Acho que já falei em alguns momentos no blog que o exótico me atrai. Adoro experimentar comidas das mais diferentes possíveis. Sou super aberta para provar os mais diferentes sabores. Hoje trago para vocês um suco de um fruto que muito provavelmente muitos de vocês não devem conhecer, o Suco de Tamarindo.

Algumas informações para conhecer um pouco mais desse fruto: “O tamarindo (veja as fotos do fruto abaixo) é originário da África, de onde se dispersou por todas as regiões tropicais. O tamarindeiro ou tamarineiro é uma árvore frutífera e bastante decorativa, podendo chegar aos 25 m de altura.”

Enfim, este suco já há bastante tempo é servido aqui em casa e todos adoram. Meio azedinho e bastante refrescante, é super saboroso, é ótimo para ser servidos nas refeições (e fora delas também! rsrsrs). E, além de ser maravilhoso, ainda traz várias vantagens para o nosso organismo. O fruto apresenta propriedades fitoterápicas por ter características laxativas, é bastante recomendado para curar males do intestino, sobretudo prisão de ventre.

Quem ainda não o conhece este suco, procure o tamarindo (polpa ou fruto) no supermercado em sua cidade, vale a pena conhecê-lo! É uma pena que infelizmente nem todos o encontrarão. Aqui no nordeste é mais fácil de encontrá-lo. Se vierem de férias para cá, já sabem, né? O suco de tamarindo tem que estar no cardápio!

Ótimo final de semana!

Receita de Suco de Tamarindo Natural

Suco de Tamarindo Natural

Categorias: Bebidas, Liquidificador
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 250 ml

Ingredientes

  • 150 gramas: Tamarindo polpa;
  • 1 litro: Água gelada.

Receita de Suco de Tamarindo Natural

Modo de preparo

  1. Se não encontrar a polpa à venda, se comprou o tamarindo “in natura” deverá higienizar o tamarindo e descascá-lo.
  2. Coloque num copo de liquidificador 150 gramas de polpa de tamarindo, açúcar ou adoçante a gosto e 1 litro de água bem gelada, bata o suco por aproximadamente 1 minuto.
  3. Passe o suco por uma peneira.
  4. Sirva de imediato o suco de tamarindo natural gelado.

Obs. Os sucos de frutas naturais, após prontos perdem rapidamente os seus nutrientes.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 21,5 g Beta-caroteno: 6,8 μg
Cálcio: 32,8 mg Calorias: 89,6 kcal
Carboidratos: 23,4 g Colesterol: 0 mg
Ferro: 1,1 mg Fibras totais: 1,9 g
Fósforo: 42,4 mg Gorduras: 0,2 g
Gorduras monoinsaturadas: 0,1 g Gorduras poliinsaturadas: 0 g
Gorduras saturadas: 0,1 g Magnésio: 37 mg
Potássio: 235,5 mg Proteína: 1,1 g
Sódio: 15,5 mg Vitamina A: 11,3 IU
Vitamina C: 1,3 mg Vitamina K: 1,1 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

18 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vania!!

    Amiga realmente eu nao conhecia esse fruto, vou ver se encontro a sua polpa quando for ás compras, fiquei curiosa, pq tal como vc eu tb gosto muito de experimentar novos sabores e comidas exoticas, sou muito aberta tb!!!

    Bom final de semana!

    Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem!

    Margarida

  2. Olá Vânia :)
    Também eu adoro o exótico e o desconhecido.
    Quero sempre conhecer coisas novas, sabores diferentes.
    Ora cá está uma coisa que nunca provei, o tamarindo!
    Um beijinho,
    bom fim-de-semana.

  3. hummm amiga eu adoro tamarindo ..aqui em casa quando acho ele no mercado ou na feira eu compro .pois é divino mesmo ….amiga como é bom provar as delicias exoticas não é mesmo??? amei seu suquinho amiga bjokas bom domingo

  4. Vânia amiga.
    No condominio da minha casa, tem muitas árvores carregadinhas de tamarindo, acho que já falei, mas lá as árvores todas são de frutas, e os moradores apanham-as para consumo. Já fiz geléia de tamarindo que ficou muito boa, mas o mais engraçado é colher as frutas…é uma delícia e uma brincadeira!!!!! Beijinhos da Gina.

  5. Querida Vânia,
    na casa da minha sogra tem um pé enorme de tamarindo,
    senti o sabor azedinho aqui……hummmm…..o suco é delicioso.
    O molho de tamarindo p/ acompanhar carnes é tudo de bom!

    Beijos, vc arrasa com seus posts!

  6. Querida Vãnia adoro tamarindo mas já a muito tempo que não aprecio essa frutinha azedinha de dar água na boca. Nunca provei o suco, deve ser tão bom quanto a fruta. Vou ver se acho no mercado municipal da minha cidade, pois é um fruto meio dficil por essa bandas. Ficou uma cor linda seu suco. Beijinhos ótimo finalzinho de domingo e uma excelente semana

  7. Oi Vânia! Enviei um comentário mas deu erro. Nele disse que seu post me trouxe lembranças de minha viagem aos Estados Unidos onde tomei suco de tamarindo pela primeira vez. Fiquei hospedada na casa de mexicanos e eles apreciam muito essa bebida. Depois que voltei para cá, só encontrei tamarindo em pó, que não é a mesma coisa. Agora, após ler seu post, ficarei atenta às banquinhas de frutas dos sacolões e supermercados. Assim que encontrar os tamarindos, volto aqui para fazer o suco de acordo com sua receita. Beijos e boa semana! Paula

  8. Olá Vânia,

    De facto não conheço esse fruto, os frutos exóticos não abundam em Portugal e penso que tem a haver com o clima !

    A cor desse sumo é linda, gostaria de provar, talvez um dia eu encontre !

    Beijinhos

  9. que sorte tenho um pé de tamarino bem perto da porta da cozinha no sitio, a arvore é linda com flores pq, e fruto delicioso…

  10. pessoal alguém conhece uma forma mais pratica de descascar tamarindo?????pois tenho uma quantidade grande para descascar e de forma manual e muito demorada,,,,

  11. pessoal alguém conhece uma forma mais pratica de descascar tamarindo?????pois tenho uma quantidade grande para descascar e de forma manual e muito demorada.

Deixe o seu comentário!