Quem nunca se esqueceu onde deixou as chaves do carro ou qual hora tinha marcado o médico? Ou até mesmo o nome de um colega antigo?

Hoje, o Guloso & Saudável irá mostrar que incluindo alguns alimentos benéficos para a memória que em seu cardápio poderão ajudar a ativá-la.

Pesquisas realizadas pelos cientistas do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), da Tufts University, Medford/Somerville, Massachusetts, USA, apontam que as pessoas que possuem uma alimentação balanceada, composta por proteínas, gorduras e carboidratos, além de rica em vitaminas e sais minerais, ganha uma grande aliada ao bom funcionamento do cérebro.

O que foi descoberto por esses cientistas é que existem alimentos que estimulam a concentração e a memória. Os alimentos trariam esse benefício devido a uma substância chamada fisetina presente em antioxidantes.

Estudos realizados com animais mostraram que os ratinhos lembravam de determinados objetos com maior facilidade e maior rapidez quando tinham uma dieta rica nessa substância. O importante então é ter um cardápio rico em fisetina e outros alimentos que fazem bem para o funcionamento das células nervosas. A seguir a lista de alguns alimentos benéficos para a memória:

Amêndoas

Confira Alimentos Benéficos para a Memória

Conheça Alguns Alimentos Benéficos para a Memória

Gema de ovo
  • Para quem não tem problemas de colesterol alto nem história familiar de hipercolesterolemia, não há problema nenhum em consumi-la. Ela tem colina, uma substância que faz parte da membrana dos neurônios, fazendo com que eles funcionem melhor. Ajuda também a reparar as células cerebrais avariadas.
Ômega 3
  • Todos já estamos cansados de saber onde encontrá-lo. Em peixes sobretudo de água fria como a sardinha, o salmão, além de alguns suplementos. Pode ser considerado um aliado devido aos seus antioxidantes que ajudam a reparar as células cerebrais avariadas.
  • Exemplo de receita no link: Sardinhas de Escabeche na Panela de Pressão
Alimentos crus
Vegetais
  • Os brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas estão entre os que oferecem mais vantagens para o cérebro.
Grãos integrais
  • Exemplos são o centeio, a aveia, o trigo e o arroz integral, que auxiliam a regular a transmissão entre os neurônios.
  • Exemplo de receita no link: Omelete de Pão
Frutas secas
  • Devido aos seus antioxidantes, as nozes, as castanhas, as amêndoas, e o amendoim podem ser grandes aliados e ajudarem na sua capacidade de concentração. São ricas também em vitamina E e Selênio.
Frutas
  • Facilitam o desempenho da memória seja qual for o seu tipo e cor. Estudos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, apontam como realmente podem ser grandes amigos da memória. Alguns dos prediletos devido fisetina são os morangos, as uvas e os kiwis frescos.
  • Exemplo de receita no link: Salada de Frutas Delícia

 

Confira Alimentos Benéficos para a Memória

Guloso & Saudável

 Cientistas do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), da Universidade Tufts

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