Tem tido problemas para dormir? Você sabia que a sua alimentação pode melhorar o seu sono?

Com o corre-corre do dia a dia, para muitas pessoas dormir 8 horas por dia é um verdadeiro luxo. No entanto, segundo estudo, os horários desse tipo de pessoas deve ser revistos.Saiba mais lendo o artigo a Alimentação Influi na Qualidade do Sono!

O estudo em questão foi realizado por pesquisadores de diversas instituições, como a Center for Sleep and Circadian Neurobiology, na University of Pennsylvania, nos EUA.

Alimentação Influi na Qualidade do SonoAlimentação Influi na Qualidade do Sono, Afirma Estudo – Doce de Tomate Caseiro

Saiba mais sobre Alimentação Influi na Qualidade do Sono

  • O estudo foi realizado com aproximadamente 4.500 pessoas, que faziam parte do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES).
  • Foram separadas em quatro categorias: aquelas que dormiam menos de cinco horas por noite, aquelas que dormiam entre cinco e seis horas por noite, aquelas que dormiam sete ou oito horas por noite e aquelas que dormiam mais de nove horas por noite.
  • Os especialistas levaram também em consideração os hábitos alimentares dos participantes.
  • A conclusão obtida através dos resultados foi que os entrevistados que tinham uma dieta mais rica e variada (mais saudável) alternando diariamente vitaminas, proteínas, carboidratos, sais minerais, fibras, sem bebidas alcoólicas e consumindo mais de 2 litros de água ao dia, estavam mais propensos a fazer parte do grupo que dormia de sete a oito horas (lembrando que esse é o tempo de sono aconselhado).
  • Já  os que não se alimentavam de maneira menos variada, dieta mais pobre, esquecendo alguns nutrientes (como vitaminas ou proteínas) e exagerando noutros nutrientes apresentaram maior chance de estar no grupo de pessoas que dormiam pouco.
  • As pesquisas também apontaram que as pessoas que dormiam pouco tinham um risco maior de diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade, enquanto que dormir demais pode estar associado à depressão.
  • Os pesquisadores então afirmam que a alimentação influi na qualidade do sono. Uma alimentação rica em oferta de nutrientes pode melhorar a qualidade de seu sono.
Dentre os nutrientes que ganharam maior destaque
  • Foi o licopeno, presente no tomate, melancia, goiaba; vitamina c, presente na acerola, laranja, mamão; selênio, presente em castanha do Pará, farinha de trigo, frango; teobromina, encontrada no cacau, chocolate negro, guaraná e ácido láurico, presente no óleo de coco, leite de coco, óleo de palma.

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Alimentação Influi na Qualidade do Sono, Afirma Estudo

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16 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!
    De facto uma alimentação cuidada e variada é uma mais valia para o bem estar gerla… era bom que mais pessoas tentassem segui-la, no fundo não é tão dificil assim…
    Obrigada pela partilha e pela chamada de atenção para esta questão!
    Bjs
    Paula

  2. Desde luego que la alimentación influye, lo tengo comprobado, cuando ceno mucho me cuesta dormirme. Suelo esperar a irme a la cama unas dos horas después de haber cenado. Las cenas tienen que ser ligeras, pero no por eso con falta de vitaminas, me ha gustado tu publicación, besos
    Sofía

  3. Querida Vânia,
    Um fantástico post e com informação interessantíssima. Eu durmo bem e só não durmo um bocadinho mais, porque a pequenita cá de casa não deixa :))!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

  4. Bom dia querida!
    Mais uma postagem maravilhosa, vc arrasou com essas dicas e informações preciosas, aprendi ainda mais com essa postagem!
    Valeuuuu!

    Beijinhos, fica com Deus!

  5. Gostei de saber, Vânia. Graças a Deus tenho uma boa qualidade de sono, mas já meu marido não dorme tão bem. Vou mostrar seu post para ele.
    Bj e obrigada por partilhar,
    Lylia

  6. Querida Vânia,

    Sempre com publicações úteis e muito interessantes… sempre a aprender !
    Gosto muito de dormir, adoro, e não passo sem as minhas 7 horitas de sono, pelo menos, senão ando o dia todo mal humorada e a dormir em pé ! 🙂

    Beijinhos

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