Dieta do Mediterrâneo: um Estilo de Vida

9

Conheça as tradições alimentares dos países Mediterrâneos que são um estilo de vida!

Dieta do Mediterrâneo, como o próprio nome sugere, faz parte dos hábitos alimentares dos locais banhados ou com temperaturas características do Mediterrâneo.

Onde se situa o Mediterrâneo?

Para quem não se lembra, o Mar Mediterrâneo é um mar situado entre os Continentes Europeu e Africano, sendo considerado pelos geógrafos como um “Braço do Atlântico. O clima é quente temperado com verões quentes, secos e invernos amenos e úmidos.

O sul de Portugal embora não seja “banhado” pelo mediterrâneo, sofre a influência de duas correntes marítimas semelhantes do mediterrâneo, uma submarina vinda do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico e outra superficial ida Atlântico para o Mediterrâneo.

Dieta do Mediterrâneo: um Estilo de VidaSalada Colorida


Dieta do Mediterrâneo: um Estilo de Vida

O primeiro registo escrito da Dieta do Mediterrâneo é o famoso Regime de Salermo (Século XI), que descrevia sobre o modo de comer em volta do mar interior e as vantagens para a saúde desse modo de comer.

Após o primeiro registo escrito, a Dieta do Mediterrâneo continuou a ser praticada através dos séculos. Ela foi redescoberta (em estudos por volta de 1950) pelo Dr. Ancel Keys Benjamin, cientista americano que estudou a influência da dieta sobre a saúde e assim ficou famosa.

A Dieta do Mediterrâneo é um estilo de vida tipico, que cultua a tradição do preparo e os ingredientes, embora que adaptados à evolução tecnológica.

É uma combinação em harmonia de vários “elementos” como: o sol, o mar, o culto pela tradição, o estilo de vida moderado e a atividade física, devido muitas vezes à profissão.

Quais alimentos constituem a dieta?

Produtos naturais da região como: o azeite, os cereais, vinhos, hortaliças, verduras, legumes, frutos frescos e secos, ervas aromáticas, peixe, leite e derivados, pouca carne, mel, doces caseiros (consumidos esporadicamente).

pizza_bacalhau_abobrinha_fPizza de Bacalhau e Abobrinha

É de ressaltar a preparação das refeições é feita através de receitas simples. Também a existe uma  diferenciação entre o que é festa e o que é o consumido habitualmente.

As refeições são distribuídas ao longo do dia com quantidade e variedade adequada de comida. As refeições são adaptadas  às estações do ano e aos ingredientes da época.

Esta dieta é um padrão alimentar que envolve o tipo do alimento consumido e os hábitos que fazem dele um dos mais saudáveis do mundo. Caracteriza-se entre outras coisas, pelo facto da quantidade de alimentos ingeridos ser adequada às necessidades do organismo.

Dieta do Mediterrâneo: um Estilo de Vida

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

9 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia, bom dia!
    Eu não conhecia essa dieta, se todo mundo aderisse essa
    dieta, poderíamos viver por longos anos.
    Os pratos são lindos, saudáveis e irresistíveis!
    Parabéns por mais esta postagem tão maravilhosa,
    me enriqueço todas as vezes que venho aqui!

    Beijos ♥

  2. Vânia, bom dia!
    Seus posts são muito enriquecedores, saio sempre com novidades daqui.
    Não conhecia essa dieta. Mas é muito interessante.
    Bom feriado ao lado dos seus, querida
    Beijinhos
    Aninha

  3. Vãnia querida não conhecia essa dieta, super interessante, e o que é melhor pode-se consumir pratos lindos e saudáveis. Linda a salada, mas o que moe conquistou mesmo e logo de cara, foi essa pizza de bacalhau e abobrinha. Nossa…dos deuses. Linda. Bjocas. Bom feriado amiga

  4. Olá Vania !!!
    para mim a dieta mediterranea é sem duvida a mais saudavél ! Belo post !
    Obrigada por postar sempre artigos tão interessantes.
    Beijinhos e bom fim-de-semana !

  5. Oi Vânia, eu já conhecia a dieta do mediterrâneo, que é riquíssima na diversidade das cores e sabores.
    Parabéns pela bela postagem!
    Beijos e um ótimo feriado!

  6. oi amiga querida tudo bem?? essa dieta mesmo é a mais saudavel..eu adorei as dicas e as receitas são tudo de bom mesmo ..bjinhos bom feriado

  7. Uma salada magnificamente colorida e uma pizza de bacalhau com um aspecto de babar fazem desta publicação sua um luxo, Vânia !
    Adorei ! E adorei saber um pouco mais acerca dessa dieta, a qual acabamos também nós por a consumir por aqui se bem que nem sempre…
    Eu sempre que posso, adopto o peixe para refeição !
    Adoro !

    Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui