Você não toma café da manhã para não engordar?

Mesmo sempre tendo escutado de sua mãe desde de pequeninos que o café da manhã (o conhecido pequeno almoço para os portugas) é uma refeição extremamente importante e que não se deve nunca pulá-la, muitos ainda insistem em fazê-lo.

Pois bem, agora pesquisas confirmam o que nossas mães insistiam em falar, sobre A Importância do Café da Manhã.

A importância do Café da Manhã

A Importância do Café da Manhã

Ponderações sobre a importância do café da manhã
  • Estudos da University of Minnesota, Twin Cities, USA, e publicada no periódico “Pediatrics”, ao analisar 2.200 adolescentes, mostraram que os jovens que consumiam café da manhã mantinham hábitos alimentares saudáveis ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que os que cortavam a refeição.
  • Passados cinco anos após o início do estudo, os adolescentes que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (índice de massa corpórea) mais baixo do que os que não tomavam.
  • Um dos motivos para o aumento de peso, estaria relacionado ao fato das pessoas, por não terem feito a primeira refeição do dia, tentariam compensar ingerindo um volume maior de comida no almoço e exagerando nas gorduras e nas calorias.
  • Vale lembrar que os resultados obtidos não se restringem aos adolescentes. Foi ainda afirmado que quem toma café da manhã é mais magro. Segundo experiência realizada, observou-se que os obesos e quem tem sobrepeso geralmente opta por  tomar só um cafezinho ao acordar – e, por isso, passam o dia com fome.
  • Outro estudo, agora realizado pela Harvard Medical School – Harvard University, Cambridge e pelo Brigham And Women’s Hospital, USA, avaliou por 19 anos 21.300 homens e concluiu que o consumo de cereais matinais integrais estaria associado a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Esse mesmo efeito poderia também ser obtido com o consumo de outros produtos integrais e se aplicava também em mulheres.
  • Para quem costuma fazer a maior parte das refeições fora de casa, aconselha-se a aproveitar o máximo o horário do café da manhã para ingerir cereais integrais. As fibras, por exemplo, aumentam a sensação de saciedade e agem diretamente no controle do colesterol e da glicemia em pessoas diabéticas. As fibras solúveis torna mais lenta a absorção da glicose em quem tem o problema e ajuda quem tem níveis de colesterol acima do recomendado.
Como nosso corpo funciona ao acordarmos:
  • O organismo humano, ao despertar, apresenta hipoglicemia moderada, de cerca de 70 mg/dl  (o normal é 100 mg/dl), o que não gera nenhum sintoma. Entretanto, caso a pessoa não se alimente os níveis de glicose podem cair para 55 mg/dl gerando sintomas como: tremores, mal-estar, pessimismo, pois o organismo lança mão dos mecanismos de defesa hormonal para tentar aumentar as taxas de açúcar no sangue“.
  • Por isso o aconselhado é sempre se alimentar direitinho e evitar todos esses tipos de transtornos! No final, o seu corpo agradece e muito!

A Importância do Café da Manhã

Guloso & Saudável

20 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia,
    pra mim a melhor refeição é o café da manhã é a hora que consigo me alimentar melhor e as frutas e cereais estão sempre em minha mesa.
    Mais uma postagem maravilhosa e esclarecedora!

    Beijos ♥

  2. Olá Vania !
    Excelente post. Acho muito importante este tema.
    O pequeno almoço faz parte da rotina de cá de casa, é um momento calmo onde comemos em familia logo pela manhã.
    Um beijinho.

  3. Café da manhà é muito importante mesmo Vânia, tem dia que nào consigo tomar café da manhà só que no almoço como mais porque estou com fome beijos

  4. Eu sou das que sempre odiou café da manhã, pois o meu metabolismo, infelizmente, só funciona a partir das 4 da tarde e sei que é um grande erro que cometi a vida toda…
    Beijinhos,
    Lia

  5. Vânia
    Café da manhã para mim é a melhor refeição, pelo menos a que eu mais curto.
    Além de gostar, meu corpo sente a necessidade desses alimentos matinais.
    Muito bom este post, principalmente para aqueles que dizem que só um cafézinho basta!
    Beijinhos da Gina

  6. Olá Vânia,

    Concordo plenamente, é um hábito que mantenho desde pequenina, depois do banhinho o pequeno almoço em família. A meio da manhã uma frutinha ou um iogurte. Temos de educar os nossos filhos desde pequenos com este gesto tão importante.

    beijinhos

  7. Eu nunca falto o pequeno-almoço Vânia!
    É a refeição mais importante do dia :)
    Gosto de iogurte, cereais, torradas, fruta, granola, sumos naturais. E quando há tempo para saborear melhor, até dá para fazer umas panquecas ou uns scones, para começar bem o dia!
    Um beijinho.

  8. EXCELENTE POST.
    GOSTO DE COMER QUALQUER COISA E DEPOIS FAÇO 20 MINUTOS DE BICICLETA E DEPOIS DUM BANHO,GOSTO DE COMER UMA TAÇA DE CEREAIS COM FRUTA .
    SINTO-ME PRONTA PARA ENFRENTAR O DIA…
    BJS

  9. Importante demais, eu antes ou nao tomava café da manhã ou me entupia de pão com queijo, agora só como pão aos fins de semana e durante a semana vou de cereais bem light com iogurte ou leite e frutas, me sinto bem melhor! Bjs Vânia

  10. Bom dia Vania!!!

    Eita que eu ando atrasada com os comentarios nos vossos cantinhos… mas vou chegando ehehehh!!

    Aqui em casa todos estao proibidos de sair sem comer, geralmente optamos pelos cereais, mas no fim de semana nao abrimos mao do paozinho ehehehh!!! Belo post!!

    Beijocas

  11. Gostei muito desta publicação Vânia, o pequeno almoço é de facto a principal refeição do dia e muitas pessoas desconhecem ou negligenciam esse facto!

    Temos que principalmente ser muito incisivos com as nossas crianças em relação à toma do pequeno almoço como sendo uma refeição importantíssima para repôr toda a energia necessária para enfrentar um dia inteiro!

    Beijos

  12. Eu não consigo ficar sem café da manhã. Acordo morrendo de fome e se não como logo, fico mal humorada a manhã inteira, é impressionante! Gostei mto desse post, vou ter que mostrar pro meu marido, pois ele nunca toma café… super beijo!

Deixe o seu comentário!