Quais alimentos são indicados para repor o colágeno?

A função do colágeno no nosso organismo é dar sustentação às células, mantendo-as unidas, com a diminuição do colágeno aumenta a flacidez e as rugas. O colágeno é essencial na pele, ligamentos, tendões, ossos e cartilagem. Saiba mais lendo o artigo Colágeno Como Repor Através da Alimentação!

Benefícios do colágeno

O colágeno minimiza a celulite, diminui a incidência das estrias, fortalece cabelos, unhas, aumentando a elasticidade da pele, atenua as rugas, linhas de expressão, melhora o aspecto do cabelo, deixando-o com mais brilho e vida.

Colágeno Como Repor Através da Alimentação

Colágeno Como Repor Através da Alimentação


O colágeno é produzido normalmente pelo nosso organismo, mas com o aumento da idade a partir dos 30 anos diminui a produção em cerca de 1% ao ano, a partir dos 50 anos o corpo produz cerca de 35% do colágeno necessário, provocando assim o aparecimento da flacidez, das rugas e da fragilidade articular.

A pessoa pode ingerir suplemento de colágeno em forma de cápsulas, balas e o liofilizado (havendo a necessidade de ingerir 10 gramas ao dia) mas o melhor mesmo é ter uma alimentação balanceada, associada à prática regular de atividade física e não esquecer a ingestão de água, assim conseguirá manter uma pele bonita e saudável.

Colágeno Como Repor Através da Alimentação

Fontes de proteínas magras
  • Carne vermelha magra, fígado bovino, frango, peixe, peru, carneiro, ovos, queijo magros e outras. É uma forma de estimular a produção de colágeno é ter uma dieta rica em proteínas magras.
Fontes de vitaminas C
  • Acerola, abacaxi, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morangos, pimentão e outras. A vitamina C auxilia na síntese do colágeno.
Fontes de vitaminas A
  • Bife de fígado, cenoura, batata doce, abóbora, manga, couve, pimentão vermelho, creme vegetal, gema de ovo, queijos magros, ostras, leite, cavala (peixe) e outras. A produção de colágeno é reforçada com a vitamina A.
Fontes de vitamina E
  • Óleos vegetais (soja, palma, amendoim, milho, girassol), azeite de oliva, azeite de palma, nozes, sementes de girassol, kiwi, gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes, grãos integrais, peixe e outras. É um agente antioxidante que potencializa a ação.
Fontes de Silício
  • Pinhão, pepino, nabo, morango, mel, aspargos, cebola, alho, alcachofras, banana, trigo, avelã, feijão, salsa, nabo, aveia, cevada e outras. O Silício orgânico é o nutriente responsável por aumentar a produção do colágeno no corpo.
Fontes de Selênio
  • Salmão, avelã, frango, castanha do Pará, farelo de trigo, ostras cruas, sementes de girassol secas, fígado bovino, camarão, farinha de centeio e outras. O Selênio potencializa a síntese de colágeno.
Fontes de Zinco
  • Castanha-do-pará, aveia, farelo de trigo, grão de soja, carne de aves, carne de boi, carne de carneiro, carne de porco, fígado de boi, leite de vaca, ostras e outras. O Zinco potencializa a síntese de colágeno.
Fontes de Cobre
  • Cacau em pó, farinha de soja, açúcar mascavo, lentilha, chocolate, amendoim torrado, aveia, amêndoa, brócolis, castanha do Pará, cogumelo e outras. Estimula a produção de colágeno.
O que devemos evitar
  • O fumo, o álcool, excesso de açúcar, a ingestão de gordura saturada, a poluição ambiental, sedentarismo.

Colágeno Como Repor Através da Alimentação

Guloso e Saudável

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14 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vânia!
    Obrigada por terem vindo ao nosso piquenique <3
    Cuidadosa como eu sou com a minha pele, vou precisar de muitos cuidados. E com o seu programa alimentar eu trato a pele e o estômago agradece alimentos tão saudáveis. Vou experimentar.
    Beijinhos.

  2. Vânia querida, adorei esse post, muito esclarecedor e aprendi muito, pois acredite ou não, sempre achei que o colágeno existia só em gelatinas hehe. Vivendo e aprendendo, obrigada pelo ótimo post. Beijinhos

  3. Boa noite Vânia,

    Outro excelente artigo cheio de informações preciosas para a nossa saúde ! 🙂
    Obrigada por partilhar !

    Beijinhos, bom fim de semana ! 🙂

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