Dicas Sobre Congelamento de Alimentos

22

Como fazer o congelamento de alimentos corretamente?

O congelamento dos alimentos representa para uma família uma forma econômica de consumir alimentos de qualidade bem conservados mantendo o sabor, a cor, o aroma, mantêm a consistência do produto fresco, também representa um grande ganho de tempo, dinheiro, pois assim comprará alimentos de melhor qualidade a  menor preço na estação e menor número de deslocamentos para os comprar. O artigo saiba mais Dicas Sobre Congelamento de Alimentos!

O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria (de -18ºC a -23ºC).

Dicas Sobre Congelamento de AlimentosDicas Sobre Congelamento de Alimentos

A vantagem do congelamento é que melhora a preservação dos alimentos e preparações (que duram um tempo maior quando comparados aos alimentos preservados em refrigeração). Além disso, é possível programar as refeições da semana, tendo sempre à mão uma comidinha feita em casa e bem mais saudável, com economia de tempo e dinheiro.

Regras básicas para congelamento de alimentos:

  1. É necessário seguir corretamente todas as regras para que o alimento congelado preserve a qualidade;
  2. Escolha somente os alimentos de ótima qualidade, pois o congelamento preserva mas não vai melhorar as condições do alimento;
  3. Se necessário higienize os alimentos;
  4. Empacote com muito cuidados os alimentos a serem congelados, coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, de vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar, o ar prejudica os produtos.
  5. Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade, coloque os mais antigos à frente;
  6. Congele o alimentos imediatamente após o empacotamento;
  7. Coloque no freezer na temperatura adequada, de -18ºC;
  8. Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até 3 meses;
  9. Nunca recongele os alimentos;
  10. Observe sempre o prazo de vencimento dos alimentos congelados.
Numa emergência
  • Em caso de falta de energia o freezer não deve ser aberto pelo prazo 6 horas após restabelecido o fornecimento. Se não entrar ar quente no freezer (câmara) o conteúdo permanecerá congelado por 48 horas.
Como congelar
Congelamento de bebidas
  1. Alguns tipos de bebidas como o vinho, (para tempero) o leite e o suco de frutas cítricas podem ser armazenadas no freezer sem problemas.
  2. O leite deve ser  congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico, não completamente cheia para evitar uma explosão devido ao choque térmico.
  3. O vinho e o suco, é melhor congelá-los em formato de cubinhos e envolvê-los em papel alumínio para que não peguem outros gostos. Utilize os cubinhos em receitas, nunca em bebidas pois o sabor muda após o congelamento.
Congelamento de carnes
  • As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser armazenados na quantidade em que serão consumidos.
Congelamento de frutas
  • As frutas devem ser higienizadas e os caroços, sementes devem ser retirados. Armazene as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas,  vitaminas entre outros.
Congelamento de hortaliças
  1. Para congelar hortaliças é necessário usar uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de provocar também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.
  2. O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser separadas partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.
Congelamento de ovos
  • Misture a clara com a gema e coloque-as em uma embalagem a vácuo. Recomendo que coloque uma etiqueta especificando a quantidade de ovos e a data do congelamento.
Congelamento de alimentos pré-preparados
  1. Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.
  2. Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.
Congelamento de pão
  • Basta colocar dentro de um saco a vácuo ou com mínimo de ar e congelar.
Congelamento de queijos
  • Os melhores para serem congelados são os queijos do tipo prato e mussarela.
O que nunca deve congelar
  1. Verduras de folha, como por exemplo, alface, agrião e espinafres.
  2. Pepino, rabanete e tomate cru não devem ser congelados, assim como qualquer legume que se pretende consumir em saladas.
  3. Batata e gemas cruas ou claras cozidas.
  4. Aves recheadas.
  5. Maionese, pudins ou cremes que tenham levado na sua preparação leite e ovos.
Como descongelar

Os produtos congelados, quando são submetidos à congelação com as qualidades inalteradas, não perdem as qualidades originais. Para manterem essas qualidades, a descongelação tem de ser feita eficazmente:

  1. Nunca pôr a descongelar junto a produtos que libertem sabores e odores.
  2. Proteger sempre o produto com película apropriada para o efeito.
  3. Nos produtos que libertam líquidos ao serem descongelados, arranjar forma de que seja feito o escorrimento dos líquidos para um recipiente separado do produto que está a descongelar.
  4. Descongelar os produtos sempre em temperatura de refrigeração (1 a 5 graus).
  5. Colocar o produto a descongelar mais ou menos 24 horas antes de ser consumido, porque é o tempo mínimo que este tipo de descongelação demora.

Dicas Sobre Congelamento de Alimentos

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

22 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vania!!!

