Berinjela realmente emagrece e reduz o colesterol?

Conheça benefícios para a saúde no consumo da berinjela, as variedades, como comprar, conservar e consumir lendo o nosso artigo Berinjela: Vantagens de Incluí-la no Cardápio.

O nome científico da planta é Solanum melongenium e seu fruto chamamos de berinjela, em português é um vocábulo de dupla grafia: no Brasil o correto é usar berinjela (com jota), já em Portugal usa-se beringela (com ge).

Existem mais de 30 variedades de berinjela. As mais consumidas são as de casca arroxeada, a polpa branca e carnuda, dentro da qual se encontram algumas sementes, que não precisam ser eliminadas no preparo.

A cor da casca é devida à presença de antocianinas, pro antocianinas e flavonoides. As duas primeiras substâncias inibem a produção de radicais livres e os flavonoides têm propriedades antioxidantes. Saiba muito mais lendo o artigo berinjela: vantagens de incluí-la no cardápio.

Berinjela: Vantagens de Incluí-la no CardápioBerinjela: Vantagens de Incluí-la no Cardápio

Variedades e características da berinjela

A berinjela apresenta muitas variedades de frutos, com colorações que podem ser desde o branco, o amarelo, até o verde, o cinzento e o castanho.

  • Pode encontrar berinjelas de duas formas: alongada ou arredondada.
  • Como alimento e também para a indústria, utilizam-se as variedades que produzem frutos roxo azulados.
  • Roxa Comprida, fruto de formato cilíndrico, alongado e uniforme, a coloração é violeta quando nova, passando a roxa, pesa de 250 a 350 gramas e tem de comprimento 18 a 22 cm.
  • Florida Market, fruto de formato longo ovalado, a coloração é roxa escura brilhante, pesa em média de 250 a 300 gramas e mede de 16 a 20 cm.
  • Embu, fruto de formato alongado, a coloração é roxa escura brilhante; pesa em média de 200 a 250 gramas, possuí 15 a 18 cm de comprimento.
Como comprar?
  • A berinjela deve apresentar cor uniforme que varia segundo o tipo, devem ser tenras, de casca lisa e brilhante, sem manchas ou rugas.
  • A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.
  • As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam parte das propriedades nutricionais.
  • Para saber se a berinjela está madura faça uma ligeira pressão com os dedos sobre a casca. Se seus dedos deixarem marca, está madura; se após a pressão não ficam marcas, ainda não alcançou a maturidade.
Como conservar?
  • A berinjela até à hora do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, por um período máximo de 4 dias. Se guardada dentro da geladeira, em um saco plástico, dura de uma a duas semanas.
Como consumir a berinjela?
  • As berinjelas devem ser preparadas com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes.
  • Nunca cozinhe a berinjela por tempo prolongado em altas temperaturas desta forma reduzirá as perdas das vitaminas hidrossolúveis.
  • Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte as berinjelas coloque-as na água com sal e deixe repousar por 20 minutos, passado o tempo, passe por água corrente seque-as em um pano limpo ou papel absorvente.
  • Algumas receitas Guloso e Saudável com berinjela link: aqui.
Berinjela: Vantagens de Incluí-la no Cardápio, conheça os benefícios

Nos últimos anos, o consumo de berinjela aumentou devido às informações veiculadas em diversas mídias sobre supostos benefícios que oferece. Foi divulgado que a berinjela ou farinha de berinjela ajudam a diminuir o colesterol.

Apesar de muitos acreditarem na informação, até o presente momento não existem estudos científicos realizados com humanos que comprovem, de maneira satisfatória, esse dado.

Mas analisando os valores nutricionais da berinjela, temos de considerá-la uma ótima fonte de sais minerais, vitaminas, tem alto teor de água, que hidrata o corpo. Ainda possui teor razoável de fibras, que auxiliam na redução de casos de prisão de ventre, auxiliando no controle do peso.

A berinjela é um um super fruto tem poucas calorias e muitos nutrientes.
  • Em 1997, pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que o suco de berinjela é capaz de reduzir em 30% o colesterol em coelhos. É necessário ressaltar que a berinjela não substitui o tratamento tradicional para o controle do colesterol, com remédios.
  • A pesquisa realizada em 1996 pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro e da Faculdade de Medicina da UFRJ, comparou mulheres obesas que ingeriram 14 gramas de farinha de berinjela por dia com um grupo que não consumia. Ambos seguiram cardápio de reeducação alimentar. O estudo concluiu que quem ingeriu a farinha emagreceu 6 quilos em 60 dias, o outro grupo emagreceu 3 quilos no mesmo período.
  • Segundo o mesmo estudo da UFRJ, concluíram que a farinha de berinjela é capaz de diminuir o teor de ácido úrico, que, em excesso, provoca dores articulares.
  • Segundo Pastore (2005), a berinjela contém fenóis que agem como antioxidantes. Estas substâncias possuem atividade anti-inflamatória, protegendo moléculas de DNA e lipídeos, prevenindo processos carcinogênicos.

Berinjela: Vantagens de Incluí-la no Cardápio

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11 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Adorei a receita do leite condensado de soja, vc só tem receitas maravilhosas, e obrigada por compartilhar conosco!

    Sou fã de berinjelas e vc sempre nos trás informações preciosas, eu não sabia que existia mais de 30 variedades de berinjelas, amei todas as informações, valeu!

    Bjs ♥

  2. Vânia,

    Mais uma belíssima e útil publicação para pessoas leigas como eu sou no mundo da culinária ! 🙂
    Obrigada pela partilha !

    Beijinhos

  3. Oi, Vânia!
    Gosto muito de beringela, e com todos estes benefícios, mais uma razão para fazer mais vezes!
    Bjs
    Paula

  4. Adoro berinjelas.. acho muito saborosas..
    O post como sempre perfeito..
    Adoro entrar aqui, porque sempre encontramos novidades boas..

    Beijinhos minha linda.. e uma tarde adorável viu?

  5. Vânia querida como apreciadora e fã da berinjela, esse post foi bem útil, é sempre bom saber um pouco mais dos legumes que consumimos, ainda mais daqueles que são mais frequentes. As berinjelas da foto estão lindas, perfeitinhas, lisas e brilhantes como vc nos indica. Adorei. Beijinhos

  6. vania querida ameiiiii é sempre bom sabermos mais dos alimentos …vc esta sempre nos passadno maravilhosas informnações amei bjokas doces

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