Vamos conhecer os nutriente e benefícios dessa sementinha?

Certamente vocês já devem ter ouvido falar sobre a Chia e os seus poderosos benefícios para a saúde (mesmo que alguns não passem de mito). No entanto, a verdade é que realmente a chia é rica em nutrientes e pode ser uma grande aliada para a nossa saúde, eu mesma já comprovei as suas qualidades, saiba mais neste artigo Chia, Conheça os Benefícios à Saúde.

Um dos pontos positivos já comprovados por mim é o inquestionável benefício que a chia traz para o trato intestinal.

Chia, Conheça os Benefícios à SaúdeChia, Conheça os Benefícios à Saúde

O que é a Chia?

A chia (Salvia hispânica L.) é originária do México, Guatemala, a chia é uma semente que já era muito consumida pelos nossos ancestrais, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

A chia colombiana é uma outra variedade é a Salvia columbariae, conhecida por chia dourada.

A chia tem alto teor de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

No mercado existe chia em diversas formas como: grãos (sementes naturais), óleo, farinha, flocos, cápsulas.

Chia, Conheça os Benefícios à Saúde

  • A chia é uma semente que é muito consumida desde as civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física, ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular no pós treino.
  • Os alimentos ricos em ômega 3 tal como a chia, possuem um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do cérebro, também melhoram a memória, reduzem a ansiedade e depressão.
  • Os compostos bioativos existentes na chia, ou seja, os elementos que ajudam a promover a saúde e a prevenir doenças. Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
Redução do risco de doenças
  • Como a chia tem alto teor de ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater as inflamações no nosso organismo. Foi comprovado por um estudo realizado por Ayerza, R e Coates W, publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism em 2007, mostrou que a dieta contendo chia, tanto o grão, como o óleo, foi eficiente no aumento dos níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega 3.
  • É um eficiente auxiliar de combate a constipação, melhorando as funções intestinais, isso é devido à grande quantidade de fibras.
  • Como o ômega 3 tem propriedades anti-hipertensivas, o consumo da chia em grão favorece também o controle da pressão arterial.
  • É um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças  cardiovasculares, diabetes. Em estudo do Journal of Nutritional Biochemistry, em março 2011, os pesquisadores concluíram que o grão de chia introduzido na alimentação melhorou a sensibilidade à insulina, reduziu a gordura visceral, o que já é fator de proteção para doenças cardiovasculares.
  • Devido ao alto teor de fibras a absorção dos açúcares pelo intestino é mais lenta, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada. Chicco,A. e colaboradores, em 2009, publicaram no British Journal of Nutrition um estudo que concluiu que uma dieta incluindo chia em grãos melhora a resistência à insulina, o que é fundamental para o bom controle do diabetes.
Aliada das dietas
  • É muito utilizada como auxiliar em dietas de emagrecimento ou em manutenção do peso. Devido aos altos teores de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, provocando que a digestão se torne mais demorada que resulta num aumento da saciedade.
  • É um poderoso aliado das dietas incluindo a vegetariana, pois é uma ótima fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.
Chia, Conheça os Benefícios à Saúde e como utilizar?

A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos culinários. Agindo quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” ás massas.

  • Grãos

    Vantagem: Possui a totalidade de propriedades nutricionais quase intactas.
    Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).

  • Óleo

    Vantagem: Os ácidos graxos ômega 3 e 6 são preservados, mas o teor de fibras é comprometido.
    Indicamos para temperar a salada ou colocar na sopa.

  • Farinha 

    Vantagens: Possui praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos grãos. É o produto integral final da moagem do grão da chia, fonte de ômega 3, fibras e proteínas.
    Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).

Quanto consumir?
  • A quantidade diária indicada é 1 a 2 colheres de sopa ao dia (15 gramas).
  • É importante enfatizar que para colher os benefícios da chia ela deve fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada. Como todo alimento, é recomendado que o seu consumo seja parte de um rodízio, no qual haja variação com outras fontes de grãos e sementes.

Chia, Conheça os Benefícios à Saúde
Guloso & Saudável

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21 COMENTÁRIOS

    • Olá Cleo,
      É verdade nos últimos 6 meses a chia teve um enorme aumento, a última vez que comprei o preço era 7,5 Reais 100 gramas, hoje encontrei a 15,0 Reais a mesma quantidade, mas tudo aumentou…
      Beijo,
      Vânia

  1. Bom dia querida!
    Iniciar a semana com essas informações preciosas bom demais!

    Beijos, ótima semana junto a sua família!

  2. Bom dia Vânia, eu também uso a linhaça, mas agora conhecendo os benefícios da chia vou experimentar, ótima postagem!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

  3. Olá Vânia:)

    Adoro sementes e cereais e normalmente adiciono no pão (quando faço), iogurtes e até em bolos. As sementes de chia ainda não provei mas depois de ler tantos benefícios que ela traz para a nossa saúde já está na liste de compras.
    Obrigada!

    Boa semana!
    Beijinhos

  4. oi minha linda eu também uso muito esta chia é maraviljhosa para meu intestino que sempre e sempre vive na preguiça kkkk bjokas amei

  5. Oi Vania

    Olha, eu ja usava chia antes e agora vou usar com mais gosto ainda!!! ehehehehe Gosto dos seus postes informativos, sempre com informaçao util!!!

    Beijocas

    Margarida

  6. Olá Vânia querida, consumo chia a pouco tempo, acho ótimo, preciso também começar a utilizá-la nos pães. Acho ela um pouco cara, mas vale muito a pena, ainda mais depois de ler este post e conhecer mais beneficios que eu ainda não conhecia. Adorei o post. Beijinhos, boa semana

  7. Apesar de ainda cara, tenho utilizado a chia com muito sucesso, tanto que a colocamos aqui em nosso hotel como opção no café da manhã. Aqui encontramos a marca RChia, de produção nacional. Abraços e felicidades. Syl.

  8. Bom dia Vânia.
    Já estou usando a chia para ajudar meu filho a perder peso, e está funcionando mesmo!
    Beijos querida!

  9. Olá Vânia,

    Conheci as sementes de chia há pouco tempo, já as utilizei algumas vezes e gosto, embora o seu sabor não se note por aí além…
    Sei dos seus beneficios para a saude mas o preço é muito pouco convidativo, dá para comprar só de vez em quando !

    Obrigada por, uma vez mais, nos trazer tão útil informação a respeito !

    Beijos

  10. Uso principalmente nas saladas, bolos e pão é uma forma excelente de se usar e ter os seus beneficios sem dar por isso 🙂

    E tenham uma vida com mais SAUDE…

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