Quem nunca se esqueceu onde deixou as chaves do carro ou qual hora tinha marcado o médico? Ou até mesmo o nome de um colega antigo? Hoje, o Guloso e Saudável irá mostrar que incluindo alguns alimentos em seu cardápio poderá ajudar a ativar sua memória.

Pesquisas realizadas pelos cientistas do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), da Universidade Tuft, apontam que as pessoas que possuem uma alimentação balanceada, composta por proteínas, gorduras e carboidratos, além de rica em vitaminas e sais minerais, ganha uma grande aliada ao bom funcionamento do cérebro.

O que foi descoberto por esses cientistas é que existem alimentos que estimulam a concentração e a memória. Os alimentos trariam esse benefício devido a uma substância chamada fisetina presente em antioxidantes.

Estudos realizados com animais mostraram que os ratinhos lembravam de determinados objetos com maior facilidade e maior rapidez quando tinham uma dieta rica nessa substância. O importante então é ter um cardápio rico em fisetina e outros alimentos que fazem bem para o funcionamento das células nervosas. A seguir a lista de alguns dos alimentos:

Amêndoas

Alimentos amigos da sua memória:

linkGema de ovo: para quem não tem problemas de colesterol alto nem história familiar de hipercolesterolemia, não há problema nenhum em consumi-la. Ela tem colina, uma substância que faz parte da membrana dos neurônios, fazendo com que eles funcionem melhor. Ajuda também a reparar as células cerebrais avariadas.

linkÔmega 3: todos já estamos cansados de saber onde encontrá-lo. Em peixes sobretudo de água fria como a sardinha, o salmão, além de alguns suplementos. Pode ser considerado um aliado devido aos seus antioxidantes que ajudam a reparar as células cerebrais avariadas.

Receita de Sardinha de Escabeche na Panela de Pressão

Sardinhas de Escabeche na Panela de Pressão

linkAlimentos crus: prefira as verduras sem cozimento, que não perdem o ácido fólico, tão benéfico para o tecido nervoso.

Receita de Couve-Flor e Folhas Verdes

Salada de Couve-flor e Folhas Verdes

linkVegetais: brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas estão entre os que oferecem mais vantagens para o cérebro.

linkGrãos integrais: exemplos são o centeio, a aveia, o trigo e o arroz integral, que auxiliam a regular a transmissão entre os neurônios.

Receita de Omelete de Pão

Omelete de Pão

linkFrutas secas: devido aos seus antioxidantes, as nozes, as castanhas, as amêndoas, e o amendoim podem ser grandes aliados e ajudarem na sua capacidade de concentração. Ricas em vitamina E e Selênio, também fontes de antioxidantes.

linkFrutas: facilitam o desempenho da memória seja qual for o seu tipo e cor. Estudos realizados na PUC apontam como realmente podem ser grandes amigos da memória. Alguns dos prediletos seriam as uvas e os kiwis frescos.

Receita de Salada de Frutas Delícia

Salada de Frutas Delícia

 

Guloso e Saudável

 Cientistas do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), da Universidade Tufts

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