O tomate é a fruta mais popular no mundo. É isso mesmo que você acabou de ler!

Embora muitos considerem o tomate como sendo um legume, porém ele é na verdade um fruto e se destaca como sendo o mais popular! Lendo o artigo Conheça o Tomate: a Fruta Mais Popular do Mundo!

O tomate está entre os mais consumidos e produzidos no planeta. Anualmente, são produzidos, no mundo, mais de 60 milhões de toneladas de tomates.

Ế um fruto originário dos países andinos (entre o norte do Chile até à Colômbia) e foram cultivados pela primeira vez pelos Astecas e pelos Incas. Do México, a fruta foi enviada para a Europa por volta de 1556.

Conheça o Tomate: a Fruta Mais Popular do Mundo!Conheça o Tomate: a Fruta Mais Popular do Mundo!

O tomate é uma fonte rica em vitaminas (ácido fólico, vitaminas C e E), minerais (Potássio), carotenoides (betacaroteno e licopeno) e flavonoides. Além disso, o licopeno, é considerado o antioxidante mais poderoso dos carotenos, é encontrado nos tomates vermelhos maduros e cozidos. É comprovadamente benéfico contra o câncer.

Conheça o Tomate: a Fruta Mais Popular do Mundo!

Conheça o tomate – Benefícios comprovados por estudos
  • Cientistas da Universidade Nacional Chung Hsing, em Taiwan, concluíram em 2008 os testes em animais que comprovam os benefícios do tomate no organismo.
  • De 1986 a 1998, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os hábitos de 50.000 homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23 % menos incidência de câncer do que outros.
  • Através de estudos está comprovado que a ingestão de tomate e derivados está relacionada à redução do possibilidade de desenvolvimento de doenças crônicas como câncer e cardiovasculares.
  • Estudo realizado na Itália mostrou que aumentando o consumo de tomate diminui-se o risco de câncer do trato digestivo. Também do câncer do intestino grosso, da mama e do ovário.
  •  Pesquisa do Brighham and Woman’s Hospital e pela Harvard School of Public Health demonstrou que o consumo de tomate e de derivados pode ajudar na redução do risco do câncer na próstata.
  • A ingestão diária é recomendada pelos nutrientes. Participa na formação de colágeno, absorção de ferro, redução do nível de colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. Como antioxidante, reduz o risco de arteriosclerose, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.
O licopeno
  • O licopeno é um pigmento vermelho encontrado em elevada concentração no tomate e seus derivados, também na melancia, na goiaba vermelha e no mamão papaya. O licopeno é o antioxidante mais eficiente dentre todos os carotenoides já testados.
  • O tomate crú é rico em muitos nutrientes só que no caso do licopeno ele não é assimilado pelo nosso organismo, não é biodisponível. Isso quer dizer que, ao comê-lo, você não consegue incorporar uma boa quantidade desse nutriente.
  • Você já ouviu falar, e é verdade, que cozinhar os vegetais por muito tempo acaba provocando com que uma grande quantidade de nutrientes se percam. Mas no tomate o cozimento ou o processamento fazem com que muito mais licopeno seja liberado para a digestão.
  • E o resultado disso é que – se compararmos o tomate cru, com o tomate cozido do purê e do molho, o tomate cozido oferece muito mais licopeno para assimilar.
Conheça o tomate – variedades mais consumidos

Segundo a Associação Brasileira de Horticultura, no Brasil são produzidas nove variedades de tomates comestíveis. Nos últimos anos tem aumentado em muito a diversidade dos produtos oferecidos, sendo ainda mais comuns os formatos oblongo e redondo. Mas não existe grande diferença nutricional entre as variedades do fruto.

  • Tomate Santa Cruz é um híbrido do Santa Cruz ou Débora, essa é variedade mais comum e de baixo custo. Utiliza-se na culinária para uso em saladas e molho, tem formato oblongo (mais alto que largo).
  • Tomate caqui de tamanho maior e mais firme é utilizado em salada e lanches, tem formato redondo.
  • Tomate saladete utiliza-se principalmente em saladas, possui forma redonda.
  • Tomate italiano pode ser consumido em molhos, também utilizado para saladas. Possui formato oblongo.
  • Tomate cereja é pequeno e é utilizado principalmente como aperitivo, salada… Possui formato redondo ou oblongo com tamanho reduzido.
Como escolher os tomates
  • Como nas outras frutas devemos observar a cor e depois o odor. Escolha os mais firmes sem partes moles, mais vermelhos sem pintas, os mais maduros possuem maior quantidade de nutrientes.
  • Após a compra higienize o tomate e seque-o antes de armazenar. A exposição à alta temperatura favorece o amadurecimento, o que pode diminuir o tempo de vida útil.
  • O tomate maduro deve ser conservado na geladeira na temperatura de 7 a 10º C.
Algumas receitas com tomate

Conheça o Tomate: a Fruta Mais Popular do Mundo!

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

13 COMENTÁRIOS

  1. Uau… Vãnia quanta informação, gostei muito de saber mais sobre o tomate que tanto consumimos por aqui, e eu já estou aqui com as minhas mudinhas de tomatinhos que estão começando a florir rsrs!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

  2. Bom dia Vânia, como viver sem tomate né? Aqui em casa gostamos muito. Adorei seu post, sabia da maioria dos beneficios do tomate, mas fiquei admirada com algo que não sabia: que o tomate cozido oferece mais licopeno, muito bom saber. Como sempre saindo daqui mais informada. Obrigada miga, boa semana, bjos

  3. Eu adoro tomate Vânia esses dias eu encontrei no Mercado Municipal tomate negro ele é muito gostoso,adorei conhecer os benefícios do tomate
    boa semana
    beijos

  4. Olá Vânia.
    Belo post, é muito bom saber mais sobre esta delicia de tomate, indispensável na nossa alimentação.
    Adoro tomates de todos os jeitos, a saúde agradece sempre!!!!
    Beijinhos

  5. Nossa Vânia, que post incrível !! Super completo e elucidativo, aprendi coisas sobre o tomate que eu não sabia, como por exemplo que é melhor consumi-lo cozido, adoro tomate em saladas, em molhos, pastinhas e por aí vai…rsrs
    Adorei as sugestões de receitas, nunca experimentei doce de tomate, fiquei com vontade!!
    Obrigada por compartilhar informações tão importantes para nossa saúde.
    Beijinhos e uma excelente semana!!

  6. Bom dia Vania bela explicaçao, aqui em casa cosome-se muito quando é o tempo dele, neste momento ainda esstamos na cultura!!!

    Desculpe pelo meu desaparecimento.. mas o tempo nao me chega para tudo!!

    Beijocas

    Margarida

  7. Olá Vânia,

    Adoro tomate e nunca falta cá em casa, comemos regularmente, talvez todos os dias…

    Adorei a sua publicação com informações tão interessantes ! 🙂

    Beijos

Deixe uma resposta