Afinal o amendoim engorda ou não?

O amendoim é genuinamente brasileiro, é uma planta originária da América do Sul, é a leguminosa produtora de grãos mais plantadas no mundo, é essencial para a nutrição dos povos de países da América Latina, da África e da Ásia. Continue lendo para saber por que Devemos Incluir o Amendoim na Alimentação!

O amendoim é uma das maiores fontes de proteínas do mundo, possui alto teor de vitaminas do complexo B, gorduras insaturados, além de quantidades apreciáveis de resveratrol, vitamina E, folatos, Magnésio, Potássio, Selênio, saponinas e fitosteróis.

Nos futuros 25 anos, o amendoim pode deixar de ser visto como um mero aperitivo e se tornar um dos alimentos mais importantes do mundo. Essa foi a conclusão de 100 especialistas de diversos países que estiveram em Brasília, na 5ª Conferência Internacional da Comunidade Científica de Amendoim, promovida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa/Cenargen). Aqui está uma importante conclusão por que devemos incluir o amendoim na alimentação!

Receita de Amendoim AssadoDevemos Incluir o Amendoim na Alimentação  – Amendoim Assado

A Arachis hypogaea é conhecida por “amendoim“, mas recebe outros nomes: como alcagoita em Portugal, caranga em Moçambique, jinguba em Angola, mancarra em Cabo Verde e Guiné-Bissau. Em espanhol  cacahuete na Espanha e México, maní na América do Sul.

Por que devemos Incluir o Amendoim na Alimentação
  1. Os frutos secos possuem um elevado valor calórico e por esse motivo o seu consumo deve ser controlado e moderado. O amendoim, é uma rica fonte de proteínas de origem vegetal, gorduras mono e polinsaturadas, que são muito importantes para a saúde cardiovascular.
  2. As gorduras monoinsaturados contidos no amendoim, conhecidos como gorduras do bem contribuem para diminuir a oxidação, diminuir o colesterol ruim (LDL) através do fígado e aumentar as taxas do colesterol bom (HDL).
  3. O amendoim é também uma importante fonte de resveratrol, um fitoquímico destacado pela sua ação na proteção contra a aterosclerose e por isso associado a uma diminuição dos riscos de cardiopatias.
  4. Estudos efetuados indicam que o resveratrol também consegue impedir o desenvolvimento de células nocivas que originam o cancro.
  5. Em uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo foi observado que ratos que o consumiam regularmente e concluíram que: 1. Mesmo sem restrição de calorias, o amendoim ajudou a controlar o peso dos animais; 2. Até mesmo quando bem mastigado, triturado, parte da gordura do amendoim é expelida pelas fezes e não absorvida pelo organismo.
  6. Em outra pesquisa, da Universidade Federal de Lavras, revelou que o amendoim acelerou o metabolismo de roedores em 11%. Em seres humanos, foi constatado que indivíduos com peso normal ficaram saciados, deixavam de beliscar de forma excessiva após saborearem uma porção de amendoim.
Como comprar?
  1. Embora ofereça vários benefícios para a saúde, é preciso ter alguns cuidados com a procedência do amendoim. Assim como com qualquer outro alimento que se compra a peso, verifique se os amendoins estão devidamente acondicionados, se a loja tem produtos de boa qualidade e se a quantidade de vendas permite que os produtos sejam sempre frescos.
  2. Deve igualmente certificar-se sempre de que, tanto os produtos embalados como os de venda a peso, não se encontram em ambientes úmidos ou se as próprias embalagens ou os grãos não apresentam sinais de umidade ou de danos causados por insetos. Se for possível tente aperceber-se de que os amendoins não cheiram a ranço ou a mofo.
  3. Os amendoins inteiros, com casca, se puder, chocalhe alguns amendoins e tente aperceber-se de pelo menos dois sinais de qualidade: 1. Se o peso está de acordo com o tamanho; 2. Se o som não é indicativo de que os grãos estão secos; além disso deve verificar se a casca não apresenta rachaduras ou manchas escuras, o que indica danos provocados por insetos.
Como conservar?
  1. O amendoim é um fruto seco que não corre grandes riscos de contaminação e por esse motivo não são requeridos grandes cuidados na sua conservação. Basta apenas que se mantenha num recipiente hermeticamente fechado, em ambiente fresco e seco, de forma a aumentar o seu tempo de vida.
  2. Os amendoins sem casca conservar-se-ão no frigorífico por cerca de três meses e no congelador por cerca de seis. Não devem ser descongelados e voltar a ser congelados. O amendoim com casca pode manter-se no freezer por cerca de nove meses e deve ter-se os mesmos cuidados que com os amendoins sem casca.
Como consumir o amendoim?
  1. Você pode consumir amendoim cru, salgado ou sem sal, assado, cozido, em óleo, manteiga de amendoim, pode prepará-lo com ou sem casca ou na forma de nougat, em pratos doces ou salgados.
  2. A forma ideal de consumi-lo é natural. A casca vermelha é também muito nutritiva, mas assado igualmente preserva todos os nutrientes.
  3. Quando industrializado o amendoim normalmente possui excesso de açúcar e ou Sódio (sal).
  4. O Guloso e Saudável possui algumas receitas com amendoim como: Pé de Moleque, Amendoim Assado, Pasta de Amendoim Picante ou Kitaba, Pasta de Amendoim Diet, Arroz Thai com Leite de Coco, Salada Tailandesa de Mamão Verde, Carne de Soja Oriental, Frango Xadrez, Frango Xadrez Rápido.
Quanto consumir?
  • A recomendação é que se consumo em torno de 20 a 30 gramas por dia.

