Chia, Conheça os Benefícios à Saúde

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Vamos conhecer os nutriente e benefícios dessa sementinha?

Certamente vocês já devem ter ouvido falar sobre a Chia e os seus poderosos benefícios para a saúde (mesmo que alguns não passem de mito). No entanto, a verdade é que realmente a chia é rica em nutrientes e pode ser uma grande aliada para a nossa saúde, eu mesma já comprovei as suas qualidades, saiba mais neste artigo Chia, Conheça os Benefícios à Saúde.

Um dos pontos positivos já comprovados por mim é o inquestionável benefício que a chia traz para o trato intestinal.

Chia, Conheça os Benefícios à SaúdeChia, Conheça os Benefícios à Saúde

O que é a Chia?

A chia (Salvia hispânica L.) é originária do México, Guatemala, a chia é uma semente que já era muito consumida pelos nossos ancestrais, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

A chia colombiana é uma outra variedade é a Salvia columbariae, conhecida por chia dourada.

A chia tem alto teor de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

No mercado existe chia em diversas formas como: grãos (sementes naturais), óleo, farinha, flocos, cápsulas.

Chia, Conheça os Benefícios à Saúde

  • A chia é uma semente que é muito consumida desde as civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física, ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular no pós treino.
  • Os alimentos ricos em ômega 3 tal como a chia, possuem um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do cérebro, também melhoram a memória, reduzem a ansiedade e depressão.
  • Os compostos bioativos existentes na chia, ou seja, os elementos que ajudam a promover a saúde e a prevenir doenças. Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
Redução do risco de doenças
  • Como a chia tem alto teor de ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater as inflamações no nosso organismo. Foi comprovado por um estudo realizado por Ayerza, R e Coates W, publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism em 2007, mostrou que a dieta contendo chia, tanto o grão, como o óleo, foi eficiente no aumento dos níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega 3.
  • É um eficiente auxiliar de combate a constipação, melhorando as funções intestinais, isso é devido à grande quantidade de fibras.
  • Como o ômega 3 tem propriedades anti-hipertensivas, o consumo da chia em grão favorece também o controle da pressão arterial.
  • É um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças  cardiovasculares, diabetes. Em estudo do Journal of Nutritional Biochemistry, em março 2011, os pesquisadores concluíram que o grão de chia introduzido na alimentação melhorou a sensibilidade à insulina, reduziu a gordura visceral, o que já é fator de proteção para doenças cardiovasculares.
  • Devido ao alto teor de fibras a absorção dos açúcares pelo intestino é mais lenta, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada. Chicco,A. e colaboradores, em 2009, publicaram no British Journal of Nutrition um estudo que concluiu que uma dieta incluindo chia em grãos melhora a resistência à insulina, o que é fundamental para o bom controle do diabetes.
Aliada das dietas
  • É muito utilizada como auxiliar em dietas de emagrecimento ou em manutenção do peso. Devido aos altos teores de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, provocando que a digestão se torne mais demorada que resulta num aumento da saciedade.
  • É um poderoso aliado das dietas incluindo a vegetariana, pois é uma ótima fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.
Chia, Conheça os Benefícios à Saúde e como utilizar?

A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos culinários. Agindo quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” ás massas.

  • Grãos

    Vantagem: Possui a totalidade de propriedades nutricionais quase intactas.
    Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).

  • Óleo

    Vantagem: Os ácidos graxos ômega 3 e 6 são preservados, mas o teor de fibras é comprometido.
    Indicamos para temperar a salada ou colocar na sopa.

  • Farinha 

    Vantagens: Possui praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos grãos. É o produto integral final da moagem do grão da chia, fonte de ômega 3, fibras e proteínas.
    Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).

  • Algumas receitas com chia

Mousse de Framboesa Sem Glúten e Sem Lactose – Chia, Conheça os Benefícios à Saúde

Overnight de Chia com Frutas, Sagu de Chia com Frutas, Pudim de Chia com Doce de Abacaxi Diet, Pão Integral de Coco com Sementes, Pudim de Chia com Frozen de Manga, Smoothie Verde com Chia, Mousse de Manga com Chia sem Leite Condensado, Geleia de Caqui com Frutas Vermelhas, Smoothie de Mirtilo no Bowl, Pão de Queijo de Macaxeira na MFP.
No link todas as receitas já publicadas com chia.

Quanto consumir?
  • A quantidade diária indicada é 2 colheres de sopa ao dia (15 gramas).
  • É importante enfatizar que para colher os benefícios da chia ela deve fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada. Como todo alimento, é recomendado que o seu consumo seja parte de um rodízio, no qual haja variação com outras fontes de grãos e sementes.

Chia, Conheça os Benefícios à Saúde
Guloso & Saudável

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21 COMENTÁRIOS

    • Olá Cleo,
      É verdade nos últimos 6 meses a chia teve um enorme aumento, a última vez que comprei o preço era 7,5 Reais 100 gramas, hoje encontrei a 15,0 Reais a mesma quantidade, mas tudo aumentou…
      Beijo,
      Vânia

  1. Bom dia querida!
    Iniciar a semana com essas informações preciosas bom demais!

    Beijos, ótima semana junto a sua família!

  2. Olá Vânia:)

    Adoro sementes e cereais e normalmente adiciono no pão (quando faço), iogurtes e até em bolos. As sementes de chia ainda não provei mas depois de ler tantos benefícios que ela traz para a nossa saúde já está na liste de compras.
    Obrigada!

    Boa semana!
    Beijinhos

  3. oi minha linda eu também uso muito esta chia é maraviljhosa para meu intestino que sempre e sempre vive na preguiça kkkk bjokas amei

  4. Oi Vania

    Olha, eu ja usava chia antes e agora vou usar com mais gosto ainda!!! ehehehehe Gosto dos seus postes informativos, sempre com informaçao util!!!

    Beijocas

    Margarida

  5. Olá Vânia querida, consumo chia a pouco tempo, acho ótimo, preciso também começar a utilizá-la nos pães. Acho ela um pouco cara, mas vale muito a pena, ainda mais depois de ler este post e conhecer mais beneficios que eu ainda não conhecia. Adorei o post. Beijinhos, boa semana

  6. Apesar de ainda cara, tenho utilizado a chia com muito sucesso, tanto que a colocamos aqui em nosso hotel como opção no café da manhã. Aqui encontramos a marca RChia, de produção nacional. Abraços e felicidades. Syl.

  7. Bom dia Vânia.
    Já estou usando a chia para ajudar meu filho a perder peso, e está funcionando mesmo!
    Beijos querida!

  8. Olá Vânia,

    Conheci as sementes de chia há pouco tempo, já as utilizei algumas vezes e gosto, embora o seu sabor não se note por aí além…
    Sei dos seus beneficios para a saude mas o preço é muito pouco convidativo, dá para comprar só de vez em quando !

    Obrigada por, uma vez mais, nos trazer tão útil informação a respeito !

    Beijos

  9. Uso principalmente nas saladas, bolos e pão é uma forma excelente de se usar e ter os seus beneficios sem dar por isso 🙂

    E tenham uma vida com mais SAUDE…

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