Quais motivos para consumir linhaça?

A linhaça é a semente do linho, cujo cultivo para a extração da fibra era usada na fabricação de tecidos há milênios. O uso culinário e medicinal das sementes não é menos ancestral. Os antigos egípcios, cultivavam a planta e utilizavam a fibra para embalsamar corpos, já conheciam suas virtudes medicinais. Conheça mais lendo o artigo Linhaça os Benefícios desta Super Semente!

A linhaça é fonte de  ômega 3, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. A linhaça promove uma pequena diminuição do colesterol ruim (LDL). Pelo alto teor de fibras solúveis, a linhaça em grãos atua contra a prisão de ventre e alivia irritações da mucosa do intestino. As fibras também contribuem para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e de açúcar no sangue.

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Linhaça os Benefícios desta Super Semente

  • Estudos realizados tem demonstrado a vantagem que o consumo diário de linhaça pois promove efeitos benéficos ao organismo humano, entre outros contribui para a minimização do risco de câncer, diabete, diminuição do de colesterol total e LDL, fortalece unhas, dentes, ossos e torna a pele mais saudável.
Variedades e características da linhaça
  • Existem duas variedades principais de linhaça, com pequenas diferenças de sabor e na cor e textura da casca. No tocante a valores nutricionais, não existem diferença entre elas.
  • A linhaça marrom, semente escura, de cor marrom com tonalidades avermelhadas, é a mais cultivada no Brasil. A casca é um pouco mais dura do que a variedade dourada.
  • A variedade dourada adapta-se melhor aos climas frios, por isso é menos cultivada por aqui. Ao lado da pequena oferta nacional, a linhaça dourada importada do Canadá também é encontrada no mercado. Sua casca é menos resistente e o sabor, mais suave.
Linhaça os Benefícios no consumo
  • Outros estudos estão sendo realizados com a linhaça demonstrado que o consumo de linhaça pode reduzir o colesterol total e o LDL (Bierenbaum et al., 1993; Cunnane et al., 1993), bem como agregação plaquetária “formação de trombos” (Allman et al., 1995).
  • Estudos relacionados ao câncer de mama, próstata e cólon, diabetes, lúpus, perda óssea, doenças hepáticas, renais e cardiovasculares, obtiveram resultados favoráveis quanto ao efeito benéficos da linhaça (Carrara et al., 2009).
  • Estudos têm apontado que a fibra insolúvel promove melhoras no sistema digestivo e previne a prisão de ventre, auxilia na manutenção dos níveis de glicose no sangue e redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
  • As lignanas, fitoestrógenos presentes na linhaça, estão teoricamente associados ao tratamento de sintomas da menopausa e prevenção de câncer de mama hormônio dependente. Porém, não há estudos conclusivos sobre a obtenção desses efeitos por meio do consumo do grão ou do óleo de linhaça.
  • O magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, é importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes, assim como o fósforo. O manganês tem ação antioxidante e a vitamina B1 é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
Como comprar?
  • A embalagem da semente ou da farinha de linhaça deve estar intacta e sem sinais de umidade. Também não pode estar rançosa.
  • O óleo deve estar em embalagem opaca, para evitar a oxidação.
Como conservar?
  • Guarde a linhaça em recipientes hermeticamente fechados, em local escuro, seco e fresco. Ela também pode ser guardada na geladeira ou no congelador, em potes bem fechados.
Como consumir a linhaça?
  • As sementes da linhaça devem ser trituradas ou moídas antes de usar, para tirar proveito de suas propriedades nutricionais. A casca é dura, pode passar intacta pelo aparelho digestivo.
  • A linhaça moída pode ser utilizada no preparo de sucos. Também no preparo do leite de linhaça e vitaminas.
  • Deve consumir preferencialmente a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados possivelmente desencadeará gases e em algumas pessoas até enxaquecas.
  • A farinha de linhaça e a linhaça moída pode ser usada no preparo de pães, bolos e tortas. As sementes também podem ser acrescentadas à massa de pães.
  • O óleo de linhaça não deve ser usado no cozimento de alimentos. Apenas acrescente um fio do óleo para temperar o prato recém-preparado.
  • Aqui Guloso & Saudável encontrará várias recentes com o ingrediente linhaça.
Quanto consumir?
  • Estudos têm demonstrado que para adultos a ingestão diária de 10 gramas de linhaça ao dia promove efeitos benéficos ao organismo humano, sendo o máximo é de 20 gramas ou 2 colheres de sopa por dia.
  • A quantidade indicadas para crianças até 12 anos é de 5 gramas ou 1 colher de sobremesa por dia.

