Não consegue emagrecer? Organize o horário de suas refeições e emagreça!

Em estudo realizado na Universidade de Havard, nos EUA concluiriam que mesmo seguindo a mesma dieta, o grupo de pessoas que almoçavam mais cedo conseguiram perder mais peso que o grupo que almoçou mais tarde. Saiba mais lendo o artigo Organize o Horário de suas Refeições e Emagreça!

Dieta: Horário em que comemos pode ser fundamental na hora de emagrecer.

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Organize o Horário de suas Refeições e Emagreça

A pesquisa
  • Um estudo da Universidade de Havard, USA, publicado no Journal Of Obesity, concluiu que o horário em que a pessoa se alimenta pode ser tão fundamental quanto o que ela come.
  • A pesquisa avaliou mais de 400 pessoas que estavam com excesso de peso e concluíram que quem realizava a refeição do dia mais tarde (Ex. almoçava depois das 3 horas da tarde) tinha mais dificuldade para emagrecer do que quem faz a refeição mais cedo.
  • As etapas do estudo consistiram primeiramente em selecionar 420 indivíduos com excesso de peso que tiveram durante 20 semanas a chamada dieta do Mediterrâneo. Metade do grupo foi orientado para almoçar mais tarde (após as 15h) e o restante, mais cedo (antes das 15h). O almoço era tido como a principal refeição do dia afinal 40% das calorias totais eram ingeridas nela.
  • Pode interessar também: Dieta do Mediterrâneo: um Estilo de Vida
A conclusão
  • O estudo constatou que as pessoas que almoçaram mais tarde costumavam comer menos no café da manhã e eram propensas a pulá-lo. Ao final da pesquisa, esses tiveram  uma perda de peso muito menor do que o restante dos participantes. Também apresentaram uma menor sensibilidade à insulina, quadro que indica um risco mais elevado de diabetes. Ou seja, a ideia que comer menos leva a maior perda de peso foi desmistificada. Refeições menores não pareceram influenciar tanto na perda de peso.
  • Não existiu grande alteração de resultados mesmo levando em conta os gastos de calorias e a quantidade ingerida. Assim a conclusão do estudo foi que o que desempenha o papel mais importante na perda de peso é o horário das refeições (seguiram uma dieta do Mediterrâneo). Assim é recomendável a todos que precisam ou querem perder peso não esqueçam de que o horário em que comemos é importante para a perda de peso.

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18 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Vânia, bom dia! Está bem visto. Eu pelo menos nos dias em que tenho de correr de um lado para o outro e acabo por comer muito mais tarde noto logo que só faço disparates – perco a capacidade de comer nas doses certas, para compensar a falta até aí. É uma desgraça.

  2. Vânia,

    Excelente publicação, há de facto coisas que não temos em conta e que fazem toda a diferença !

    Eu almoço sempre entre as 12H00 e as 13H00, não por esse motivo, que eu desconhecia, mas porque não consigo almoçar muito tarde, parece que passa a hora e fico sem fome e depois já não almoço.

    Beijinhos

  3. Fantástico post Vânia e informação super útil, como sempre!
    Eu nem comento, pois sou um desastre em termos de horários de refeições…
    Beijinhos grandes,
    Lia.

  4. Muito interessante esse post Vânia, os horários das minhas refeições são todos descoordenados, cada dia é um horário diferente, esse post serviu como um alerta para mim e para a familia. Gostei demais. Obrigada. Bjocas

  5. Amiga Vânia.
    Como sempre seus posts além de instrutivos estão sempre nos alertando para ter uma boa saúde. Adorei saber mais sobre este assunto tão importante.
    Beijinhos

  6. Vania,
    É sempre bom saber estes pormenores que nos possam ajudar.
    Neste momento ( com os doces que ando a fazer) está difícil me concentrar numa dieta.
    Boa semana
    Bjkas

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