Quem nunca se esqueceu onde deixou as chaves do carro ou qual hora tinha marcado o médico? Ou até mesmo o nome de um colega antigo?

Hoje, o Guloso & Saudável irá mostrar que incluindo alguns alimentos benéficos para a memória que em seu cardápio poderão ajudar a ativá-la.

Pesquisas realizadas pelos cientistas do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), da Tufts University, Medford/Somerville, Massachusetts, USA, apontam que as pessoas que possuem uma alimentação balanceada, composta por proteínas, gorduras e carboidratos, além de rica em vitaminas e sais minerais, ganha uma grande aliada ao bom funcionamento do cérebro.

O que foi descoberto por esses cientistas é que existem alimentos que estimulam a concentração e a memória. Os alimentos trariam esse benefício devido a uma substância chamada fisetina presente em antioxidantes.

Estudos realizados com animais mostraram que os ratinhos lembravam de determinados objetos com maior facilidade e maior rapidez quando tinham uma dieta rica nessa substância. O importante então é ter um cardápio rico em fisetina e outros alimentos que fazem bem para o funcionamento das células nervosas. A seguir a lista de alguns alimentos benéficos para a memória:

AmêndoasConfira Alimentos Benéficos para a Memória

Conheça Alguns Alimentos Benéficos para a Memória

Gema de ovo
  • Para quem não tem problemas de colesterol alto nem história familiar de hipercolesterolemia, não há problema nenhum em consumi-la. Ela tem colina, uma substância que faz parte da membrana dos neurônios, fazendo com que eles funcionem melhor. Ajuda também a reparar as células cerebrais avariadas.
Ômega 3
  • Todos já estamos cansados de saber onde encontrá-lo. Em peixes sobretudo de água fria como a sardinha, o salmão, além de alguns suplementos. Pode ser considerado um aliado devido aos seus antioxidantes que ajudam a reparar as células cerebrais avariadas.
  • Exemplo de receita no link: Sardinhas de Escabeche na Panela de Pressão
Alimentos crus
Vegetais
  • Os brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas estão entre os que oferecem mais vantagens para o cérebro.
Grãos integrais
  • Exemplos são o centeio, a aveia, o trigo e o arroz integral, que auxiliam a regular a transmissão entre os neurônios.
  • Exemplo de receita no link: Omelete de Pão
Frutas secas
  • Devido aos seus antioxidantes, as nozes, as castanhas, as amêndoas, e o amendoim podem ser grandes aliados e ajudarem na sua capacidade de concentração. São ricas também em vitamina E e Selênio.
Frutas
  • Facilitam o desempenho da memória seja qual for o seu tipo e cor. Estudos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, apontam como realmente podem ser grandes amigos da memória. Alguns dos prediletos devido fisetina são os morangos, as uvas e os kiwis frescos.
  • Exemplo de receita no link: Salada de Frutas Delícia

 

Confira Alimentos Benéficos para a Memória

Guloso & Saudável

 Cientistas do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), da Universidade Tufts

21 COMENTÁRIOS

  1. Vânia parabéns pelo post ficou bem informativo, confesso que preciso melhorar minha alimentação para trazer mais benefícios a minha saúde, adoro todos os alimentos citados acima vou ver se consigo incluí-los no meu dia a dia.
    Beijos.

  2. Bom dia minha amiga!
    Com uma alimentação linda, saudável e saborosa a memória fica boa rapidinho, não vamos esquecer as chaves no carro nunca mais, rsrs. Você tbm já esqueceu? rsrs.
    Eu já esqueci e a chave reserva estava na minha bolsa dentro do carro tbm, kkkkk.
    Postagem nota 10!

    Beijinhos ♥

  3. Bom dia amiga Vânia!
    Que gostoso voltar e já de início ver este post maravilhoso. Como sempre vc nos dá informações e material para pensar e repensar nossos hábitos alimentares. Muito bom.
    Beijinhos da Gina

  4. Bom dia Vânia, post perfeito, como sempre.
    Ótimas informações, só precisamos colocar em prática.
    Muitas dessas eu já faço, preciso me aprimorar ainda mais.
    Um lindo dia querida!
    Ana Claudia

  5. Vânia querida tão bom chegar aqui e sempre encontrar além das costumeiras delicias, post de excelente valor como esse, muitos dos quais eu desconhecia. Informações preciosas amiga. Obrigada por compartilhar conosco. Beijinhos

  6. Parabéns pelas informações, de que vale guardar o que sabemos se não compartilhamos? Parabéns, vc socializou seus conhecimentos.

Deixe o seu comentário!