Posso dizer que a receita de hoje surgiu simplesmente do acaso. Outro dia fui ao supermercado e enquanto estava na área de frutas e verduras me lembrei que já fazia um tempo que não preparava uma receita com batata doce. Bateu uma saudade. Comprei-a. Mas vocês não imaginam a surpresa que tive quando fui cortá-la e vi aquela cor super viva alaranjada. Não sei vocês, mas eu confesso que nunca havia visto essa variedade de batata doce. Depois de pesquisar, descobri que essa variedade de batata doce alaranjada é também chamada de  Beauregard e tem essa cor devido à elevada quantidade de beta caroteno, que se transforma em vitamina A no organismo.

Fiquei curiosa para saber se o seu sabor mudava também. Como já havia planejado, preparei a receita que estava em minha mente – a Batata Doce Chips. Curiosamente, na minha opinião, o sabor e a textura são similares a da batata que já conhecemos (embora que as batatas por mim utilizadas eram um pouco menos doce). Ou seja, ela é tão gostosa quanto.

E a receita de Batata Doce Chips, assada no forno, eu achei sensacional! Ficou do jeitinho que eu imaginava. Crocante e com o leve adocicado, característico da batata doce. Uma receita que pode ser preparada facilmente e rapidamente. Ótimo para aqueles momentos que você quer preparar uma lanchinho rápido! Fica a dica!

Receita de Batata Doce Chips

Batata Doce Chips

Categorias: Acompanhamentos
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo total de preparo: 55 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 50 gramas

Ingredientes

Batata Doce

Modo de preparo

  1. Nesta receita utilizei a variedade de batata doce alaranjada também conhecida por Beauregard.
  2. Preaqueça o forno a 180°C.
  3. Higienize, descasque e corte num ralador as batatas em fatias finas. Mergulhe na água gelada por 10 minutos.
  4. Escorra e seque as batatas com papel toalha e pincele dos dois lados com azeite, distribua por cima de uma assadeira antiaderente (caso não tenha assadeira antiaderente distribua em cima de folhas de papel alumínio, com a parte brilhante para dentro).
  5. Leve a Batata Doce Chips ao forno e asse por cerca de 40 minutos ou até dourar, sempre olhando e virando as batatas a cada 5 minutos.
  6. Polvilhe a Batata Doce Chips com sal light a gosto.
  7. Sirva a Batata Doce Chips.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 2,9 g Beta-caroteno: 2.750,5 μg
Cálcio: 8,5 mg Calorias: 92,3 kcal
Carboidratos: 12,7 g Colesterol: 0 mg
Ferro: 0,5 mg Fibras totais: 1,5 g
Fósforo: 12,5 mg Gorduras: 4,5 g
Gorduras monoinsaturadas: 3,2 g Gorduras poliinsaturadas: 0,5 g
Gorduras saturadas: 0,6 g Magnésio: 6 mg
Potássio: 96,5 mg Proteína: 0,6 g
Selênio: 0,4 μg Sódio: 19,6 mg
Vitamina A: 4.584,5 IU Vitamina C: 5,4 mg
Vitamina E: 1,2 g Vitamina K: 3,9 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

5

2

25 COMENTÁRIOS

  1. Vânia,
    um dia desses comprei batata doce e tive esta mesma surpresa! Ela era alaranjada, bem diferente da que eu conhecia no Brasil. Achei o sabor mais suave do que a rosa.
    Boa dica de preparo.
    Beijo

  2. oi querida eu adoro batata doce seja em pratos salfgados ou doces é sempre muito gostoso ..e adoro chips mtambém ..nos EUA é mauito mais comum que aqui n´mesmo ? bjão grandes

  3. Bom dia Vania la em casa p marido e que gosta de batata doce assada confesso que eu ando com vontade de experimentar de outra forma e essa sua me parece excelente ate mesmo porcausa dad criançad

    Excelente dica

    Beijocas

    Margarida

  4. Vânia, bom dia!
    Incrível encontrar esta receita hoje! Trabalho fora e pela manhã já penso no que vou preparar para o jantar. Deixeis as batatas doces separadas (só que as minhas são de outra qualidade – casca roxa) e iria procurar uma receita de batatas chips que outro dia vi em um programa de culinária. Sua receita “caiu como uma luva”.
    Aproveito para te contar que todos os dias, logo cedo, seu blog é o primeiro que eu consulto. Faz parte do meu ritual! Obrigada pelas dicas e receitas preciosas.
    Beijo
    Silmara

  5. Bom dia querida Vânia!
    Amo batata doce, e feita dessa maneira sequinha e crocante não dá pra perder, vou fazer, adorei a ideia!

    Beijinhos, fica com Deus!

  6. Olá querida, esta batata de cor alaranjada é muito comum nos Estados Unidos, o tempo em que morei lá consumia muito esta batata, que é deliciosa e tem uma bela cor, amei a sua receita, vou fazer!
    Beijos, Oslaine

  7. Tenho exatamente uma batata doce reservada, agora jà sei onde a utilizar, ficou com um aspecto mt delicioso, obrigado pela partilha amiga!

    Bjs grandes

  8. Não conhecia essa variedade de batata Vânia, que cor linda ela tem! Adoro batata doce, e assim assada, fininha, crocante hummm….deu vontade! Adorei. Beijinhos

  9. Vânia.
    Que bela dica!!!! Deliciosa, crocante e que bela cor tem esta espécie que eu não conhecia.
    Quer saber deu vontade, amanhã tenho feira, vou ver se acho e fazer.
    Beijinhos

  10. Vânia,

    Quem é que não gosta de batata frita, não é ?
    Nunca provei assim, com batata doce, mas parece-me delicioso, visualmente ficaram lindas, adorei a idéia ! :)

    Beijinhos

  11. Minha querida amiga, também gosto muito desta receita. Embora tenha feito com as batatas cortadas em palito. Fiquei muito curiosa para provar sua versão!!
    Bjos

  12. Oi Vania, como funciona a conservacao? Deve perder a crocancia,ne? Mas msmo assim, saberia dizer qnto tempo dura? Bjos

    • Olá Vanessa,
      Se não adicionar sal á batata doce chips, ficar bem sequinha e conservar em um recipiente bem fechado penso que deve durar 7 dias ou mais (cálculo meu, sem experiência, pois quando faço desaparece rapidamente).
      Beijo,
      Vânia

Deixe o seu comentário!