Soja em Grão Assada

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Bom dia a todos nossos gulosos de plantão! Um maravilhoso sábado a todos!

Hoje trago-lhes uma receita simples e muito nutritiva, a Soja em Grão Assada. Já sabemos que a soja é um alimento muito rico pois contém alto teor de proteínas, minerais, fibras, gorduras insaturadas e carboidratos. Já vimos também que a soja pode ser usada em diversos tipos de receitas, como a carne de soja, o tofu e o leite de soja, além de outras vastas variedades de produtos derivados.

Mas hoje trago a soja sendo consumida de uma forma diferente, mas não menos saborosa, em grãos, pura e repleta de benefícios para o corpo. Não é de hoje que consumo a soja dessa maneira. Lembro-me de sempre comprar uns saquinhos no supermercado com soja em grão assada no forno, salgadinha e até mesmo com ervas. Particularmente, considero um dos melhores lanches rápidos que podemos ter! Pode ter certeza, que a soja em grão bem assadinha dará um toque a mais na correria do dia, proporcionando tudo o que seu corpo precisa, e com um sabor incomparável!

Também já publicamos Amendoim Assado com utilização semelhante à soja e é uma receita igualmente saudável.

Receita de Soja em Grão Assada

Soja em Grão Assada

Categorias:Acompanhamentos
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:10 porções
Tempo de preparo:5 minutos
Tempo total de preparo:45 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Brasileira
Porção:24 gramas (2 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 250 gramas: Soja em grãos;
  • 1/2 colher de chá: Sal.

Modo de preparo

  1. Coloque a soja de molho em água, com um dedo acima da soja.
  2. Deixe hidratar por 30 minutos.
  3. Preaqueça o forno a 200ºC.
  4. Escorra retire as cascas esfregando delicadamente os grão de soja entre as mãos.
  5. Após retirar as cascas da soja, espalhe o sal a gosto e coloque para assar num refratário por 15 minutos ou até dourar.
  6. Dê vez em quando de uma mexidinha para que a soja asse por igual.
  7. Sirva a soja, acompanhando saladas, carnes ou como aperitivo.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:0 gCálcio:69,3 mg
Calorias:104 kcalCarboidratos:7,5 g
Colesterol:0 mgFerro:3,9 mg
Fibras totais:2,3 gFósforo:176 mg
Gorduras:5 gGorduras monoinsaturadas:1,1 g
Gorduras poliinsaturadas:2,8 gGorduras saturadas:0,7 g
Magnésio:70 mgNiacina:0,4 mg
Potássio:449,3 mgProteína:9,1 g
Selênio:4,5 μgSódio:118,4 mg
Vitamina C:1,5 mgVitamina E:0,2 g
Vitamina K:11,8 μgZinco:1,2 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

20 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia,
    ficou parecendo amendoim, eu não sou fã de soja, mas consumo por causa da saúde, gostei da sua sugestão deve ter um sabor especial, assim dá pra comer direitinho, rsrs.

    Tenha um sábado abençoado!
    bjs ♥

  2. Bom dia Vania… Nao conhecia a soja assada… gostei da ideia, tenho ali um pacote de feijao de soja e ainda nao o usei… uma dica maravilhosa!!!

    Beijocas e resto de bom final de semana!!!

  3. Vânia querida aos poucos estou me habituando ao consumo da soja, pois sei que ela possui ótimos benefícios. Nunca experimentei soja assada, parece bem apetitosa. Gostei da sugestão. Beijinhos um excelente final de domingo

  4. se eu achar soja em grão no supermercado, faço hoje ainda!
    tenho feito aperitivos para comer quando bate aquela vontade de entrar no chocolate durante a semana e essa ideia é boa

    beijos

  5. Olá bom dia!
    Eu fiz essa receita na sexta-feira.. mas não consegui bons resultados..
    Coloquei a soja de molho por 30 min, mas não foi suficiente para as cascas saírem com facilidade. Alguém tem um procedimento mais fácil? Pensei em deixar de molho por 2 dias, o que acham?
    Depois que coloquei no forno em temperatura alta, não ficou só 15 minutos… ficou uns 40 min e mesmo assim não ficou crocante.

    Eu adoro soja ainda mais como aperitivo. Tentarei mais vezes até acertar o ponto rsrs! Se alguém puder me auxiliar agradeço! Beijos

    • Olá Priscila,
      Vamos tentar responder às suas questões de forma a auxiliá-la:
      1. Coloquei a soja de molho por 30 min, mas não foi suficiente para as cascas saírem com facilidade.
      Pode aumentar o tempo de molho para 40 minutos, escorra a água, retire todas as cascas esfregando delicadamente os grão de soja entre as mãos, em seguida seque bem os grãos com um pano limpo.
      2.Depois que coloquei no forno em temperatura alta, não ficou só 15 minutos… ficou uns 40 min e mesmo assim não ficou crocante.
      Aí o seu forno é quem dita o tempo, no meu com o forno preaquecido a 200ºC, ficou torrada em cerca de 15 minutos, como pode ver nas fotos.
      Espero ter ajudado, beijo,
      Vânia

  6. acabei de testar a receita (publiquei com seu texto e dando créditos para você).

    gostei bastante!!

    o processo de tirar as cascas foi chato e consumiu um bom tempo (mas, sentado na frente da tv, foi tranquilo)

    e eu acrescentei condimentos (alho em uma fornada e pimenta em outra) porque fiz para comer como aperitivo

    beijos e bom resto de semana!

    🙂

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