Banana, conheça os benefícios da fruta mais consumida no mundo e acrescente-a ao seu cardápio …

A banana é um fruto alongado, de casca mole, com a polpa amarelada, carnosa, podendo mudar a tonalidade de acordo com a variedade. Um cacho pode ter mais de 60 kg, dependendo da variedade. Continue lendo sobre e Banana, Conheça os Benefícios da Fruta Mais Consumida!

É a fruta mais consumida no Mundo e também no Brasil, sendo um alimento energético, rico em carboidratos, sais minerais, como Sódio, Magnésio, Fósforo e, especialmente o Potássio. Apresenta predominância de vitamina A e C, contendo também as vitaminas B1, B2 e B6, possui pouca proteína e gordura.

O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes. As bananas são fontes de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal e é indicada reposição dos níveis de Potássio, hidrata e fornece energia para os músculos, minimizando as câimbras. No artigo saiba mais sobre – Banana, Conheça os Benefícios da Fruta Mais Consumida!

Banana, Conheça os Benefícios da Fruta Mais Consumida no MundoBanana, Conheça os Benefícios da Fruta Mais Consumida

Banana, Conheça os Benefícios da Fruta Mais Consumida no mundo
  1. A bananeira é uma planta originada da Ásia o caule é subterrâneo, dele nascem as folhas formando um tronco falso, que pode atingir até 8 metros de altura.
  2. As variedades mais cultivadas são: prata, nanica, maçã, terra, ouro e pacova. Cresce em áreas com muito sol e não suporta solos encharcados.
  3. O fato é que a fruta se adaptou ao clima, ao solo e ao paladar do brasileiro, que consome 27 quilos de banana por ano, 16 a mais que a média mundial. No Brasil a banana gera mais de 500 mil empregos diretos. A produção anual de 70 milhões de toneladas concentra-se na região tropical do planeta e o Brasil é o terceiro produtor, atrás de Índia e Equador.
  4. Segundo uma pesquisa elaborada por cientistas japoneses, a banana madura (que apresenta algumas manchas escuras em sua casca) produz uma substância chamada TNF (Fator de Necrose Tumoral), que tem a capacidade de combater, no interior do corpo humano, células que apresentam anomalias.
  5. De acordo com um estudo realizado em 2007 pelo Instituto de Pesquisa de Alimento e Nutrição, nas Filipinas, ingerir de duas ou três bananas por dia seria uma ótima maneira de combater a depressão.

As características das variedades de bananas mais vulgares no Brasil

Entre espécies cultivadas e selvagens, são quase mil tipos de banana espalhadas pelo mundo, todas identificadas pelo nome científico Musa.

Banana-nanica
  • Esta banana é conhecida também por banana-d’água, o nome de nanica deve-se à pequena altura da bananeira, é o tipo mais popular no Brasil. É considerada uma banana de mesa muito utilizada também para grelhar, em compotas, doces, bananadas e vitaminas. É considerada levemente laxante.
Banana-da-terra
  • Também é conhecida como banana de assar ou comprida ou chifre de boi é a maior banana cultivada no Brasil, pode chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até 500 gramas. É a variedade com maior quantidade de vitaminas A e C. É muito utilizada em pratos cozidos, assados ou grelhados.
Banana-prata
  • A grande vantagem desta variedade é ser mais durável, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. Possui polpa consistente e pouco doce, é indicada como banana de mesa, para grelhar, secar, fazer passas e para fazer bananada.
Banana-maçã
  • É das variedades mais saborosas, perfumadas, é uma banana de mesa, a polpa é muito macia e o aroma exalado lembra a maçã, indicam-na para crianças e idosos, pois é a variedade que tem a digestão mais fácil. Uma de suas características é prender o intestino.
Banana-ouro
  • Dizem ser uma variedade nativa do Brasil, das variedades populares é a menor, o tamanho é inferior a 10 centímetros, mas é um pouco mais calórica que as outras variedades. É mais encontrada no litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, possui uma polpa doce e perfumada, é uma banana de mesa.
Banana-figo
  • É uma banana com menos açúcar. Pode-se comer grelhada, cozida, assada ou em doces, compotas, bananadas e geleias.

Algumas receitas com banana

Acompanhamentos
Bebidas
Doces e sobremesas
Tortas e bolos
Pães e salgados
Peixes e frutos do mar
Massas:
Sanduíches

Banana, Conheça os Benefícios da Fruta Mais Consumida

Guloso e Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

13 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vània
    Que legal esse post!
    O meu marido me chama de “scimmietta” (macaquinha), pois como banana todos os dias e olha que aqui só tem banana-nanica que nem é a minha preferida:-)
    Um abraço
    Léia

  2. Boa tarde Vania

    Que informaçoes maravilhosas,,, olha que aqui por casa é um dos frutos mais apreciados…

    Beijocas

    Margarida

  3. Querida Vânia,
    belas informações, as bananas além de fazer bem à saúde
    são deliciosas, gosto de todo tipo de banana principalmente a banana maçã.

    Tenha uma semana super abençoada junto a sua família!
    Beijão ♥

  4. ola Vania, adorei a sua postagem… eu tambem adoro comer bananinhas e adorava ter uma bananeira. E pena que o clima nao deixe :s
    bjus

  5. Ótimas dicas amiga…
    Aqui em casa todos somos fãs de banana…
    Abraços e ótima semana.
    Camila Marinho.

Deixe uma resposta