Para começar essa nova semana, apresento hoje para vocês uma saladinha muito especial que criei: a Salada de Repolho Refogado. Ela é deliciosa e, com tantas cores, também é riquíssima em diversos nutrientes como alfa e beta caroteno, vitamina A, Potássio e fibras. Além disso, a salada possui poucas calorias, gorduras e colesterol! Em outras palavras, é uma receita excelente para quem está lutando com a balança.

Li recentemente em uma pesquisa que pessoas que consomem grandes quantidades de repolho possuem menor probabilidade de desenvolver câncer de cólon – mais um bom motivo para que você experimente esta maravilhosa receita de salada!

Acredita-se que o repolho foi originado na Ásia Menor e que ele é um descendente selvagem de vegetais como a couve, a couve-flor e os brócolis. Curiosamente, na antiguidade, o repolho era cultivado pelos gregos e romanos que atribuíam-lhe a capacidade de tratar uma série de doenças.

Receita de Salada de Repolho Refogado

Se gostou desta Salada de Repolho Refogado não deixe também de conferir estas outras receitas de saladas de repolho que já publiquei aqui no Guloso & Saudável: Salada de Repolho Roxo, Damasco e Abacaxi, Salada de Repolho e Cenoura, Salada de Repolho Tropical, Salada Fria de Repolho Roxo, Salada no Abacaxi com Repolho Roxo.

Salada de Repolho Refogado

Categorias: Saladas
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo total de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 200 gramas

Ingredientes

  • 400 gramas: Repolho;
  • 350 gramas: Cenoura ralada;
  • 2 unidades: Alho dente;
  • 2 colheres de sopa: Cebola ralada;
  • 1 colher de sopa: Azeite de oliva;
  • 1 colher de chá: Creme vegetal sabor manteiga;
  • 130 gramas: Milho verde;
  • 3 colheres de sopa: Cebolinha verde;
  • 1/4 colher de chá: Sal;
  • 4 colheres de sopa: Vinagre de maçã.

Receita de Salada de Repolho Refogado

Modo de preparo

  1. Higienize as cenouras, o repolho, o alho, a cebola e a cebolinha.
  2. Rale ou processe a cenoura, corte o repolho ao meio, retire o miolo, centro duro, divida em quatro partes e corte em tiras fina, rale a cebola e pique a cebolinha. Reserve em separado.
  3. Em uma panela com água fervente junte a cenoura ralada e o repolho, coloque uma colher de sopa de vinagre e deixe por 3 minutos. Escorra e passe de imediato por água fria.
  4. Numa frigideira grill, ou panela antiaderente aquecida em fogo médio com o azeite (1/2 colher de sopa), o creme vegetal sabor manteiga, junte os alhos fatiados, a cebola ralada, refogue por 1 minuto, adiciona a cenoura e o repolho, uma pitada de sal, refogue mais 5 minutos.
  5. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 5 minutos.
  6. Numa saladeira monte a salada juntando a mistura da cenoura com o repolho, o milho, as azeitonas e a cebolinha.
  7. Tempere a salada misturando o restante do azeite com o vinagre de maçã e sal a gosto.
  8. Sirva a Salada de Repolho Refogado a acompanhar Peito de Frango Grelhado com Alecrim ou Peixe Grelhado com Alcaparras.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 6,7 g Alpha-caroteno: 3.049,2 μg
Beta-caroteno: 7.456,3 μg Cálcio: 113,7 mg
Calorias: 120,9 kcal Carboidratos: 18,8 g
Colesterol: 0 mg Ferro: 0,9 mg
Fibras totais: 4,7 g Fósforo: 93,7 mg
Gorduras: 4,7 g Gorduras monoinsaturadas: 2,7 g
Gorduras poliinsaturadas: 1 g Gorduras saturadas: 0,7 g
Magnésio: 38,1 mg Niacina: 1,8 mg
Potássio: 636,9 mg Proteína: 3,3 g
Selênio: 1,2 μg Sódio: 231,3 mg
Vitamina A: 15.216,7 IU Vitamina C: 36,3 mg
Vitamina E: 1,2 g Vitamina K: 56,6 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

POSTS RELACIONADOS

31 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Humm… eu já gosto muito de repolho refogado e assim temperadinho como salada deve ficar muito bom, vou experimentar… gostei da sugestão!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

  2. Bom dia querida Vânia!
    Começar a semana com essa salada linda e deliciosa bom demais!
    Adoro salada de repolho, sua receita é tudo de bom!

    Tenha uma semana super abençoada junto a sua família!
    bjs ♥

  3. Vânia,
    um dia desses tinha um pedaço de repolho là em casa. Acabei fazendo uma salada com ele cru, mas fiquei tentada em fazê-lo refogado. Da proxima vez, eu faço.
    Beijo

  4. Querida Vânia,

    Repolho faz parte da minha alimentação frequentemente, tanto em sopas como no arroz, adoro ! 🙂

    Adorei a forma como você o preparou nessa linda e colorida salada ! 🙂

    Beijinhos

  5. Olá, vi o seu link no blog da Lylia e resolvi fazer uma visita! Criei recentemente meu blog de receitas e estou visitando outros blogs para ter inspirações! Se você quiser conhecer, segue o link:

    Beijos

  6. Adoro repolho Vânia, especialmente refogado, mas nunca tive a idéia de fazer salada com ele assim, juntamente com o milho e a cenoura, além de delicioso, ficou com uma cor linda. Adorei a sugestão amiga. Bjocas. Ótima semana

  7. Obrigada pela visita, mas minha receita simples não chega aos pés das suas… que aliás…me apaixonei pelas receitas aqui. Ainda não fiz uma direitinho daqui, mas pego ideias e adapto…
    Blog lindo…

  8. Fabulosa receita. Adoro repolho e refogado fica doce e delicioso. As cores desta salada são super apelativas e atractivas!
    Beijinhos,
    Lia.

  9. Olá Vania, parabéns pela sua criação:) Só o aspecto colorido indica logo o quanto rica a salada é..
    Adorei ter passado pelo meu cantinho… estou mesmo contente com as minhas meninas, só não sei muito bem a raça delas, parecem-me ser uma misturada;)

    bjus
    Cila

  10. Achei a salada muito bonita e própria para quem está a fazer dieta, vou experimentar. Obrigada pela sugestão. Bom fim de semana.

    Annabella

  11. Menina qdo vi a receita, achei que era muito boa vou fazer amanhã mesmo. sim pq hj fiz Repolho Cremoso de 5 minutos e minhas filhas gostaram muito. Imagina esta.Um abraço.

  12. Olá, gostei muito da salada, mas só não entendi se tenho que ferver o repolho durante os 3 minutos, ou apenas coloca -los na água fervente…???

    • Olá Maria Isabel,
      “Em uma panela com água fervente junte a cenoura ralada e o repolho, coloque uma colher de sopa de vinagre e deixe por 3 minutos. Escorra e passe de imediato por água fria.” Após a água ferver junte a cenoura ralada e o repolho, coloque uma colher de sopa de vinagre e deixe por 3 minutos, após o tempo desliga o fogo e continua a receita.
      Abraço,
      Vânia

Deixe uma resposta