Linhaça os Benefícios desta Super Semente

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27 COMENTÁRIOS

  1. eu ja tenho costume de consumir linhaça,gostaria de saber se semente triturada na hora tem o mesmo valor nutricional da farinha comprada pronta

    • Bom dia Cleo,
      Teoricamente deveriam ter o mesmo valor nutricional, mas a semente acabada de triturar é sempre mais nutritiva pois não sofreu oxidações, pelo ar, temperatura ou luz, é sempre preferível triturar as sementes na hora de consumir.
      Boa semana, beijo,
      Vânia

  2. Bom dia querida Vânia!
    Aqui em casa somos consumidores da linhaça, consumimos até no sorvete, coloco frutas picadas, linhaça e aveia e os sorvete fica mais delicioso!
    Adoro essa sementinhas não fico sem elas de jeito nenhum!
    E vc arrasou com suas belas informações!

    Beijos, ótima semana ♥

  3. Bom dia Vânia, eu já faço uso da linhaça a anos… gosto muito de adiciona-la nas vitaminas com frutas e pães como também em muitas outras receitas, excelente postagem!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

  4. Ola Vânia, so muito recentemente descobri a linhaça e os seus beneficios quando folheava uma revista. Consumo, a dourada, ralada , no iogourte com canela diariamente. Neste post ,voce da a conhecer mais factos que eu desconhecia acerca do uso dela. Obrigada pela partilha!
    Beijinhos

    Mariana

  5. VANIA muito obrigada pela explicaçao sobre a linhaça,vou começar comprar os graos e triturar na hora que for consumir,bjs obrigada

  6. Olá Vânia:)

    Gosto de sementes de linhaça e tenho na Casinha da escura e da clara. Normalmente utilizo nos pães, bolos e iogurtes.

    Adorei conhecer mais alguns benefícios das sementes de linhaça:)

    Boa semana!
    Beijinhos

  7. Já utilizo a linhaça na minha casa Vânia, sabia que ela é benéfica para a saúde, porém não sabia do restante, Mais uma informação muito esclarecedora e útil. Obrigada. Beijinhos, ótima semana

  8. Super dicas Vânia, muito legal conhecer mais sobre a linhaça!!!
    Sabe que substituo as vezes o gergelim por ela!! Já vi também fazerem um gel com ela, para reparar as pontas do cabelo, bem interessante.
    Bjooos

  9. Amiga Vânia.
    Aqui em casa consumo diariamente batida .com outras sementes, fruta e leite de soja. É uma delicia. Preciosas informações muito esclarecedoras como sempre.
    Beijinhos

  10. Adorei as dicas, queria colocar essa maravilha dentro da minha alimentação.. Acho que me faria muito bem..
    Como sempre dicas valiosíssimas..
    Um super beijo minha linda.. e uma noite super especial viu?

  11. Vânia,

    Obrigada por esta publicação tão útil !

    Hoje em dia uso bastante a linhaça em pães e batidos, mas só depois de ter o blog de culinária é que me comecei a aperceber dos seus benefícios !
    Sempre a Aprender !

    Beijos

  12. A linhaça pode ser muito eficaz para nossa alimentação, mais delícia não é pois nem tem sabor, consumo moída na hora na água depois de 10 minutos vira um gel, foi o melhor jeito que encontrei pois se
    colocar em outro alimento além das outras pessoas de casa pode não querer e não está consumindo a quantia certa…

  13. Bom dia 🙂 Tenho uma dúvida…. Costumo consumir a linhaça misturada nos cereais de manhã,mas coloco inteira, isto é, sem moer….. É aconselhável…. ou deveria moer ??? Obrigada

  14. Querida Vânia,
    Sempre aprendendo, eu utilizo a farinha porque a minha gastrite é muito delicada (hehe) diariamente na minha papa de aveia integral, adiciono 2 nozes picadas ou a colher de sopa de linhaça. já conhecia alguns benefícios, mas agora fiquei a saber mais. Suas partilhas são fantásticas.
    Beijinho amiga e bom fim de semana

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