Agrião: uma xícara da verdura tem 100 mg.

O Mamão: Benefícios Para a Nossa SaúdeConheça os Benefícios da Vitamina C para a Saúde

Como consumir?
  • Prefira sempre consumir vitamina C por meio de alimentos de preferência crus (como frutas, legumes e verduras) em vez de suplementos por dois motivos:
  • A vitamina C dos alimentos é melhor e mais absorvida pelo organismo;
  • Os alimentos que a contém, oferecem outras substâncias também muito benéficas ao nosso organismo.
  • Suplementos de vitamina C, como todo medicamento, é necessário consultar um especialista antes de tomar a iniciativa de os utilizar.
Quanto consumir?
  • Especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (National Research Council) estão revisando essa quantia a quantidade de vitamina C a ser ingerida: o novo valor em estudo é de 100 mg até 200 mg por dia para pessoas acima de 15 anos.
  • A ANVISA limita a 1000 mg por dia como consumo máximo seguro da vitamina C.

Conheça os Benefícios da Vitamina C para a Saúde

Guloso & Saudável

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11 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vania

    Como sempre excelente o seu post uma vez que traz imensa informaçao necessaria para que tenhamos uma vida mais equilibrada e regrada consumindo apenas o que nos faz bem!!!

    Beijocas

    Margarida

  2. Já disse que amo suas dicas né?
    E essa não poderia ser diferente.. amei.. amei..
    E olha que delícia.. só tem alimentos saborosos na lista..
    Hummmm

    Beijinhos minha linda.. e obrigada por compartilhar tantas informações preciosas..

  3. Vânia querida,
    eu amo tudo isso, então a gripe não vai me pegar, rsrs.
    Parabéns por mais essa postagem super rica e esclarecedora!

    Beijos, ótima semana ♥

  4. Olá Vânia!
    É sempre com a maior atenção e carinho que leio estes artigos tão educativos e importantes e assim, vou levar este artigo comigo.
    Beijinho grande.

  5. Adorei o artigo, querida Vânia, como sempre com informações precisosas para a nossa saúde ! 🙂
    As cores das suas fotos deixam-me sempre aqui colada ao ecran ! 🙂

    Beijinhos

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