Quem nunca teve seus momentos de ansiedade, não é mesmo?

Tem dias que realmente dá para contar nos dedos os momentos que conseguimos relaxar por completo. Saiba mais lendo o artigo Alimentos que Combatem Ansiedade!

Segundo os especialistas, a ansiedade é considerada uma reação normal do organismo. No entanto, é primordial saber distinguir quando essa passa a prejudicar o nosso cotidiano. Por isso, em momentos como esses, é recomendada a ajuda de um profissional.

A ansiedade gera uma séria confusões emocionais que reflete diretamente na saúde da pessoa. Quando em excesso, desencadeia a sensação de mal-estar e impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Ataques à geladeira e à dispensa são uma das ações comuns de quem sofre com ansiedade.

Alimentos que Combatem Ansiedade Alimentos que Combatem Ansiedade- Picolé de Banana e Chocolate Amargo

Há tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas é bom saber que a alimentação saudável pode também ser aliada nesses momentos difíceis. Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina.

Conheça alguns Alimentos que Combatem Ansiedade

Espinafre
  • Encontra-se nessa hortaliça uma vitamina antidepressiva natural muito potente, o folato (ácido fólico). O espinafre pode ser considerado um guerreiro contra a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.
  • Existem estudos realizados na Universidade da Califórnia apontando que o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, trabalham para se desfazer das substâncias que estão em excesso, “desenferrujando” o cérebro.

Banana

  • Estudos realizadas pelo Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovaram que esta fruta auxilia no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade por conta do alto teor de triptofano, auxiliar na produção de serotonina.
Frutas cítricas
  • O consumo desse tipo de frutas leva ao bom funcionamento do sistema nervoso e proporciona a sensação de bem-estar. Diversas pesquisas apontaram que as frutas cítricas apresentam vitamina C, que auxilia a reduzir a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenalina em reação a ansiedade, ao estresse e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo.
Carboidratos
  • Outro aliado nesse combate são os carboidratos complexos pois contêm serotonina, que podem ser encontrados em cereais na sua forma simples e integral, e das frutas mais adocicadas. Esses levam a elevação do nível de açúcar no sangue, causando bem-estar e disposição.
  • Alguns elementos que fazem parte desse grupo alimentar são a maçã, pães integrais, o arroz integral, a aveia, o feijão, as massas, a batata, o mel, a jabuticaba, as uvas.
  • A quantidade a recomendada é de 6 a 9 porções diárias.
  • Mais informações nos links: As Vantagens dos Cereais Integrais, Aveia as Vantagens no Consumo.
Carnes e peixes
  • Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o Magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade.
  • As carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância auxilia o organismo a controlar fisiologicamente a ansiedade.
  • A recomendação em relação às carnes e peixes é de 1 a 2 porções por dia, dê sempre preferência às carnes brancas e magras.
Chocolate
  • É muito fácil falar do chocolate, afinal todos já escutamos bastante sobre as propriedades calmantes que o mesmo possui. O que acontece  é que é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina.
  • A quantidade recomendada é 30 gramas por dia de chocolate preferencialmente amargo.
  • Mais informações no link: Chocolate Amargo: o Aliado para uma Vida Saudável
Leite, ovos e derivados magros
  • Todos são ricos em um aminoácido (triptofano), que atenua os sintomas de ansiedade. Esse aminoácido, quando alcança o cérebro, eleva a produção de serotonina, o conhecido hormônio da felicidade, que provoca as sensações de relaxamento e de bem-estar.
  • Recomenda-se o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.
Alimentos que devem ser evitados:
  • A cafeína, o álcool,  açúcar refinado (doces) e refrigerantes são os principais causadores da ansiedade e seus sintomas, são os inimigos das pessoas ansiosas.
  • Mais informações no link: Reduzir o Consumo de Açúcar faz bem à Saúde

Alimentos que Combatem Ansiedade

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vânia,

    Já tive muitos momentos de ansiedade. Hoje em dia consigo controlar-me e ultrapassar esses momentos

    Boa informação, pensei que açúcar acalmava …

    Beijocas
    Paula

  2. Ora eu devia tomar doses cavalares destes alimentos, em certas alturas. 🙂 É um lugar comum, mas no meu caso resulta sempre: o chocolate.

  3. oi vânia querida tudo bem ? este seu picolé esta divino mesmo ..ahhh ele me faz muito bem… lógico que depois vem a culpa de tiquinho mas bem tiquinho mas muto feliz
    bjinhos

  4. Boa tarde Vania

    Minha querida amiga, este post vem mesmo ao encontro do que eu preciso… como tomo medicaçao para a ansiedade agora sabendo quais os alimentos melhores sempre poderei controlar!!!

    Beijocas

    Margarida

  5. Boa tarde minha querida!
    Quando eu fico ansiosa não tenho fome, não desce nenhum tipo de alimento.
    Gostei muito das sugestões, alimentos perfeitos!

    Beijos, fica com Deus!

  6. Olá querida Vania !
    Excelente post, a mim ajudou-me bastante. Só sabia do chocolate e da banana.
    Sou um pouco ansiosa e muito nervosa, este post foi excelente para mim.
    Obrigado e um beijo.

  7. Oi Vânia! Que postagem interessante! Tem tudo a ver. Sabe, nos dias de ‘pico’ lá no trabalho faço isso: me alimento melhor – com carboidrato e carnes para ‘tranquilizar’, tem a ver com digestão. Geralmente como saladas e proteínas, mas em dias de maior ansiedade não dá. rs Beijos, Paula

  8. Querida Vânia,

    A minha ansiedade combato-a sempre com o mesmo ingrediente: chocolate ! 🙂

    No entanto, foi muito útil conhecer outros que também ajudam, adorei esta informativa publicação.

    Beijinhos

  9. Vania,
    às vezes vai tudo o que aparece á frente……O meu preferido CHOCOLATE!!!!!!.
    Sempre bem documentada, estou sempre a aprender contigo.
    Bjkas

  10. Vânia,
    Dei uma olhada nas suas publicações e me dei conta do quanto andei perdendo de informações valiosas e receitas saudáveis. Finalmente, estou instalada na nova casa e espero entrar no ritmo novamente, em todos os sentidos.
    Escolhi esse post para comentar não por acaso. Ansiedade é algo que vivenciei nesses primeiros meses do ano, desejando dar uma guinada na minha vida. Agora é só colher os frutos de todo o trabalho…
    Tenha uma ótima semana!!

Deixe uma resposta