Conhece os benefícios do abacate para a saúde?

Apesar de possuir um sabor delicioso e com ele prepararem pratos bem exóticos, muitas pessoas deixam de aproveitar este incrível fruto por não conhecê-lo bem. Conheça-o melhor lendo o artigo Afinal, Abacate Faz Bem ou Mal à Saúde?

O abacate é uma fruta muito versátil, é extremamente suave ao paladar, tem gosto agradável, macio, carnudo, a polpa é pouco açucarada, pelas características facilmente é fonte de inspiração para inúmeras e variadas receitas tanto doces como salgadas.

O artigo de hoje busca esclarecer as principais dúvidas que as pessoas costumam ter em relação ao consumo do abacate.

abacate_beneficios_saude_fAfinal, Abacate Faz Bem ou Mal à Saúde?

Afinal, Abacate Faz Bem ou Mal à Saúde?

Vamos conhecer melhor o abacate
  • O abacate possui polpa cremosa, com cores entre verde e amarelo ou amarela quase branca, assemelha-se bastante a um creme amanteigado, sendo basicamente constituído por ácidos graxos insaturados e contêm apenas 70% de água em sua composição, o que é uma concentração menor que a maioria das frutas existentes.
Quais os benefícios para a saúde?
  1. O abacate é uma fruta rica em ômega 6, ômega 9 e ômega 7. Os ômegas são substâncias benéficas que auxiliam a diminuir o colesterol LDL “ruim”.
  2. Possui alto teor de vitamina E, que faz as gorduras terem ação anti-inflamatória.
  3. É rico em (beta) β sitosterol que é um fitosterol, conhecido também como “hormônio vegetal”, cuja ingestão colabora para o equilíbrio hormonal (combate o estresse), o β sitosterol também tem atividade moduladora do sistema imunológico, reforçando o organismo no combate a fungos, bactérias e vírus, ao contrário do que se acreditava no passado, faz com que seja de fácil digestão e nenhum malefício.
  4. O abacateiro é uma das mais valiosas fruteiras, o abacate é rico em vitamina E, A, B1, B2, gorduras monoinsaturadas, sais minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo e Magnésio.
  5. O abacate tem os carotenoides beta caroteno, alfa caroteno, luteína e zeaxantina, que auxiliam na ação preventiva em alguns tipos de câncer, como o de mama, e diminuem o risco de doenças oculares como degeneração macular e catarata.
  6. O abacate é indicado para o controle da tensão pré-menstrual (TPM) e também para ajudar a ter um bom sono.
  7. O elevado valor energético do abacate é devido ao alto teor de gorduras insaturadas, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol).
  8. Contém ainda proteínas, fitosterol, lecitina, tanino, ácido oleico (ômega 9), linoleico (ômega 6) e palmítico (ômega 7).
  9. Em estudo realizado no Japão, foi comprovado que o abacate tem efeito protetor para o fígado, posteriormente descobriram que o abacate é rico em glutationa, o antioxidante mais potente que existe no corpo humano!
Qual a quantidade de abacate devo consumir?
  • O abacate deve ser consumido todo dia, no máximo 100 gramas por dia, no mínimo 2 colheres de sopa.
Como utilizar o abacate na culinária?
  1. No Brasil, a fruta in natura costuma ser consumida normalmente em variações doces, em sobremesas, vitaminas. A polpa do abacate em pedaços, amassada ou em creme, pode ser misturada com açúcar ou mel, acrescida ou não de gotas de limão; pode também ser batida com leite ou com o suco de outras frutas.
  2. Na Europa, na América Central e no México o abacate é mais utilizado como ingrediente próprio para saladas: também in natura, em pedaços ou em creme, misturado com verduras, é servido como acompanhamento para torradas, pães e pratos salgados.
  3. Na Guatemala, em Porto Rico, no México e na Colômbia, é costume incrementar as sopas com grossas fatias de abacate.
  4. No Caribe e em Angola come-se o abacate em creme com vinho do Porto ou Madeira, com suco de laranja e ou de limão.
  5. Em vários países da América Latina, prepara-se o famoso guacamole acompanhado de tortilhas de milho.
  6. Receitas Guloso e Saudável com abacate: Sopa Creme de Abacate, Vitamina de Abacate e Nozes, Pepino Recheado, Mousse de Abacate e Maracujá, Maionese de Abacate, Tortilha de Tapioca com Guacamole.

