Tofu Caseiro

37

Antes de tudo, tenho que dar os créditos desta receita à nossa amiga Mel Sacramento, que muito gentilmente compartilhou a receita que sua mãe prepara de Tofu Caseiro. Graças a ela podemos saborear esta maravilha, super saborosa e repleta de nutrientes.

Vale lembrar que o queijo tofu (é de soja), é um queijo sem lactose. Recomendado para quem sofre de intolerância à lactose, não consome açúcar, ou deve minimizar o consumo de gordura saturada e Sódio.

Como é uma receita caseira, pode controlar tudo o que é posto em seu tofu. Enfim, sem dúvidas, vale a pena testar este tofu, considero esta receita de tofu bastante fácil e só leva 3 ingredientes!

O que exige é só um pouco de paciência para esperar os dois dias, mas acho que dá para aguentar, não é mesmo? Garanto que a espera vale totalmente a pena, viu?

Sirva e utilize o tofu caseiro da forma habitual, em massas, sanduíches, canapés, torradas, no link temos receitas com tofu.

Receita de Tofu Caseiro

Tofu Caseiro

Categorias:Patês, pastas…
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:35 porção
Tempo de preparo:5 minutos
Tempo total de preparo:15 minutos (+ 2 dias)
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Japonesa
Porção:40 gramas

Ingredientes

  • 1 litro: Leite de soja culinário;
  • 200 gramas: Amido de milho;
  • 200 gramas: Creme vegetal sem sal.

Receita de Tofu Caseiro

Modo de preparo

  1. Numa panela antiaderente leve todos os ingredientes ao fogo, (caso deseje pode adicionar 1 colher de chá de sal) misture bem para conseguir uma mistura homogênea (com textura de mingau duro).
  2. Assim que a mistura do tofu ferver, conte de 7 a 10 minutos e desligue o fogo.
  3. Coloque a mistura do tofu em uma vasilha plástica e dê a forma que desejar (utilizei as próprias embalagens do tofu) e em formas de louça.
  4. Deixe esfriar e leve a mistura do tofu à geladeira.
  5. Deixe a mistura do tofu curar por dois dias na geladeira, os tofus feitos em formas de louça ficaram com mais consistência.
  6. Sirva e utilize o tofu caseiro da forma habitual, em massas, sanduíches, canapés, torradas ou estão aqui algumas receitas em que pode utilizar o tofu: Pasta de Tofu, Maionese de Tofu, Cheesecake de Tofu com Morango, Mousse de Maracujá com Tofu.

Obs. O prazo de validade do tofu, mantido na geladeira é de 4 a 7 dias, varia da esterilização e temperatura do tofu.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:0,1 gBeta-caroteno:71 μg
Cálcio:44,5 mgCalorias:51,9 kcal
Carboidratos:6,3 gColesterol:0 mg
Ferro:0,2 mgFibras totais:0,1 g
Fósforo:28,8 mgGorduras:1,6 g
Gorduras monoinsaturadas:0,5 gGorduras poliinsaturadas:0,6 g
Gorduras saturadas:0,2 gMagnésio:5 mg
Potássio:28,8 mgProteína:0,9 g
Selênio:1 μgSódio:12,1 mg
Vitamina A:264,8 IUVitamina B:0 mg
Vitamina B12:0,4 μgVitamina K:6 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

37 COMENTÁRIOS

  1. Eu nunca provei. Não tenho parâmetros sobre a feitura, mas acredito que a dica deve deixar um sanduíche ainda mais gostoso. Muito bom!

  2. Vânia querida, obrigada pelas palavras carinhosas no blog enquanto estive doente, fiquei muito feliz com o que escreveu, acabamos formando uma família virtual e a afeição sempre sincera faz toda a diferença!
    Tofu caseiro é novidade para mim, quanta coisa boa vi aqui hj…
    Beijinhos
    Aninha

  3. oi vania querida tudo bem? que delicia tofu eu ja adoro e caseiro é mais gostoso ainda ..parabens amiga sempre inovando na cozinha ..parabens eu amei vou tenbtar depois fazer aquele peixe assado
    bjokas

  4. Bom dia Vâninha que receita interessante, se eu te falar que nunca comi tofu você acredita? Não pela falta de vontade mas por aqui aonde moro ser difícil encontrar determinados produtos e alimentos, eu gostei muito dessa receita já foi para o meu caderninho.
    Abraços.
    Camila Marinho.

  5. Olá Vânia!!! Fico feliz que tenham aprovado a minha receita!!! De fato é uma ótima opção em sanduiches, torradas,biscoitos…


  6. Mel Sacramento:

    Olá Vânia!!! Fico feliz que tenham aprovado a minha receita!!! De fato é uma ótima opção em sanduiches, torradas,biscoitos…
    Ah, vale ressaltar que esta receita não pode ser congelada, pois fica quebradiço e perde o sabor.

  7. Vânia querida vc sempre surpreendendo, nunca pensei que poderíamos fazer tofu em casa e que fosse tão fácil. Tenho que experimentar. Aprendi a gostar do tofu, depois que aprendi como prepará-lo. ótima receita amiga. Beijinhos

  8. Oi Vania bom dia :D!!!

    Eu uso imenso o tofu aqui em casa em saladas, no pao, mas ele é um pouco caro aqui em Portugal… Agora podendo prepara-lo em casa é uma verdadeira delicia… hummmm mais uma receita para experimentar!!!

    Mega beijocas

  9. Adorei, vai ajudar demais nas minhas receitinhas lights que nem sempre consigo achar todos os ingredientes aqui no UK. Vânia estou contando os dias para ir ao Brasil. beijos

  10. Oi Vânia vou fazer o tofu, vc me indicaria qual leite de soja pra esta receita. Podes me passar direitinho? Obrigada

  11. Mas não tem como este blog…qdo eu ia imaginar de fazer tofu caseiro…quandooooooooo…obrigado amigas…valeu e muiiito

  12. Olá Vânia,

    Nâo era conhecedora de uma receita assim !
    Conheço e já provei tofu mas pensei que não se pudesse fazer em casa !

    Boa sugestão !

    Beijos

    • Olá Natalina,
      Pode preparar o tofu caseiro a partir do leite de soja culinário à venda nos supermercados, tal como eu fiz, ou a partir de leite de soja em pó, transformando-o em líquido seguindo as instruções do fabricante.
      Abraço,
      Vânia

  13. Gostei muito da receita e vou fazer, minha filha é vegetariana e ela vai gostar, mas a qtdade é grande e eu gostaria de saber se posso congelar o tofu ??? Muito Obrigada desde já pela atenção !!!!

  14. Já faço o tofu tradicional, vou experimentar este, sou casado com descendente oriental, vou fazer o leite de soja e tentar fazer do seu modo me parece bem mais fácil. Depois de falo do resultado.
    Abraço….que Deus aumente seus dons e que você compartilhe cada vez mais

    • Olá Vanda,
      Agradeço que nos dê essa informação de retorno, se tirar fotografia, publicaremos as fotos e seu comentário na nossa fanpage no Facebook, com os devidos créditos a si e mencionando seu perfil no facebook.
      Abraço,
      Vânia

  15. Adorei a receita! Já tentei fazer tachando o leite e não deu muito certo, esta me parece bem mais fácil, vou experimentar!

  16. Olá Vânia – Eu faço tofu apenas com leite de soja e suco de limão. Não precisa acrescentar mais nada e te garanto a 100000000% que fica hiper gostoso, com sabor delicado e é bem mais natural, pois não precisa de ingredientes industrializados. Basta ferver o leite e acrescentar suco de limão, coar e o tofu está pronto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui