Você sabia que incluir gengibre na alimentação auxilia na perda de peso?

É uma raiz originária da Ilha de Java, na Índia e China, (o que chamamos de raiz é um caule subterrâneo com várias gemas e reserva, uma rizoma) que consumimos na culinária e na medicina. Tenha mais informação lendo o artigo Gengibre: Uma Poderosa Raiz!

O gengibre é um alimento termogênico, acelera o metabolismo, favorece a capacidade de queima da gordura corporal, além de ser bactericida, desintoxicante e melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório.

O gengibre e seus nutrientes:

Possui uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Essa substância é responsável pelo característico sabor picante do gengibre.

Gengibre: Uma Poderosa RaizGengibre: Uma Poderosa Raiz

As propriedades terapêuticas do gengibre devem-se à ação de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre e são: cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.

Benefícios do Gengibre: uma poderosa raiz

  1. A Organização Mundial da Saúde, OMS reconheceu a ação do gengibre sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas.
  2. Pesquisas realizadas com ratos na Universidade de Minesota, EUA, comprovam os efeitos do gengibre na prevenção do câncer intestinal. Os princípios ativos são o gingerol e a gengiberina, que têm ação funcional na prevenção de doenças crônico-degenerativas.
  3. Pesquisa da Universidade de Columbia, EUA, demonstrou que compostos do gengibre podem ter propriedades que auxiliam pacientes com asma a respirar mais facilmente.
  4. Hospital A.C. Camargo, São Paulo, Brasil, referência no tratamento do câncer, elaborou um cardápio incluindo o gengibre, que auxilia a combater os efeitos colaterais da quimioterapia – como náuseas e vômitos, etc.
  5. Combate problemas estomacais (enjoos, gases, indigestão, náuseas, perda de apetite). Auxilia também na digestão de alimentos gordurosos. Uma substância presente na raiz do gengibre compõe laxantes, antigases e antiácidos. Ainda combate o mau hálito, cólica menstrual e a ressaca.
  6. Alivia dores decorrentes das inflamações das articulações, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e a inflamação dos brônquios.
  7. Ainda o óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras.
  8. O gengibre tem um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo para a diminuição do sal no tempero os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajuda a eliminar as toxinas. 
Cuidados com o consumo de gengibre
  • Recomendamos que hipertensos graves ou pessoas com cálculos biliares não usem o gengibre ou antes aconselhem-se com vosso médico ou nutricionista.
Formas de consumir o gengibre

Essa raiz pode ser consumida das mais diversas formas, não é possível que você não aprecie nenhuma delas. Pode-se apreciá-la em chás, pratos quentes, sucos, pedaços e conserva (com um sushi, delícia!).

Recomendação de consumo dia
  • Estudo apontam que os benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 gramas de gengibre por dia.

Gengibre: Uma Poderosa Raiz

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

32 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida!
    Amei saber mais sobre as propriedades do gengibre, gosto muito de chá de limão e gengibre o sabor é tudo de bom.
    Obrigada pelas dicas e informações, valeuuu!

    Beijos, ótima semana!

  2. Bom dia Vânia!
    Eu uso muito o gengibre na minha cozinha, gosto muito desta raiz… vou usar mais ainda agora sabendo destas informações!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

  3. oi minha linda bom saber que serve para os bronquios vou fazer sempre ao meu pequeno ..amei
    linda ataca meu estomago kkkkk o ruim é isso mas adoro
    bjinhos doces e boa semana

  4. Vânia querida, o gengibre realmente é muito bom para nossa saúde, gosto muito dele para utilizar na cozinha e também qdo estamos com gripe e tosse, é um santo remédio. Adorei o post, sempre muito informativo. Beijinhos, ótima semana

  5. Bom dia, saudades do seu cantinho Vânia, mas tb a semana passada quase toda com virose, não fiz quase nada…
    Adoro gengibre e melhor ainda saber um pouco mais sobre suas propriedades.
    Beijinhos, boa semana

  6. Oi Vânia querida, sabe que eu adoro estes seus posts explicativos dos alimentos é sempre muito bom saber os benefícios e as melhores maneiras de consumi-los, adoro chá de limão com gengibre é tudo de bom, uma linda semana pra ti bjs !!!

  7. Boa tarde Vania

    Minha querida, como sempre informaçoes mais que importantes neste blog taooooooooo querida!!

    Gosto imenso de gengibre e ate uso bastante!!!

    Beijocas

    Margarida

  8. Vãnia eu consumo chá de gengibre quase que diariamente e realmente os benefícios são infindáveis, adorei saber mais um pouquinho.
    bjo

  9. Olá Vânia,

    O gengibre tem um sabor muito forte e caracterísitico, goso imenso mas tem que ser q.b. senão anula o gosto dos outros alimentos !

    Mais um belo artigo nos traz com informação super-útil.

    Beijinhos

  10. o gengibre pode até ser bom, mas quem tem problema de pressão alta ele é um perigo, pois eu tenho certeza que ele sobe a pressão, eu usava e não uso mais por precaução.

  11. Eu sou hipertensa, tomo remédio todos os dias, porém tenho tantas dores nas articulações que gostaria de fazer uso de gengibre , sobretudo todos dizem maravilhas para dores. Que eu sigo?

  12. Vania,
    o dr Alexandre Feldman (do enxaqueca.com) sempre fala do gengibre (chá, e acredito que de outras formas tb) no auxilio do tratamento da enxaqueca. E realmente alivia mto!

  13. Vânia, o gengibre não é uma raiz e sim um caule que fica enterrado conhecido como rizoma.

    Muito bom o artigo
    Abraços

Deixe uma resposta