Acho que já deu para perceber que os meus pratos sempre tem como um elemento importante o azeite, não é mesmo? Como sei que assim como eu, muitas pessoas também tem o azeite bastante presente na cozinha, por isso compartilho hoje uma receitinha (ou uma dica) de como você pode fazer seu azeite ficar ainda mais rico em sabor o Azeite Aromatizado com Ervas.

Gosto muito dele por diversos motivos, desde o sabor especial que dá aos pratos até mesmo os benefícios já comprovados cientificamente que ele traz para a saúde. A verdade é que há as mais diferentes formas de preparar o Azeite Aromatizado com Ervas. Eu gosto bastante de aromatizar com duas ervas que sou fã – tanto que as tenho sempre em minha hortao alecrim e o manjericão. A junção de sabores resulta em um azeite de um sabor bastante marcante e agradável.

Um bacalhau, ou salada sendo temperados com o azeite aromatizado, imaginem que delícia, hein? E o melhor é que é tão rapidinho de aromatizá-lo! Só tem que ter paciência para deixar apurar o sabor, mas de resto é sem complicações. Ah, tem muita gente que prepara só mesmo como decoração por ficar tão bonito (como podem ver na foto). Mas, na minha opinião, é meio que um desperdício, pois seu sabor é incrível!

Atenção:

Na preparação do azeite aromatizado recomendamos que utilize de preferência um azeite com acidez menor que 0,8%, pode aromatizar com os mais diversos ingredientes como pimentas-do-reino e tomilho, alho, pimenta e alecrim, alho e manjericão, salsinha, pimenta caiena entre outras.

Receita de Azeite Aromatizado com Ervas

Azeite Aromatizado com Ervas

Ingredientes:
  1. 250 ml: Azeite de Oliva;
  2. 10 gramas: Alecrim fresco (1 ramo);
  3. 10 gramas: Manjericão Fresco (1 ramo).

Receita de Azeite Aromatizado com Ervas

Modo de Preparo:
  1. Não existe uma receita, ou um modo de preparo para preparar azeite aromatizado mas sim cuidados básicos, como:
  2. Esterilizar os vidros ou garrafas que vão ser usados com água quente e deixá-los bem secos. Depois dê vazão à imaginação é só inventar misturas e combinações a seu gosto.
  3. Deve higienizar os temperos in natura e secá-los muito bem pois aumentará assim a durabilidade do seu azeite.
  4. Caso queira prepara azeite aromatizado com pimentas, basta adicionar as pimentas a gosto ao azeite.
  5. Para preparar azeite aromatizado com ervas aromáticas frescas – aqueça levemente todo o azeite até cerca de 40ºC. Fazendo isso, quando adicionar o tempero ao recipiente ele ficará ainda mais aromático. Mas muito cuidado para não aquecer demais ou o azeite queimará, adquirindo uma tonalidade estranha e estragando o sabor desejado.
  6. Você pode fazer azeite aromatizado com alho (doure-o antes em uma panela), acrescente tomilho fresco, pimentas, sálvia fresca preencha no volume desejado, sempre seguindo as recomendações.
  7. As garrafinhas com azeite aromatizado devem repousar por cerca de 15 dias antes de usar para que o azeite pegue o sabor. Devem ser guardadas protegidas da luz (se for o caso envolvidas em papel alumínio).
  8. Pode aumentar o prazo de validade do Azeite Aromatizado se o conservar na geladeira.

Guloso e Saudável

Salvar

POSTS RELACIONADOS

24 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vânia, como foi de carnaval? Descansei muito. É bom ir para a praia de vez em qdo só para relaxar.
    Amei todas as sugestões, o azeite aromatizado fica delicioso.
    O seu está tão lindo…
    Beijinhos, bom restinho de semana.

  2. Bom dia VAnia… Eu tb costumo aromatizar o azeite lá em casa, ou para uso proprio ou para ofercer em ocasioes especiais!!! Gostei muito das suas dicas!!!

