É exatamente como o ditado fala: cuidado! Nem tudo é o que parece ser!

As pessoas muitas vezes são iludidas pela ideia de alguns  alimentos que parecem mas não são tão saudáveis, quando vamos ver as informações nutricionais do produto temos uma surpresa, continue lendo Alimentos que Parecem mas não são tão Saudáveis!

De repente, a troca de um refrigerante por um suco de caixa não seja um escolha tão sábia. Hoje mostraremos alguns alimentos que se encaixam nessa ideia.

A culpada pela presença de substâncias “inesperadas” em alimentos supostamente saudáveis é a industrialização dos alimentos. No processo de industrialização, além de sal, açúcar e gordura, são adicionadas diversas substâncias químicas para realçar sabor e fazer o produto durar mais tempo, muitas das quais ainda não se sabe bem que efeito podem ter a longo prazo no organismo.

Alimentos que Parecem mas não são tão SaudáveisAlimentos que Parecem mas não são tão Saudáveis – Prefira os chás preparados em casa

Não é necessário, porém, ser radical e retirar da dieta todos os alimentos industrializados. No nosso artigo conheça Alimentos que Parecem mas não são tão Saudáveis, não são as melhores opções para perder peso ou mesmo cuidar da saúde.

Conheça alguns Alimentos que Parecem mas não são tão Saudáveis

Chás em lata
  • Trocar o refrigerante por uma lata de chá é mais saudável? Ao contrário do que pode parecer, os chás de lata podem ter tanto açúcar quanto os refrigerantes. Esse é apenas um exemplo de como alguns produtos “enganam”.
  • Rótulos de bebidas de chá geralmente são cheios de declarações do seu rico conteúdo antioxidante. Infelizmente, um novo estudo sugere que se você estiver procurando por altas doses de antioxidantes saudáveis, é melhor preparar o seu chá em casa.
Suco de caixinha
  • A troca do refrigerante por suco é um hábito que muita gente busca seguir, mas nem todos os sucos são assim tão saudáveis. Segundo uma pesquisa realizada em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), esses sucos contêm altos índices de açúcares, corantes e aromatizantes, e mesmo as versões light ainda apresenta muitos conservantes, em alguns casos, grandes quantidades de Sódio.
  • Também na industrialização foram perdidos nutrientes e fibras, e trocados por alto teor de açúcar e ou adoçantes.
  • Também pode querer ler: Reduzir o Consumo de Açúcar faz bem à Saúde
Bebidas energéticas
  • O problema com essas bebidas é uma questão de finalidade. Elas são indicadas para aquilo que o próprio nome diz: para consumo após a prática esportiva intensa.
  • Num estudo que foi publicado na revista PLOS ONE, os ciclistas profissionais consumiram, a cada 15 minutos, ou um copo de bebida com carboidrato, ou metade de uma banana, durante uma corrida de estrada de 75 km, com duração de 2,5 a 3 horas.
  • Amostras de sangue foram coletadas antes e após o exercício e analisadas para mais de 100 metabólicos, moléculas associadas com o metabolismo. As bananas forneceram antioxidantes não encontrados nas bebidas esportivas, bem como um maior impulso nutricional, incluindo Potássio, fibras e vitamina B6, mostrou o estudo.
  • Além disso, as bananas têm uma mistura mais saudável de açúcares do que as bebidas isotônicas.
Adoçantes
  • Os adoçantes não são um problema por si só, mas o consumo excessivo deve ser evitado. A recomendação é tentar variar o tipo de adoçante utilizado ao longo do dia.
  • Pode também querer ler: Adoçantes: o Que Devemos Saber
Iogurtes com sabores
Barrinhas de cereal
  • Não há como negar que as barrinhas de cereais caíram no gosto de muitas pessoas. Pois elas são fáceis de serem transportadas.
  • A quantidade de opções de barrinhas de cereal é muito ampla. Existem barras de cereais saudáveis. Mas nem todas são. Os vilões você já conhece o açúcar em excesso e a gordura saturada.
  • Da próxima vez, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes que estão na embalagem. Prefira sempre as barras com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais. Além disso, outra dica é variar, comendo outros alimentos como lanches entre as refeições.
Cereais matinais
  • São saudáveis, claro. Mas em muitos deles a quantidade de açúcar e calorias é muito grande. Aqueles sem açúcar às vezes tem muito Sódio.
  • Assim como as barrinhas de cereal, para os cereais de caixinha também existe uma variedade enorme. A má notícia é que aqueles que são mais saborosos geralmente são os menos saudáveis.
  • Também pode querer ler: As Vantagens dos Cereais Integrais
Misturas prontas para sopa
  • Sopas costumam ser uma opção de refeição com menos calorias. Porém, as versões industrializadas prontas que requerem apenas adição de água, não devem fazer parte da dieta. Elas contêm muitos conservantes, mas principalmente muito, muito Sódio, em algumas o teor chega a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo.
  • Também pode querer ler: Sal na Alimentação: Incompreendido ou Inimigo para uma Vida Saudável?
Chocolate diet
  • Assim como todos os produtos diet, ele é recomendado para pessoas que têm diabetes. Isso significa que ele tem menos açúcar, mas o problema é que o chocolate diet pode ser mais calórico do que o chocolate normal, porque para manter o sabor e a consistência, a falta de açúcar é compensada com adição de gordura. Vantagem zero, a não ser que seja um diabético a consumir.
  • Também pode querer ler: Chocolate Amargo: o Aliado para uma Vida Saudável

