Afinal faz bem ou mal para a saúde?

Apesar de possuir um sabor delicioso e com ele prepararem pratos bem exóticos, muitas pessoas deixam de aproveitar este incrível fruto por não conhecê-lo bem.

O artigo de hoje busca esclarecer as principais dúvidas que as pessoas costumam ter em relação ao consumo do abacate.

Vamos conhecer melhor o abacate
  1. O abacate é uma fruta muito versátil, é extrema suave ao paladar, tem gosto agradável, macio, carnudo, a polpa é pouco açucarada, pelas características facilmente é fonte de inspiração para inúmeras e variadas receitas tanto doces como salgadas.

 Conheça os benefícios que o abacate traz à saúdeAfinal, Abacate Faz Bem ou Mal à Saúde?

  1. O abacate possui polpa cremosa, com cores entre verde e amarelo ou amarela quase branca, assemelha-se bastante a um creme amanteigado, sendo basicamente constituído por ácidos graxos insaturados e contêm apenas 70% de água em sua composição, o que é uma concentração menor que a maioria das frutas existentes.
Quais os benefícios para a saúde?
  1. O abacate é uma fruta rica em ômega 6, ômega 9 e ômega 7. Os ômegas são substâncias benéficas que auxiliam a diminuir o colesterol LDL “ruim”.
  2. Possui alto teor de vitamina E, que faz as gorduras terem ação anti-inflamatória.
  3. É rico em (beta) β sitosterol que é um fitosterol, conhecido também como “hormônio vegetal”, cuja ingestão colabora para o equilíbrio hormonal (combate o estresse), o β sitosterol também tem atividade moduladora do sistema imunológico, reforçando o organismo no combate a fungos, bactérias e vírus, ao contrário do que se acreditava no passado, faz com que seja de fácil digestão e nenhum malefício.
  4. O abacateiro é uma das mais valiosas fruteiras, o abacate é rico em vitamina E, A, B1, B2, gorduras monoinsaturadas, sais minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo e Magnésio.
  5. O abacate tem os carotenoides beta caroteno, alfa caroteno, luteína e zeaxantina, que auxiliam na ação preventiva em alguns tipos de câncer, como o de mama, e diminuem o risco de doenças oculares como degeneração macular e catarata.
  6. O abacate é indicado para o controle da tensão pré-menstrual (TPM) e também para ajudar a ter um bom sono.
  7. O elevado valor energético do abacate é devido ao alto teor de gorduras insaturadas, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol).
  8. Contém ainda proteínas, fitosterol, lecitina, tanino, ácido oleico (ômega 9), linoleico (ômega 6) e palmítico (ômega 7).
  9. Em estudo realizado no Japão, foi comprovado que o abacate tem efeito protetor para o fígado, posteriormente descobriram que o abacate é rico em glutationa, o antioxidante mais potente que existe no corpo humano!
Qual a quantidade de abacate devo consumir?
  1. O abacate deve ser consumido todo dia, no máximo 100 gramas por dia, no mínimo 2 colheres de sopa.
Como utilizar o abacate na culinária?
  1. No Brasil, a fruta in natura costuma ser consumida normalmente em variações doces, em sobremesas, vitaminas. A polpa do abacate em pedaços, amassada ou em creme, pode ser misturada com açúcar ou mel, acrescida ou não de gotas de limão; pode também ser batida com leite ou com o suco de outras frutas.
  2. Na Europa, na América Central e no México o abacate é mais utilizado como ingrediente próprio para saladas: também in natura, em pedaços ou em creme, misturado com verduras, é servido como acompanhamento para torradas, pães e pratos salgados.
  3. Na Guatemala, em Porto Rico, no México e na Colômbia, é costume incrementar as sopas com grossas fatias de abacate.
  4. No Caribe e em Angola come-se o abacate em creme com vinho do Porto ou Madeira, com suco de laranja e ou de limão.
  5. Em vários países da América Latina, prepara-se o famoso guacamole acompanhado de tortilhas de milho.
  6. Receitas Guloso e Saudável com abacate: Sopa Creme de Abacate, Vitamina de Abacate e Nozes, Pepino Recheado, Mousse de Abacate e Maracujá, Maionese de Abacate, Tortilha de Tapioca com Guacamole.

Afinal, Abacate Faz Bem ou Mal à Saúde?

Guloso e Saudável

 

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