Devemos Incluir o Amendoim na Alimentação

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

20 COMENTÁRIOS

  1. É daquelas coisas que não aprecio.
    Mas estou a ver que é um bom aliado,gostei de conhecer melhor.
    Por acaso tenho sempre em casa pois o meu marido adora.
    bjs

  2. Oi Vânia. Sempre gostei muito de amendoim, mas não conhecia todos estes benefícios. Ótimo post. Ontem mesmo fiquei tentada no supermercado em trazer um pacotinho de amendoim para casa, mas acabei desistindo :(. Tenho que voltar lá, rsrs.

    Abraços. Fabiana.

  3. Mais uma bela postagem rica em informações Vânia querida, adoramos amendoim, e não sabia dos tantos benefícios e muito menos que no futuro poderá ser um dos alimentos mais importantes. Adorei o post. Obrigada. Beijinhos

  4. Oi Vânia,
    o amendoim é muito apreciado por todos aqui e agora será mais ainda sabendo dos benefícios para a nossa saúde, ótima postagem!
    Bjs, Oslaine

  5. Querida Vânia,
    aqui em casa o amendoim faz muito sucesso como aperitivo, agora com essas informações vai fazer mais sucesso ainda, rsrs.
    Eu não sabia que tinha tantos benefícios, obrigada por mais essa rica postagem!

    Bjs, fica com Deus ♥

  6. Vânia, eu adoro o seu blog. Tem me ajudado muito na minha reeducação alimentar. Obrigada pelas dicas. Compartilhei o link no meu blog. Abraços, Jessica.

  7. Olá Vânia!
    Conhecia alguns benefícios do amendoim e depois de ler o post fiquei convencida que os devo mesmo incluir na minha alimentação e como gosto muito vai ser bem agradável.
    Beijinho

  8. Olá Vânia:)

    Apesar de gostar muito de frutos secos o amendoim não me convence. Mas depois do que li acho que vou começar a gostar:)
    Não sabia que se podia guardar durante tento tempo no frigorífico, assim duram mais:) Obrigada!

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

  9. Amendoim é muito bom, de diversas formas: torrado com sal, cristalizado com açúcar, em tortas, bolos, com frango xadrez e aquele cozido, que vendem nas praias de Maceió. Vânia, sua postagem me trouxe memórias de gulodices com amendoim! rs Beijos, paula

  10. Adorei mais esta aula, Vânia, acerca de um fruto seco que adoro e que como bastante, em especial enquanto vejo filmes ! 🙂

    Muito obrigada por estas informações tão úteis ! 🙂

    Um beijinho grande

  11. Como eh bom sabermos informaçoes tao importantes como esta, de podermos comer aquilo que gostamos. Obrigada !!!! Bjsss Ateh mais!!!!

  12. Vânia, adorei saber mais sobre o amendoim. Eu adoro! Boa lembrança este teu post. Eu trouxe do Brasil um saco de amendoim cru para cozinhar. Acabei de colocá-lo no fogo e lembrei de deixar este comentário aqui!
    Beijos

  13. tenho o habito de comer amendoim quase que diariamente, pois eu já morei na roça e nos plantavamos amendoim, e naquela época consumiamos diariamente, bjs

  14. Vânia,
    EXCELENTE matéria, pois conheço muitas pessoas que não comem por achar que faz muito mal. Já tinham comentado comigo que era péssimo para o coração, mas agora lendo sua matéria fiquei informado dos seus benefícios. Muito obrigado por tirar nossas dúvidas.

  15. Muito boa a pesquisa e reportagen adoro amendoim. Gostaria de saber se pode ser conservado na geladeira após aberta embalagens do produto cru.

Deixe uma resposta