O mamão tem mais vitamina C que a laranja, limão e mais licopeno biodisponível que o tomate…

O mamão também conhecido por papaia, é fruto do mamoeiro ou papaeira. Saiba mais lendo o artigo Mamão: Benefícios à Nossa Saúde!

O mamoeiro ou papaeira é uma erva semelhante a uma árvore da espécie do gênero Carica, especialmente de Carica papaya, pode atingir 10 metros de altura.

O mamão ou papaia são bagas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada. A polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por um arilo transparente.

Os nutrientes do mamão são: vitamina C, papaína, ácido cítrico, ácido hidrociânico, ácido málico, beta caroteno, licopeno, mucilagem, resina, serotonina, sais minerais, vitaminas A…

Mamão: Benefícios à Nossa SaúdeMamão: Benefícios à Nossa Saúde


Possivelmente o mamão originou-se no sul do México, mas hoje é cultivado na maioria dos países tropicais. O Brasil é o primeiro produtor mundial de mamão, com uma produção anual de 1.650.000 tonelada por ano.

O mamão ou papaia é um fruto que auxilia no aumento da qualidade de vida, pois as sementes, casca e polpa, possuem nutrientes benéficos à saúde.

A papaína é considerada uma mistura de enzimas presentes no látex do fruto verde, nas folhas e no tronco do mamoeiro.

Utilizada na indústria farmacêutica a papaína é associada a um curativo, funcionando com maior rapidez no processo de cicatrização, muito usado em tratamento de úlceras.

Na culinária a papaína é usada como amaciante de carne. Os índios preparam a carne envolvendo-a com  folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. A carne fica macia. 

Mamão: Benefícios à Nossa Saúde

Variedades de mamão ou papaia
  • Há mais de 57 espécies conhecidas, mas, no Brasil, são plantados comercialmente três tipos diferentes.
  • O mamão comum, papaia, o formosa, mas também existem o mamão da Baía, mamão macho e mamão da Índia.
  • O papaia e o formosa são muito bem aceitos no mercado, pelo sabor. O formosa, é maior, resiste melhor ao transporte, é mais doce, mais fácil de obter sementes e tem grande estabilidade genética.
  • Em Angola utilizam o nome mamão para identificar o fruto mais arredondado enquanto que papaia identifica o fruto mais alongado e mais adocicado.
Benefícios nutricionais do mamão ou papaia
  • O mamão maduro é um forte auxiliar digestivo pois 1 grama de papaína (enzima proteolítica, é um fermento solúvel componente do mamão) digere 200 gramas de proteína.
  • Possui maior teor de vitamina C que a laranja e o limão, um mamão médio fornece mais que o dobro de vitamina C da IDR – Ingestão Diária Recomendada.
  • Contribui para o equilíbrio ácido / alcalino do organismo.
  • Tem mais licopeno que o tomate. O licopeno da melancia e do mamão é muito biodisponível, em torno de 60%, enquanto o do tomate cru está em 13%, contra 70% do tomate cozido.
  • Auxilia na cura da prisão de ventre crônica comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago. É eficaz no controle da diabete, asma e icterícia, bom depurativo do sangue. Ainda é benéfico na alimentação da criança, pois favorece o crescimento.
  • Pode ser utilizado como uma máscara facial para maciez, funcionando como um peeling mais leve sendo considerado creme anti-idade.
  • Na medicina chinesa são utilizados como auxiliares de digestão, na limpeza de dentes, pois absorvem os resíduos alimentares e maduros são receitados para aliviar o muco excessivo, a disenteria e o reumatismo
Receitas com mamão ou papaia
  • Há inúmeras receitas em que o mamão é ingrediente. Consome-se o fruto maduro em sucos naturais com várias combinações, saladas doces e salgadas, doces, mas o doce de mamão verde é imbatível.
  • Com o miolo do caule do mamoeiro faz-se um doce exótico, pode-se ainda usar o mamão verde como legume, em saladas, sopas, ensopados de carne…
  • Os chineses fazem pickles de mamão com vinagre de maçã.
Receitas já publicadas com mamão ou papaia

O Mamão: Benefícios à Nossa Saúde

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

9 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia,
    eu amo mamão, e adorei todas as informações, eu não sabia que ele era tão bom pra saúde.
    Mais uma rica postagem, valeuuuu!

    Beijokas!

  2. VÂnia,

    Esta é uma fruta com a qual não estou muito familiarizada, confesso, por isso adorei ler esta sua publicação a respeito !

    Muito obrigada por toda esta informação !

    Beijinhos

  3. Vânia, gostei demais de saber sobre o mamão. Já conhecia algumas características do fruto como cura da prisão de ventre crônica; mas não fazia ideia dele ter mais vitamina C que a laranja e limão. Que surpresa! Gostei de saber que é bom como creme facial – detesto estes cremes faciais industrializados. Beijos, Paula

  4. o saber não ocupa espaço, e saber dessas coisas é muito importante, pois, a natureza é perfeita nos fornece tantas coisas que às vezes não sabemos e não desfrutamos, como é lindo e gostoso esse blog. que Deus os abençoe.

Deixe uma resposta