Os Hábitos Alimentares dos Brasileiros Pioraram, segundo estudo,

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o querido feijão com arroz anda menos presente na mesa dos brasileiros, assim como as frutas, dando lugar para carnes gordurosas e produtos industrializados. Isso se deve a transição nutricional que o país está passando. No entanto, como se sabe, a maioria dos produtos industrializados são famosos por suas altas taxas de sódio e açúcar, assim, aumentando os casos de doenças cardiovasculares e de obesidade.

A pesquisa revela que 48,1% da população adulta está acima do peso e 15% está obesa. Ainda é apontando que apenas 18,2% dos entrevistados consomem cinco porções de frutas e hortaliças em cinco dias ou mais por semana; 34% consomem alimentos com elevado teor de gordura e 28% consomem refrigerantes cinco ou mais dias por semana.

Receita de Fondue de Chocolate Light com FrutasFrutas estão menos presentes no cardápio dos brasileiros.

Quanto ao consumo de sódio no Brasil, os números são bastante preocupantes. Foi estimado atualmente que o consumo diário é de 12 gramas – mais que o dobro recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O açúcar também é consumido com exageros por cerca de 61,3% da população.

A meta do ministério é estabilizar o quadro de excesso de peso e obesidade entre adultos nos próximos anos e diminuir também os índices entre crianças e adolescentes. No entanto, para que isso aconteça é necessário que os brasileiros compreendam, ao contrário do que muitos pensam, que comer de forma saudável não significa comida sem sabor!

É perfeitamente possível ter refeições saudáveis super deliciosas! Ensinem isso para seus filhos também! Fica a dica!

Os Hábitos Alimentares dos Brasileiros Pioraram

Guloso & Saudável

9 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vania… é aqui em Portugal tem o mesmo problema, os jovens hoje em dia praticamente se alimentam de fast food, eu falo isso porque quando vou no shoping se olhamos para o MC Donalds sao filas gigantescas de pessoas esperando por sua vez, nossa é um exagero, meus filhos quando querem hamburguer’s eu faço em casa, compro a carne e faço do meu jeito (ja tenho feito de soja sem eles saberem nem dao pela diferença), ou mesmo pizza tb faço em casa, refrigerantes muito raramente tem(e quando compro para fazer coisas para as postagens sao latas pequenas so mesmo para aquele momento) damos preferencia aos sumos naturais e nectars, claro que tem um dia ou outro em que abrimos uma exceçao mas, so muito de vez em quando…. esse prato de fruta que vc tem aí na foto me fez lembrar um sabado á tarde em que meus filhos estavam querendo comer doces e chocolatesno lanche, eu falei que só podia comer fruta, aí lembrei do fondue… fiz espetadas de fruta e eles banharam a fruta no chocolate, assim eles comeram fruta e o tao desejado chocolate!!!

    Nossa me estendi!!!

    Beijocas

  2. Belo “post” Vânia !
    Nunca é demais chamar á atenção para os exageros que se cometem na alimentação.
    A vida stressante, as correrias no tempo, o não ter pura e simplesmente tempo para se cozinhar atira as pessoas para o mais fácil: comprar comida feita ou ir comer “fast-food”.
    Não há qualquer problema em fazê-lo uma vez por acaso, mas quando isso se torna “o prato do dia” então aí já é necessário alertar.

    Beijinhos

  3. Vânia, por mais que os ingleses sejam notoriamente mais gordos que os brasileiros, nós brasileiros consumimos muito mais açúcar, todas as nossas sobremesas são mto mais açucaradas que as daqui. É preciso abrir o olho e virar essa mesa contra a obesidade. Bjos =*

  4. BOM DIA QUERIDA VÂNIA,
    INFELIZMENTE É UMA REALIDADE, A COMIDA SAUDÁVEL DO DIA A DIA ESTÁ FICANDO RARA EM ALGUMAS MESAS.
    POST NOTA 10 SUPER ESCLARECEDOR, VALEU!

    BEIJINHOS,
    ANDRÉA ♥

  5. Olá Vânia

    Realmente você tem toda razão,os habitos alimentares estão cada vez piores,quanto mais as pessoas precisam comer com pressa pior os habitos alimentares ficam,todos trocam uma bela salada por um calórico hambúrguer.
    E se esquecem que é possível comer uma comida saborosa que não tenha tanta gordura,sódio e calorias !!!!

    Beijus

  6. Vânia
    Excelente post!!!!
    Meu filho é medico hebiatra ( de adolescentes) e é uma luta no consultório contra a obesidade em jovens, fruto da má alimentação e dos erros alimentares das familias….Além de afetar a saúde ainda provoca problemas de baixa estima e complexos nos adolescentes.
    Hoje em dia é difícil ver as pessoas se alimentarem bem…dá muito trabalho….não têm tempo… são inúmeras as desculpas para o fast food e os industrializados. Enfim cada vez mais os alimentos naturais são esquecidos pela maioria, e em grande parte é da classe média!!!!!
    Ainda bem que tem pessoas como você para alertar todo mundo, parabéns amiga! Beijinhos da Gina.

  7. Vânia querida, excelente seu post, é sempre bom alertar e lembrar as pessoas que consumir em exagero não significa saúde, o importante é estar ciente de que o que se está comendo é saudável, sem gordura trans, sem agrotóxicos, etc. Excesso de alimentação se reflete rapidinho na balança né? Amei seu post, bjocas

  8. ACHO QUE INFELIZMENTE ESSE PROBLEMA NÃO ´´E SÓ AI, HOJE EM DIA AS PESSOAS NÃO TEM TEMPO OU TEM PREGUIÇA PARA COZINHAR E PREFEREM COMIDA INDUSTRIALIZADAS.
    O SEU POST ESTA MUITO INTERESSANTE.
    BJ

  9. Pois é, a bolachinha recheada, pratos prontos industrializados e ‘fast food’ “reinam” nos hábitos alimentares do brasileiro. Quando vou a uma praça de alimentação, tenho muita dificuldade de encontrar um restaurante que ofereça algo saudável e principalmente saboroso. Beijos, Paula

Deixe uma resposta