Essa semana me deparei com essa notícia que me deixou bastante surpresa e a primeira coisa que pensei foi: preciso publicar isso no blog, afinal tanta gente gosta de comer uma pipoquinha de micro-ondas amanteigada acompanhada de um filminho, não é mesmo?  A dica é: resgate aquela sua pipoqueira antiga que estava meio de lado e faça nela mesma!

Estudos realizados pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, sugerem que o aromatizante que dá o sabor de manteiga à pipoca de micro-ondas pode aumentar o risco da doença de Alzheimer.

Receita de Pipoca na Panela

O problema estaria em um composto chamado diacetil que desencadearia o acúmulo das proteínas beta-amiloides, que ajudam a desenvolver a doença.Os pesquisadores descobriram que o diacetil pode facilmente penetrar na chamada “barreira sangue-cérebro”, que impede que substâncias tóxicas entrem no cérebro.

Além disso, o aromatizante também impediu uma proteína-chave (glioxalase), que protege as células nervosas de alcançar ao cérebro. Contudo, os pesquisadores ressaltaram que a pesquisa se concentrou em operários altamente expostos ao composto e que é preciso mais estudos.  Mas, na dúvida, é melhor sempre evitar! Por isso, os fabricantes de pipoca de micro-ondas estão retirando o diacetil dos produtos.

Benefícios para a saúde:

No entanto, não é por isso que é para deixar de saborear a nossa querida pipoca! Até porque, segundo estudos, ela tem cinco vezes mais fibras do que se você comesse a mesma quantidade de alface! Outra vantagem dela é que por ser rica em polifenóis (substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento),  então na dúvida escolha a pipoca de panela.

A minha opinião:

Eu, particularmente, acho a a Pipoca feita na panela muito mais saborosa do que a pipoca de micro-ondas. Você pode optar pela pipoca de micro-ondas por causa da praticidade, mas não pense que a receita de Pipoca na Panela seja muito trabalhosa. Se contar que quando preparo a pipoca na panela eu posso usar o azeite (que dá um sabor especial) e, assim, não preciso usar sal. Deixo aqui a minha receita de pipoca para quem quiser experimentar!

Pipoca na Panela

Categorias: Acompanhamentos
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 35 gramas

Ingredientes

  • 60 gramas: Milho de pipoca;
  • 1 colher de sopa: Azeite de oliva.

Modo de preparo

  1. Coloque o milho e o azeite em uma panela, misture um pouco.
  2. Tampe a panela e leve ao fogo médio, agitando de vez em quando até o milho começar a estourar.
  3. Quando parar de fazer barulho a pipoca está pronta (em aproximadamente 5 minutos).
  4. Despeje a pipoca em uma travessa e adicione sal light a gosto.
  5. Sirva a pipoca.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 1,6 g Cálcio: 4,6 mg
Calorias: 173,3 kcal Carboidratos: 22,5 g
Colesterol: 0 mg Ferro: 0,6 mg
Fibras totais: 6,6 g Fósforo: 101,1 mg
Gorduras: 8,1 g Gorduras monoinsaturadas: 5,2 g
Gorduras poliinsaturadas: 1,3 g Gorduras saturadas: 1,1 g
Magnésio: 37,2 mg Niacina: 1 mg
Potássio: 153,4 mg Proteína: 3 g
Sódio: 4 mg Vitamina E: 0,9 g
Vitamina K: 4,2 μg Zinco: 0,9 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Você também vai gostar de: