Alguém já ouviu falar em shoga gari? Não? Mas muito provavelmente já devem visto aquele gengibre em conserva que acompanha o sushi e sashimis, junto com o wasabi (raiz forte). Eu, particularmente, sou louca por ela. E é exatamente o Gengibre em Conserva ou Shoga Gari que irei ensiná-los a preparar hoje.

O Gengibre em Conserva aprendi com o namorado da minha filha, o Ryann, que inaugurou recentemente o seu restaurante japonês. Pois bem, ela é muito simples, só um pouquinho trabalhoso, mas simples. Certamente todos irão conseguir fazê-la sem nenhuma complicação.

É necessário usar gengibre novo, com a pele bem fininha. O gengibre “velho”, com a casca já escura e meio ressecada é muito picante, por isso não é recomendado.

Vale lembrar  que o gengibre é um poderoso aliado de sua saúde. Ele é usado das mais diversas formas, para os mais variados fins. Desde programas de desintoxicação do organismo; como anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e até como bactericida. Ou seja, não temos dúvidas dos seus benefícios.

Enfim, aposto que todos que experimentarem o Gengibre em Conserva também conhecido como Shoga Gari irão se encantar pelo seu leve sabor picante e doce ao mesmo tempo! Bom final de semana, pessoal!

 

Receita de Gengibre em Conserva ou Shoga Gari

Gengibre em Conserva ou Shoga Gari

Categorias: Acompanhamentos
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 30 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 20 minutos (+ 3 dias)
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Japonesa
Porção: 30 gramas (2 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 600 gramas: Gengibre;
  • 1 1/2 xícaras: Vinagre de álcool;
  • 9 colheres de sopa: Açúcar cristal orgânico;
  • 150 mililitros: Água.
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Modo de preparo

  1. Dê preferência ao gengibre novo que é clarinho e com a pele fina.
  2. Higienize o gengibre.
  3. Raspe a pele com uma faca e lave bem. Se quiser, mantenha a parte rosada perto dos talos que darão uma coloração rosada à conserva.
  4. Corte em fatias finas com a ajuda de uma faca ou raspador de legumes.
  5. Misture 2,5 colheres de sopa de sal marinho e deixe o gengibre no sal por 20 minutos (este passe é para diminuir o ardor do gengibre).
  6. Passe o gengibre por água e deixe a escorrer em uma peneira.
  7. Leve ao fogo o gengibre em uma panela com 4 rodelas de limão, quando levantar fervura, desligue escorra, passe por água fria, esprema e repita a operação (com novas rodelas de limão) por mais 2 vezes.
  8. Depois numa panela, coloque a água, o açúcar (pode aumentar a gosto), o sal e o vinagre (de arroz, álcool ou maçã). Mexa bem e quando ferver, desligue o fogo. Deixe esfriar.
  9. No vidro esterilizado, coloque o gengibre e a mistura do vinagre.
  10. Tampe o gengibre e deixe curtir por 3 dias em temperatura ambiente.
  11. Guarde o gengibre na geladeira.
  12. Sirva o gengibre a acompanhar sushis, sashimis, peixes, saladas ou como desejar.

Obs. O Gengibre em Conserva dura cerca de 6 meses.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 4,3 g Beta-caroteno: 17,6 μg
Cálcio: 24,1 mg Calorias: 85,8 kcal
Carboidratos: 17,9 g Colesterol: 0 mg
Ferro: 2,3 mg Fibras totais: 2,5 g
Fósforo: 30,6 mg Gorduras: 1,2 g
Gorduras monoinsaturadas: 0,2 g Gorduras poliinsaturadas: 0,3 g
Gorduras saturadas: 0,4 g Magnésio: 37,4 mg
Niacina: 1 mg Potássio: 277,4 mg
Proteína: 1,8 g Selênio: 7,7 μg
Sódio: 7 mg Vitamina A: 29,4 IU
Vitamina C: 1,4 mg Vitamina E: 3,6 g
Vitamina K: 0,2 μg Zinco: 0,9 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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