Alimentos que Parecem mas não são tão Saudáveis

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vânia,

    Algumas destas informações eu desconhecia e, lá está, estou sempre a aprender.

    Obrigada pelas informações preciosas. 🙂

    Beijinhos

  2. Dantes comprava barras de cereais mas deixei de comprar pois acho demasiado doces,sumos não bebo ,apenas bebo agua e chá de infusão.
    Os cereais só como fitness pois são os unicos que não acho doces e gosto.
    Sopas faço em casa com bastantes legumes.
    Gostei do teu post ,como sempre muito interessante.
    bjs

  3. BOm Dia Vânia,
    Ótimos esclarecimentos. A gente consome muita coisa sem saber ao certo se é saudável ou não. Obrigada pelas dicas.
    Bj e ótimo feriado.
    Lylia

  4. Minha amiga,

    Bom dia

    Importantíssimo este seu post, quantas vezes a gente ingenuamente acaba consumindo alimentos e bebidas tidos como saudáveis e se enche de produtos químicos, conservantes e calorias vazias?
    Eu mesmo tenho um vício horrível que preciso deixar de imediato: o consumo de refrigerante zero…eu sei que não devo, mas quem disse que eu consigo? rrsss

    Beijo amiga, obrigada pelas dicas

  5. Olá Vânia,

    Evito ao máximo todos os produtos referidos no post precisamente pelo excesso de açúcares e sal (consoante o caso) de longe a longe não faz muito mal …

    Gostei do post, obrigada

    Beijocas
    Paula

  6. Boa noite, Vânia!
    Mais uma vez obrigada por alertar para estas questões sempre tão importantes!
    Beijinhos

  7. Querida Vânia,
    tudo em excesso faz mal, eu detesto sopas de pacotinhos, elas são salgadas e não tem nenhuma nutrição.
    Parabéns pela postagem super esclarecedora!

    Beijos, fica com Deus!

  8. Olá Vânia, eu nunca gostei dos produtos diet, eles tem um sabor horrível, eu prefiro diminuir o açucar das minhas receitas, os sucos e leites de caixinhas eu não compro, são cheios de conservantes, ótima postagem.
    Beijos, Oslaine

  9. Olá Vânia:)

    Obrigada por tão preciosas informações. Normalmente não me fio no 0% açúcar ou diet porque sei que normalmente são mais nocivas do que os normais.
    Não sou muito de consumir pré-preparados, prefiro eu preparar em casa.
    A preciso andar sempre atenta a tudo:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

Deixe uma resposta