Como aparece a celulite?

A celulite tem o pomposo nome de Lipodistrofia Ginóide. Sua origem está relacionada a fatores genéticos, mas o aumento de peso piora a celulite, por isso é importante manter o peso para minimizá-la. Quer saber mais, leia o artigo Alimentação Saudável Versus Celulite!

A gordura é uma reserva de energia que é armazenada pelo nosso organismo também sobre a forma de celulite. Se ingerimos excesso de calorias para o consumo no dia a dia, essa serão reservadas na forma de gordura.

Portanto, manter-se no peso ideal é um começo se você quer evitar a tão indesejada celulite. Devemos ingerir a mesma quantidade de calorias que são necessárias para o consumo energético diário. As guloseimas ficam na berlinda quando o assunto é celulite. Hábitos alimentares errados agravam o problema. Por isso, é imprescindível escolher alimentos saudáveis e usar suas propriedades a seu favor pode ajudar no combate aos furinhos.Alimentação Saudável Versus Celulite

Alimentação Saudável Versus Celulite

A celulite aparece principalmente na região das nádegas, coxas, abdômen também na nuca e braços.

A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, tendo a aparência de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, também com alterações na microcirculação e aumento do tecido fibroso.

O consumo de alimentos industrializados, com substâncias sintéticas, produz radicais livres, a má alimentação influencia no surgimento de inflamações no corpo, inclusive a celulite.

Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar você a se alimentar melhor. Para aconselhamento nutricional recomendamos consultar um nutricionista para fazer uma dieta calculada de acordo com o suas necessidades diárias e seu peso ideal.

Alimentação Saudável Versus Celulite

O que evitar?
  1. Sal em excesso, (Leia também10 Dicas para Diminuir o Sal nas Refeições) enlatados, congelados embutidos, biscoitos tipo snack, salgadinhos, batatas fritas, alimentos industrializados, gordura em excesso, frituras, produtos refinados, queijos amarelos, açúcar simples em excesso, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos processados.
  2. Longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome muito menos jejuar.
  3. Comer muito no jantar. À noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando as calorias sob a forma de gordura.
  4. Leia também: Elimine Maus Hábitos Alimentares e Perca Peso.
O que priorizar?
  1. Frutas e verduras ricas em líquidos e fibras solúveis de preferencia crús. Exemplos: banana, maçã, goiaba, hortaliças verde escuras. (Leia também: Sucos Desintoxicantes o que Precisamos Saber)
  2. A castanha do Pará, o gérmen de trigo, o arroz integral, a linhaça, o gengibre, vegetais folhosos e legumes.
  3. Proteínas magras.
  4. Chocolate amargo. (Leia também: Chocolate Amargo: o Aliado para uma Vida Saudável)
  5. Água é fundamental 2,5 litros em média por dia, mas também pode consumir água de coco e sucos naturais. (Leia também: Importância da Água na Alimentação)
  6. Fazer um maior número de refeições de pequena quantidade. (Leia também: Fatiar Alimentos em Pequenos Pedaços Pode Ajudar a Controlar o Peso)
  7. Comer mais no café da manhã e no almoço e menos no jantar. Durante o dia seu organismo vai consumir mais energia, gastando mais calorias. (Leia também: A Importância do Café da Manhã)
  8. Pães, massas e cereais integrais: são ricos em fibra e ajudam seu intestino a funcionar melhor. (Leia também: As Vantagens dos Cereais Integrais)
Como se comportar no dia a dia?
  1. Prefira a roupa não apertada, nem muito justa, em especial na cintura.
  2. Não utilize calçado apertado, nem saltos muito altos.
  3. Se a distância permitir, prefira andar a pé, esqueça os transportes.
  4. Evite o elevador.
  5. Pratique natação ou ande de bicicleta, se puder.
  6. Aproveite os fins de semana para caminhar.

Alimentação Saudável Versus Celulite!

Guloso e Saudável

Salvar

Salvar

14 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida!
    Celulites incomoda muito, mas o melhor é que tem jeito de eliminá-las, hehehe.
    Comigo esses furinhos não tem vez, queimo todos, nas minhas caminhadas e já tem um bom tempo que não tomo refrigerantes que tbm é um grande causador, rsrs.
    Sua postagem é 10, rica e esclarecedora!

    Beijos, ótima quinta!

  2. Bom dia Vânia querida, como sempre ótimos e esclarecedores posts. A celulite é uma senhorinha muito chata, que atrapalha a vida de muitas mulheres (e alguns homens), mas sempre tem meios de evitá-la ou acabar com ela, diferente infelizmente das estrias né? Muito bom, algumas coisas que vc mencionou eu desconhecia. Adorei. Beijinhos, ótima continuação de semana

  3. Bom dia Vânia!
    Muito boa postagem, gostei muito das dicas e sugestões… manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos é fundamental para evitar a celutite.
    Beijos, Oslaine

  4. Querida Vânia,

    Mais um belo e elucidativo artigo tão útil para a saúde !
    Claro que fiquei super contente em ver o meu querido Chocolate a actuar benéficamente neste lendário problema ! 🙂

    Beijnhos

  5. Nossa que post maravilhoso..
    Com dias que são tudo de bom e mais um pouco..
    Amei..

    Esses furinhos nos perseguem né? rsrs

    Um beijo minha linda.. e uma noite especial viu?

Deixe uma resposta