    Que dicas preciosas vc deixou hoje aqui, gostei muito de saber mais como congelar os alimentos, realmente , sao uma mais valia… eu congelo tudo o que posso lá da quinta, pois assim alem de saber que estou a comer produtos sem quimicos, poupo dinheiro durante a epoca em que a safra deminui…

    Beijocas

  2. Vânia,
    sempre branqueio os legumes para congelar, como você mostrou. Sempre tive medo de congelar alguns alimentos, como queijos.
    Acho os sacos de congelamento muito mais práticos do que os potes, porque ocupam menos espaço. Assim eu guardo os potes para outras utilizações.
    Gostei muito. Algumas dicas eu não conhecia.
    Beijos

  3. Vânia,

    Mais um excelente artigo com informações muitissimo úteis no dia-a-dia.

    Aprendi algumas coisas aqui que desconhecia, no que diz respeito a certos procedimentos.

    Obrigada pela partilha !

    Beijinhos

  4. hummmm que boas dias vania eu amei são sempre bem vindas e assim fazemos nossos congelados em casa mesmo e amei suas dicas bem valiosas parabens pelo post amiga bjão

  5. Vânia querida, este post é muito informativo e importante para quem não conhece as técnicas de congelamento, eu sei de algumas que inclusive utilizo em casa, porém, não sabia que não podia congelar as gemas cruas. Foi bom saber. Gostei muito. Obrigada por compartilhar conosco. Beijinhos

  6. Querida Vânia,
    quando eu comprei o meu freezer veio um livro ensinando a maneira correta de como congelar e quais os alimentos que devem ser congelados, o seu post me ajudou muito mais, está mais esclarecedor que o guia do freezer, rsrs.
    Obrigada por vc nos proporcionar tantas dicas e receitas maravilhosas aqui no seu cantinho!

    Beijinhos, fique com Deus!

  7. Vânia esse é daqueles posts para imprimir e guardar no caderninho de receitas, mto mto mto bom e informativo. Beijos

  8. Olá Vânia! adoro e acompanho tua página no face,e coloco tudo o que gosto no favoritos, (pois não como carne vermelha)… Só não concordo com o não congelamento de folhas…já a alguns meses as congelo em cubinhos para 28 dias e coloco num saco de alimentos…
    Foi me ensinado por uma Nutricionista e aprovado por meu Endocrinologista…
    Faço assim;
    1 molho de cada… couve,espinafre, folhas de beterraba e agrião.(bato todos juntos)
    Depois de higenizar as folhas ainda amarradas, e com o maxímo de cuidado, ignorando as pontas, corto os talos, junto meio copo de agua e bato no liquidificador até virar uma massa; ali mesmo coloco as folhas a couve eu rasgo com as mãos e as pequenas vão inteiras, junto + meio copo de agua e torno a bater… coloco em formas de gelo… São 28 dias sem trabalho algum… Todos os dias pego um cubinho, junto quase um copo de suco (laranja,abacaxi etccc) uma maçã inteira sem caroços e meia colher (sopa) de farinhas cada um tem uma preferência (cenoura, berinjela, aveia etc). Saceia a fome e vc fica nutrida… Claro que durante o dia bebo liquidos e faço minhas refeições… emagreci quase oito kg em alguns meses, e continuo mantendo meus 67 kg que era minha meta.
    Também faço isso com a hortelã, só que separado das outras folhas, e guardo em saco separado.
    Obrigada por fazer parte do meu dia-a-dia.
    Abraços,
    Cinthia

    • Oi Cinthia,
      Obrigada pelo simpático comentário, por nos acompanhar e por nos passar as suas úteis dicas.
      Também faço esse procedimento inclusive com polpa de frutas.
      Parabéns por ter atingido o seu objetivo.
      Abraço,
      Vânia

  9. Boa tarde, estou adorando o site e a página de vocês no Facebook. São bem inspiradoras.
    Tenho que emagrecer + ou – 115 Kg e as suas receitas parecem muito saborosas, acredito que vão me ajudar, e muito, neste longo caminho que estou começando a percorrer. 🙂
    Sobre o post, me ajudou bastante, mas gostaria de saber se dá para congelar claras e gemas (separadas e cruas) pasteurizadas como as FLEISCHEGGS da marca FLEISCHMANN. É que elas vem em caixas grandes e depois de abertas tem que ser consumidas em 24hs. É pouco tempo e muita clara, mas não queria perdê-las e por consequência, jogar dinheiro fora.

    Abraços,
    Cláudia.
    ^_^

    • Olá Cláudia,
      Muitos nos alegra que o blog esta a ser útil e inspirador.
      Quanto à questão dos ovos, o ovo cru não pode ser congelado, as informações a seguir baseamo-nos em post da Sadia.
      As claras dá para congelar normalmente em embalagem fechada.
      As gemas (eu desconhecia) segundo a Sadia pode-se congelar as gemas, o segredo é batê-las bem, acrescente 1/2 colher (chá) de sal ou de açúcar e embale em recipiente etiquetado.
      Abraço,
      Vânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui