Salmão Curado Nórdico ou Gravlax

18

Acho que comentei com vocês que por conta do emprego do meu marido, chegamos a viver em diversas regiões do nosso Brasil. Uma delas foi São Paulo. E posso dizer que lá tive a felicidade de fazer maravilhosas amizades. Uma delas foi a minha querida amiga Anne. A Anne por ser sueca pôde me ensinar esta receita incrível de Salmão Curado Nórdico ou Gravlax de uma maneira bem original – o que é um privilégio.

Mas digo privilégio mesmo! Porque esta receita é realmente espetacular, na minha opinião. Olha, para quem gosta de um salmãozinho fresco, cru, não tem como não apreciar essa receita, o sabor do salmão curado está entre o salmão cru e o defumado! Super saboroso, o tempero do endro ou dill e da pimenta do reino dá um toque característico a receita. Enfim,  digo que todos deveriam experimentar o Salmão Curado Nórdico ou Gravlax! Afinal, é sempre bom estarmos abertos para experiências novas. Muitas vezes nos surpreendemos!

E algumas curiosidades sobre o prato:

O Gravlax é um prato de origem escandinava, que surgiu, segundo a lenda, quando pescadores cobriam os seus peixes com sal e os enterravam na terra para que eles curassem por alguns dias. O termo “grav” significa túmulo, ou seja, buraco no chão “lax” significa salmão.

Receita de Salmão Curado Nórdico ou Gravlax

Salmão Curado Nórdico ou Gravlax

Categorias:Peixes e frutos do mar
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:8 porções
Tempo de preparo:15 minutos
Tempo total de preparo:48 horas
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Sueca
Porção:125 gramas

Ingredientes

  • 1 quilograma: Salmão fresco filé;
  • 6 colheres de sopa: Cebolinha verde;
  • 1 colher de sopa: Pimenta-do-reino.
  • Obs. Vão ser também usadas 2 colheres de sopa de sal grosso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Modo de preparo

  1. Um cuidado primordial é comprar o salmão fresco em local seguro e que tenha boa qualidade.
  2. O salmão deve ser um único filé com aproximadamente 1 kg sem a espinha central e a pele.
  3. Higienize a cebolinha ou (utilizei cebolinha pois não encontrei endro, também conhecido como dill) pique-a. Reserve.
  4. Coloque com luvas o salmão dentro do refratário ou assadeira e tempere dos dois lados com o sal grosso, a pimenta-do-reino moída na hora e a cebolinha picada, se desejar pode envolver o salmão em filme plástico.
  5. Para fazer pressão coloque sobre o salmão outro refratário e dentro junte mais 2 kg para aumentar o peso e deixá-lo dentro da geladeira por 2 dias.
  6. A cada 12 horas deve secar com uma tolha de papel o refratário por debaixo do salmão e vire-o, leve-o novamente á geladeira.
  7. Após os 2 dias retire o salmão curado da geladeira, desembrulhe do filme plástico e lave-o em água corrente. Seque-o bem com papel toalha.
  8. Com uma faca afiada corte o salmão curado em laminas.
  9. Sirva o salmão curado em canapés, saladas, massas, pizzas, omeletes ou simplesmente puro!

Obs. O Salmão Curado Nórdico ou Gravlax pode ser conservado por até 1 semana na geladeira ou 1 mês no freezer, desde que bem embalado em filme plástico.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:0 gBeta-caroteno:1,2 μg
Cálcio:19,7 mgCalorias:180 kcal
Carboidratos:0,6 gColesterol:68,8 mg
Ferro:1,3 mgFibras totais:0,3 g
Fósforo:252,2 mgGorduras:8 g
Gorduras monoinsaturadas:2,6 gGorduras poliinsaturadas:3,2 g
Gorduras saturadas:1,2 gMagnésio:38,8 mg
Niacina:9,8 mgPotássio:627 mg
Proteína:24,9 gSelênio:45,7 μg
Sódio:55,5 mgVitamina A:154,8 IU
Vitamina B12:4 μgVitamina B:1 mg
Vitamina C:1,2 mgVitamina K:1,3 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

18 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vania, achei esta receita super prática e parece ficar muito bom! Eu estou sempre aberta para experimentar coisas novas e acho que este salmão curado será uma destas, amei a receita.
    Beijos, Oslaine.

  2. Querida Vânia, bom dia!
    Salmão é tudo de bom e bem preparado assim melhor ainda.
    Obrigada por compartilhar amei essa receita, delícia!

    Beijinhos, fica com Deus!

  3. Vânia, adoro salmão cru, feito dessa forma, deve ficar realmente um espetáculo, gostei demais. Na faculdade eu tinha um amigo da Islândia, ele trouxe o tubarão para experimentarmos que fica embaixo da terra, deve ser mais ou menos o mesmo procedimento original né? não tive coragem de experimentar, cheirava muito forte…hehehe
    Beijos,
    Aninha

  4. Querida Vânia, esse salmão nunca provei,mas a julgar pela foto e descrição que vc deu a ele, deve ser uma delicia
    Minha mãe era iugoslava e contava-nos que quando era criança, minha avó que morava perto do mar, pescava sardinhas frescas e colocava-as em um barril, em camadas intercaladas com sal. Ficava dias nesse barril e as sardinhas ficavam uma delicia. Deve ser mais ou menos parecido com o que vc disse sobre os pescadores no post. Seu salmão ficou lindo e super apetitoso. Gostei muito. Beijinhos

  5. Amiga Vânia.
    Salmão eu posso comer.Adoro salmão, cozido, assado, grelhado, na churrasqueira, cru, defumado de todas as maneiras. Vou fazer desse jeito que não conhecia. Beijinhos da Gina

  6. Bommmmmmmmm dia Vania… Olhe que eu fiquei babando com esse salmao viu?? Nunca tinha pensado fazer uma delicia assim, mas claro a pasta das receitas a experimentar esta aumentado e essa é mais uma que vai para lá… aqui em casa todos gostamos muito de salmao, uma verdadeira delicia!!!!

    Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem

    Margarida

  7. Essa forma de preparar salmão realmente faz sucesso, mas concordo contigo: temos que tomar certos cuidados por se tratar de peixe, e ainda mais em estado natural.
    Preparado assim com tanto capricho e esmero como você fez, fica sensacional!

    Parabéns, ficou mesmo divino!

  8. nossa…. isso deve ser uma delícia!
    fiquei salivando com a ideia.
    fiquei pensando se não tem algum suporte vazado, que facilite o trabalho (em vez de ficar abrindo para secar o líquido, alguma forma de deixar um espaço para o líquido cair), mas não conheço nenhum da forma como pensei

    :/

    beijos e parabéns pelo salmão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui