Quem não gosta de uma tapioca quentinha? Em qualquer momento do dia, é sempre muito bem-vinda. Vale lembrar que esse prato tão brasileiro é famoso e apreciado internacionalmente. Aqui em casa não dispensamos por nada essa delícia! Estou sempre inventando novas maneiras de saboreá-la. A mais nova foi o Sanduíche de Tapioca com Atum.

A grande vantagem do Sanduíche de Tapioca com Atum, além de ser super saboroso, claro, é o fato de ser sem glúten e sem lactose e de ter baixo teor de colesterol, permitindo um maior número de pessoas a saborearem. Inclusive os celíacos e os intolerantes à lactose.

Vale lembrar que o Sanduíche de Tapioca com Atum diferencia-se pelo preparo ser simples, rápido, com muita praticidade, é leve e quem a saboreia aprova. 🙂

Bom apetite.

Receita de Sanduíche de Tapioca com Atum

Sanduíche de Tapioca com Atum

Categorias: Sanduíches
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 120 gramas (1 tapioca)

Ingredientes

  • 1 xícara: Goma de mandioca;
  • 120 gramas: Atum em água;
  • 4 colheres de sopa: Maionese de abacate caseira;
  • 8 colheres de sopa: Cenoura ralada;
  • 1 colher de sopa: Manjericão fresco ou basílico;
  • 40 gramas: Alface crespa.

Modo de preparo

  1. Higienize a cenoura, a alface (4 folhas) e o manjericão. Descasque e rale a cenoura, separe as folhas da alface, do manjericão e escorra o atum. Reserve.
  2. O modo mais fácil de preparar tapioca é comprar a goma de mandioca refrigerada já pronta, peneirá-la e assá-la.
  3. Passe a goma de tapioca pela peneira, acrescentando um pouco de sal. Aqueça uma frigideira antiaderente de 20 cm de diâmetro (ou uma panquequeira), em fogo médio baixo, espalhe a goma (aproximadamente 2 1/2 colheres de sopa), modele a tapioca com a mão no fundo da frigideira. Deixe 1 minuto de cada lado.
  4. Espalhe a maionese, as 2 colheres de sopa de cenoura ralada, 1 folha de alface, as 2 colheres de sopa de atum e manjericão a gosto, enrole em forma de rocambole ou canudo, está pronto o Sanduíche de Tapioca com Atum, corte ao meio.
  5. Sirva o Sanduíche de Tapioca com Atum e delicie-se.

Obs: para conseguir uma tapioca bem leve, peneire bem a massa e na hora de colocar na frigideira ponha a quantidade suficiente para cobrir o fundo, sem ficar espessa.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 1,9 g Alpha-caroteno: 698,4 μg
Beta-caroteno: 2.180,9 μg Cálcio: 30,9 mg
Calorias: 267,4 kcal Carboidratos: 45,3 g
Colesterol: 10,2 mg Ferro: 0,7 mg
Fibras totais: 1,9 g Fósforo: 104,8 mg
Gorduras: 2,9 g Gorduras monoinsaturadas: 1,5 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,6 g Gorduras saturadas: 0,5 g
Magnésio: 27,6 mg Niacina: 2,3 mg
Potássio: 244 mg Proteína: 6,7 g
Selênio: 16,5 μg Sódio: 68,8 mg
Vitamina A: 4.249,6 IU Vitamina C: 15,3 mg
Vitamina E: 0,5 g Vitamina K: 30,5 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

19 COMENTÁRIOS

  1. Vânia assim você judia, aqui não encontro os ingredientes para fazer tapioca que é uma coisa que amo tanto, esta sua sugestão ficou além de linda muito saborosa, pronto agra fiquei só na vontade hehe, beijos querida !!!

  2. Olá Vânia,

    Nunca comi tapiocas, mas a sandwich que preparou está um uma aparência deliciosa e apelativa !
    Parece-me bem que me agradaria e muito ! 🙂

    Beijinhos

  3. Bom dia Vânia!
    Tem dias que o meu esposo me pede pra fazer tapioca p/ ele comer com óleo de coco, vc me deu uma ótima ideia, além de fazer p/ ele vou fazer assim p/ mim, adorei, belos sandubas!

    Beijos ♥

  4. Olá Vânia

    De todas as vezes que partilhas as tapiocas apetece-me fazer têm um aspeto delicioso e crocante. Já escrevi na minha lista de compras a goma de tapioca, quando encontrar vou seguir uma das sugestões

    beijocas
    Paula

  5. Ola minha querida Vania… ja vi que tenho andado a perder muitas delicias aqui no seu cantinho… hoje se ainda tive um pouco de tempo e vim visitar as amigas… nossa olha so essa sauduiche esta de comer de joelhos.,.. nossa que eu adorei… as peto maravilhoso!!!

    Obrigado pelas suas simpaticas palavras la no novo cantinho… sabe que esse é mais façil de tocar que o tachos porque o tachos requer atençao… requer fotos… o outro basta deixar a inspiraçao sair e os dedos voarem pelo tclado!!!

    Beijocas

    Margarida

  6. É verdade Vânia querida, quem não gosta de uma tapioca quentinha, feito na hora? Eu adoro e achei super bacana esse lanche, uma opção bem saudável, pratica e o que é melhor, deliciosa. Gostei demais. Adoro atum. Beijocas

  7. Delícia!! No lugar da maionese, pode ser usado iogurte desnatado natural, não perde no sabor e fica ainda mais saudável!!!

    • Oi Flávia,
      Sem dúvida esta tapioca é uma delicia. A maionese de abacate é sempre mais saudável pois tem gorduras boas que diminuem o colesterol ruim, mas pode substituir por cream cheese, ou requeijão caseiro.
      Abraço,
      Vânia

  8. O site em se está de parabéns!
    Muitas receitas boas e fáceis de fazer e o melhor de tudo os ingredientes é de fácil acesso. A dias estava buscando algo assim, pois estou tentando reeducar minha alimentação mais por muitas vezes penso em desistir por falta de criatividade na cozinha. Quero aqui deixa registrado a minha satisfação com os postes assim como o meu agradecimento. Parabéns ! 🙂

  9. O site em se está de parabéns!
    Muitas receitas boas e fáceis de fazer e o melhor de tudo os ingredientes é de fácil acesso. A dias estava buscando algo assim, pois estou tentando reeducar minha alimentação mais por muitas vezes penso em desistir por falta de criatividade na cozinha. Quero aqui deixa registrado a minha satisfação com os postes assim como o meu agradecimento. Parabéns mais uma vez!

Deixe uma resposta