    Mega beijocas

    Margarida

  3. Querida Vânia,
    Adoro azeites aromatizados, mas tendo a comprá-los já prontos e são caríssimos. Tenho de pôr a preguiça de lado e começar eu a fazê-los.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

  4. Vânia, o azeite preparado assim fica muito bom, né…tenho sempre aqui.

    Adoro pirão de peixe e como você disse no post anterior, aqui também é como se fizesse parte da peixada, moqueca…etc.

    Bjuss!!!

  5. Olá Vânia 🙂
    Eu também dou preferência para o azeite, super saudável.
    E adoro aromatizado com ervas aromaticas. Por cá tenho de tudo na minha horta e em vasos, salsa, coentros, cebolinho, tomilho, alecrim, majericão (este secou!). Gostei da sua combinação. Costumo fazer só com alecrim, e é tão bom para temperar.
    Um beijinho.

  6. Olá minha amiga tudo bem? que delicia que é o azeite aromatizado, sempre utilizo em casa e faço os meus do meu jeitinho hehe, mas seu post está excelente, me tirou algumas dúvidas que tinha a respeito e servirá como uma luva nas minhas próximas receitas de azeites aromatizados. Adorei. Obrigada por compartilhar conosco. Beijinhos

  7. Amiga querida,

    O azeite aromatizado é uma mais valia nos pratos, tenho que preparar também, gosto tanto e acabo na preguiça… 🙁

    O seu tem aromas e sabores que adoro, ficou com uma cor fantástica… lindo e saboroso ! 🙂

    Beijinhos

  8. Fiz azeite aromatizado, segui todo o processo de esterilização. E limpeza das ervas (no caso alecrim), deixei 15 dias descansando, no escuro e bem tampado.
    Quando fui utilizar, apresentava-se embolorado (mofo) por dentro do vidro.
    Sabe me dizer porque isso aconteceu?

    • Olá Roberto,
      Bom dia!
      Certamente existiu algum erro no processo de esterilização do vidro, pois não poderia existir umidade no interior do vidro de azeite, (pois para existir mofo, tem de existir umidade) para eliminar esse problema na próxima vez utilize o vidro próprio azeite.
      Abraço,
      Vânia

  9. Oi Vânia me tire uma dúvida, mas as nutricionistas dizem que não pode esquentar o azeite, porque perdem as propriedas, e aí o que você me diz a respeito.

    • Olá Rosalva,
      Sempre que puder, não aqueça o azeite. Durante o aquecimento acima de 175ºC perde nutrientes de maneira mais considerável a vitamina E (mas para acabar a vitamina precisa de algumas horas de aquecimento).
      Se precisar aquecer para alguma preparação específica, aqueça sem culpa e use as menores temperaturas possíveis e pelo menor tempo. Mas mesmo aquecendo terá a maior parte dos nutrientes e a gordura boa (o ácido oleico) do azeite estará preservada.
      Se quiser conhecer mais leia nos links: Mitos e Verdades sobre o Azeite de Oliva, Azeite, o que Devemos Saber.
      Abraço,
      Vânia

  10. Olá. Para se usar especiarias como cravo , pimenta do reino preta, é aconselhável tostar antes e dar uma esmagada? se usar ervas secas, desidratadas, é o mesmo procedimento? Grata.

  11. Olá !
    É preciso retirar as ervas e o alho depois de 15 dias ? Pois gostaria de mantê-los pois fica tão mais bonito e continua pegando o gosto !
    Para deixá-los basta que eu desidrate as ervas ( coloque-as no forno) e doure o alho ? Ou tem alguma outra recomendação ? Esquento o azeite nesse caso ?
    Após colocar tudo no vidro, fecho imediatamente ?
    Fico no aguardo !
    Obrigada

    • Bom dia Ju,
      É preciso retirar as ervas e o alho depois de 15 dias?
      Não, pode manter por um tempo maior.
      Para deixá-los basta que eu desidrate as ervas (coloque-as no forno) e doure o alho? Ou tem alguma outra recomendação? Esquento o azeite nesse caso?
      Os processos descritos são eficientes, eu prefiro aquecer ligeiramente o azeite.
      Após colocar tudo no vidro, fecho imediatamente?
      Sim.
      Abraço,
      Vânia

Deixe uma resposta