Afinal, Abacate Faz Bem ou Mal à Saúde?

Guloso & Saudável

 

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26 COMENTÁRIOS

  1. Vania, que delicia deve ser esta maionese, gosto muito de abacate em pratos salgados. Meu cunhado alemão não conseguia pensar em abacate usado em doces, agora é fã de mousse da abacates. Gostei muito das sugestões.
    Beijos

  2. Bom dia querida!
    Aqui em casa o abacate faz muito sucesso principalmente
    em batidos com leite e iogurte.
    Acho que tudo que comemos em excesso faz mal, mas
    com moderação a saúde agradece não é? rsrs.

    Adorei a sua postagem, valeu!
    Bjs

  3. Oi querida Vânia, sou super fã dos seus posts, sempre super completos, pois contém informações importantes e muito bem explicadas . Eu gosto muito de abacate, adoro colocar em saladas e batido com leite também é muito bom, mas não conhecia todos os benefícios desta fruta, adorei a postagem!! Obrigada por compartilhar !!

    Beijinhos

  4. Olá Vânia, ótima postagem sobre esta fruta que é uma delicia simplesmente com açucar ou em outras receitas como aquela maionese que voce preparou, amei!
    Beijos, Oslaine

  5. Querida Vânia.
    Excelente estas explicações sobre o abacate, a maioria das pessoas acha que engorda,tudo engorda quando em demasia ou com excesso de adições como o açúcar.
    In natura é muito bom, aquí em casa somos todos fãs.
    Beijinhos

  6. Olá Vania !
    Adoro abacate, costumo fazer uma salada com abacate e camarão que fica uma delicia.
    Gostei da receita da mousse de maracujá e abacate.
    Parabéns por mais um excelente post !
    Beijos

        • Adorei o post sobre o abacate, era uma fruta que não costumava comer,agora tenho comido sempre,só mais uma dúvida eu faço vitamina de abacate mais não tomo tudo de 1 vez e coloco na geladeira e quando deixo de um dia para o outro a “vitamina” fica de cor escura é seguro o consumo nesse caso? Eu costumo jogar fora,mais não gosto de desperdício. Parabéns pelo post Vânia.

          • Olá Leandro,
            Obrigada pelo comentário, que legal que está a gostar de abacate.
            É recomendável sempre consumir os sucos ou vitaminas de frutas de seguida após preparado.
            Já o abacate pode ser conservado na geladeira, antes pingue suco de limão por cima da polpa, atrasa o escurecimento que é um processo de oxidação.
            Abraço,
            Vânia

  7. Oi Vânia. Muito bom conhecer os benefícios do abacate. Eu gosto muito, porém só in natura com um pouquinho de açúcar. Meu paladar não é muito fã dele nos pratos, principalmente nos salgados 🙂

    Abraços. Fabiana.

  8. Sempre consumi abacate mesmo tendo ouvido falar que engorda, etc etc. A fruta é das minhas preferidas e o creme de abacate das minhas sobremesas prediletas. Fato é que sempre duvidei da informação de que frutas, verduras e legumes fazem mau à saúde. Acho que muito mau mesma faz estas quimicas que nos cercam no dia a dia como detergentes, sabonetes, desodorantes em aerosol, etc… Portanto, VIVA O ABACATE! Beijos, Paula

  9. Vânia,

    Mais uma aula sua bem informativa e muito útil ! 🙂
    Nunca duvidei dos poderes do abacate, o texto afinal confirma o que eu pensava a respeito ! 🙂

    Beijinhos

  10. acho que já contei essa história:

    Tinha um bolsista norte-americano aqui e a namorada dele veio visitar. Levamos os dois para uma sorveteria de frutas do cerrado e lá tinha picolé de abacate. Os dois estranharam imensamente a ideia de abacate doce (ele encarou, mas fazendo cara de nojo…. e disse que gostou…. se é verdade? nunca vou saber)

    XD

  11. Passei a gostar de abacate a partir do momento em que o médico me aconselhou usá-lo pela manhã, puro, geladinho e em pequenas quantidades. Não fico sem ele.

  12. Como abacate todos os dias seja ele creme com limão ou vitaminas. Uma delicia e grande fonte de energia para o meu esporte .ciclismo.
    Em tempo: jaca tb e uma delicia. Rs

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