Mas a batata doce engorda!?

O nome “batata doce” é uma referência ao sabor doce deste tubérculo comestível. A batata doce é uma variedade de batata com composição nutricional semelhante mas em comparação a batata doce apresenta teores nutricionais superiores, possui cinco vezes mais Cálcio, o dobro de fibras e mais Potássio.Continue lendo o artigo Batata Doce Conheça os Doces Benefícios para saber mais!

Comparada à mandioca, a batata doce ganha em fibras e Cálcio, assim como em proteína, Fósforo e Potássio. Os benefícios são: estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol, embora mais calórica do que a batata, a batata doce ajuda a emagrecer.

Batata Doce Conheça os Doces BenefíciosBatata Doce Conheça os Doces Benefícios

Batata Doce Conheça os Doces Benefícios

  • Imaginamos que a batata doce se originou na América Central e é um dos tubérculos mais antigos conhecido pelo homem. Segundo os historiadores, é consumido desde a pré-história, pois encontraram vestígios de batata doce em cavernas peruanas que remontam há 10.000 anos. Chegou à Europa em 1492, chegou às Filipinas, África, sul da Ásia, Índia e Indonésia no século XVI.
  • É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Na indústria, a batata doce é matéria prima para fabricação de álcool, amido, pães e doces.
Variedades de batata doce existentes
  • Branca também conhecida como Angola ou Terra-nova, sua polpa não é muito doce e é mais seca que as outras.
  • Amarela apresenta um grau de doçura superior à branca.
  • Roxa de polpa e casca arroxeadas, é a mais apreciada e muito utilizada em pratos doces.
  • Avermelhada conhecida como coração-magoado no nordeste, sua polpa é amarela com veios roxos ou avermelhados.
Batata doce conheça os doces benefícios por consumi-la
  • É uma fonte de energia para esportistas, pelo alto teor de carboidrato, a batata doce é também uma aliada da saúde, é uma ótima alternativa para consumir antes de alguma atividade física, principalmente anaeróbica, pois tem baixo (IG) índice glicêmico é lentamente absorvida e proporciona energia durante a atividade.
  • Também é uma ótima aliada para a saúde possui vitaminas A, B1, B5, sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Sódio e Potássio, tem altos teores de betacaroteno e vitamina C que contribuem para o bem estar do nosso organismo.
  • Tão importante quanto a polpa é a casca dessa hortaliça, que possui alta concentração de propriedades antioxidantes. Nela estão concentradas três vezes mais proteínas do que na polpa. Por isso, é aconselhável retirar a casca somente depois de cozida ou assada. As folhas também possuem alto valor nutritivo e podem ser preparadas como qualquer outra verdura.
  • A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico (IG), o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e estimulando menos a insulina. Ou seja, auxilia a emagrecer e a controlar o açúcar no sangue!
Como comprar
  • Ao comprar a batata doce escolha as mais firmes e que se apresentem integras e não apresentem contusões ou manchas.
  • Evite as que estão expostas na secção do frio, já que as temperaturas negativas alteram o seu sabor.
  • Evite também as que têm raízes com início de brotação, pois duram menos e perdem o valor nutritivo.
Como conservar
  • As raízes podem ser conservadas por um longo, desde que o local seja seco, fresco até 15°C e bem ventilado por 10 dias. Neste caso, não é aconselhável colocar as raízes em saco de plástico pois a brotação será acelerada e a durabilidade reduzida.
  • Se a temperatura ambiente for elevada, a batata-doce pode germinar e fermentar. Para evitar esta situação aconselha-se que a cozinhe e a mantenha no frigorífico durante uma semana.
  • Quando conservadas em temperatura baixa, ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacos de plástico para evitar ressecamento.
Como consumir
  • As batatas doces consomem-se sempre cozinhadas podem ser cozidas, assadas na brasa ou forno, ou na forma de doces, compotas, pães e bolos.
  • Em muitas localidades do Nordeste substitui o famoso pão matinal é consumida na primeira refeição do dia, cozida ou assada, acompanhada de café.
  • A batata doce devidamente higienizada pode ser consumida com casca, o que oferece ao corpo muitas fibras podendo até ser comparada a uma xícara de aveia por exemplo.
  • Evite fazer a batata doce frita, pois assim ela ficará muito calórica e como toda fritura irá prejudicar a sua saúde.
  • É recomendável quando cozer a batata doce ser com casca através do cozimento por vapor para que não haja perda de nutrimentos hidrossolúveis, como vitamina C, B6 e ácido fólico.
  • As folhas ou brotos podem ser consumidos refogados, empanados ou em sopas. Seu sabor lembra o espinafre.
  • O Guloso & Saudável tem diversas receitas saudáveis com batata doce.

Batata Doce Conheça os Doces Benefícios

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

18 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia
    Já sabia que a batata-doce é um super alimento e as tuas informações me deixaram ainda mais convicta do poder desse tubérculo!
    O bom disso tudo é que eu amo esse alimento e agora que sei que ajuda a emagrecer comerei sem culpa – hehehe!
    Adorei todas as dicas, principalmente como conservá-las!
    Um grande abraço
    Léia

  2. eu gosto muito de batata doce,e bom saber que tem esses beneficios comendo com moderaçao claro.Vania seu blog e exelente parabens

  3. Querida Vânia, bom dia!
    Informações preciosas, eu amo batata doce principalmente a amarela.
    postagem nota 10, amei!

    Beijos ♥

  4. vania querida eu amo batata doce …sei que no brasil nãoé tão comum comer ela no almoço e jantar .é mais comum em outros paises como EUA..mas eu amo fazer chips com elas ..pures …e afins amo esta batata
    parabens amei a postagem bjus

  5. Vânia bom dia, adorei saber um pouco mais sobre a batata doce… Meu marido gosta muito, por isso sempre desfila la em casa, quanto ao cozido de grão de bico, puchero é o nome que cresci ouvindo, já que sou descendente de espanhóis, minha avó fazia muito quando eu era pequena e no fogão à lenha, era bom demais.
    Beijos

  6. Adoro passear por aqui, porque sempre encontro informações preciosas..
    Dessas variedades eu só comi até hoje a amarela..
    E acho super gostosa..
    Bom demais da conta..

    Beijinhos minha linda.. e uma tarde super especial viu?

  7. Olá Vânia, que ótima postagem com ricas informações nutricionais sobre a batata doce que é tão saborosa e saudável e as vezes esquecemos dela!
    Beijos, Oslaine

  8. Olá! Agora que eu já sei que batata doce não engorda e ajuda a emagrecer, se eu já comia vou comer ainda mais, pois adoro bata doce hummmmmm.

  9. Vania
    Aqui em casa ela e bastante consumida, agora mais ainda sabendo que nao engorda. Adorei o seu pure de batata doce,ficou delicioso. Muito bom saber mais sobre essa batata.
    Beijinhos

  10. Vânia querida,

    Adoro as suas publicações informativas, sempre aprendo imenso com elas…

    Gosto de batata doce mas desconhecia alguns dos benefícios, obrigada por partilhar !

    Beijinho

Deixe uma resposta