Você não toma café da manhã para não engordar?

Mesmo sempre tendo escutado de sua mãe desde de pequeninos que o café da manhã (o conhecido pequeno almoço para os portugas) é uma refeição extremamente importante e que não se deve nunca pulá-la, muitos ainda insistem em fazê-lo. Pois bem, agora pesquisas confirmam o que nossas mães insistiam em falar, sobre A Importância do Café da Manhã.

Estudos da Universidade de Minnesota, nos EUA, e publicada no periódico “Pediatrics”, ao analisar 2.200 adolescentes, mostraram que os jovens que consumiam café da manhã mantinham hábitos alimentares saudáveis ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que os que cortavam a refeição.

A importância do Café da Manhã

Passados cinco anos após o início do estudo, os adolescentes que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (índice de massa corpórea) mais baixo do que os que não tomavam.

Um dos motivos para o aumento de peso, estaria relacionado ao fato das pessoas, por não terem feito a primeira refeição do dia, tentariam compensar ingerindo um volume maior de comida no almoço e exagerando nas gorduras e nas calorias.

Vale lembrar que os resultados obtidos não se restringem aos adolescentes. Foi ainda afirmado que quem toma café da manhã é mais magro. Segundo experiência realizada, observou-se que os obesos e quem tem sobrepeso geralmente opta por  tomar só um cafezinho ao acordar – e, por isso, passam o dia com fome.

Outro estudo, agora realizado pela Escola Médica Harvard e pelo Hospital da Mulher de Brigham, nos EUA, avaliou por 19 anos 21.300 homens e concluiu que o consumo de cereais matinais integrais estaria associado a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Esse mesmo efeito poderia também ser obtido com o consumo de outros produtos integrais e se aplicava também em mulheres.

Para quem costuma fazer a maior parte das refeições fora de casa, aconselha-se a aproveitar o máximo o horário do café da manhã para ingerir cereais integrais. As fibras, por exemplo, aumentam a sensação de saciedade e agem diretamente no controle do colesterol e da glicemia em pessoas diabéticas. As fibras solúveis torna mais lenta a absorção da glicose em quem tem o problema e ajuda quem tem níveis de colesterol acima do recomendado.

Já para quem pratica exercícios físicos pela manhã, o aconselhado é beber um suco ou um copo de leite e deixar para fazer a refeição completa logo depois. O motivo é que o tempo de reflexo é mais rápido após o jejum, em comparação com o consumo de flocos de milho ou granola“. E, claro, não se esqueça de se hidratar sempre!

Como nosso corpo funciona ao acordarmos:

O organismo humano, ao despertar, apresenta hipoglicemia moderada, de cerca de 70 mg/dl  (o normal é 100 mg/dl), o que não gera nenhum sintoma. Entretanto, caso a pessoa não se alimente os níveis de glicose podem cair para 55 mg/dl gerando sintomas como: tremores, mal-estar, pessimismo, pois o organismo lança mão dos mecanismos de defesa hormonal para tentar aumentar as taxas de açúcar no sangue“. Por isso o aconselhado é sempre se alimentar direitinho e evitar todos esses tipos de transtornos! No final, o seu corpo agradece e muito!

A Importância do Café da Manhã

Guloso e Saudável

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