Salada de Fava Rajada
E que a semana comece! Como foram de final de semana? Espero que tenha sido ótimo.
Hoje eu trago mais uma receita para vocês com a já conhecida nossa fava. Como é segunda feira, vou utilizá-la em uma salada, a Salada de Fava Rajada. Sobretudo aqui no nordeste a fava é bastante consumida das mais diversas formas, seja em saladas, como prato principal e já vi até mesmo em bolos! Além de saborosíssima, o que muitos não sabem, é que ela é riquíssima em proteínas, possui baixíssimo teor de gordura e colesterol. Ainda possui sais minerais úteis ao nosso organismo, como potássio, magnésio e ferro.
Considero-a uma salada bastante fresquinha, perfeita para qualquer dia da semana. Esta salada e super fácil de preparar (com uma ajudinha leva ainda menos que os 12 minutos estimados) e ainda com ingredientes que você encontra em qualquer supermercado! Maravilha, não?
É fã de fava? Dá uma olhadinha na minha Receita de Fava Branca!
Salada de Fava Rajada
| Categorias: | Saladas |
| Autores: | Guloso e Saudável |
| Rendimento: | 11 porções |
| Tempo de preparo: | 12 minutos |
| Tempo total de preparo: | 25 minutos (+ 2 h de molho) |
| Grau de dificuldade: | Fácil |
| Comida: | Brasileira |
| Porção: | 100 gramas |
Ingredientes
- 250 gramas: Feijão fava;
- 9 xícaras: Água;
- 1/2 unidade: Cebola roxa;
- 100 gramas: Alho poró ou francês;
- 2 unidades: Alho dente;
- 1 1/2 colheres de sopa: Azeite de oliva;
- 1/2 unidade: Pimentão amarelo;
- 10 unidades: Tomate uva ou sweet grape;
- 13 unidades: Azeitona preta fatiada light;
- 1 colher de sopa: Coentro in natura;
- 1/2 colher de sopa: Vinagre de maçã;
- 200 gramas: Queijo coalho com ervas light.
Modo de preparo
- Higienize os tomates, o alho poró, o pimentão, os dentes de alho, reserve.
- Deixe a fava de molho durante 2 horas, escorra.
- Leve a fava a cozer em panela de pressão com a água e uma pitada de sal durante 10 minutos, escorra, reserve.
- Em uma frigideira antiaderente com 1 colher de sopa de azeite refogue durante 2 minutos a cebola ralada, o alho poró em rodelas e os dentes de alho fatiados.
- Numa saladeira, disponha, as favas, os refogados, o pimentão cortado, os tomates cortados ao meio, as azeitonas, o queijo coalho cortado em cubos, misture os coentros picados, a 1/2 colher de sopa de azeite e o vinagre, está pronta a salada.
- Mantenha a salada fria até servir.
- Sirva a salada a acompanhar carne ou peixe assados ou grelhados.
Valores nutricionais por porção
| Açúcar: | 1,9 g | Beta-caroteno: | 1.001,9 μg |
| Cálcio: | 29,1 mg | Calorias: | 124 kcal |
| Carboidratos: | 13 g | Colesterol: | 1,3 mg |
| Ferro: | 1,5 mg | Fibras totais: | 3,7 g |
| Fósforo: | 35,4 mg | Gorduras: | 4,2 g |
| Gorduras monoinsaturadas: | 1,9 g | Gorduras poliinsaturadas: | 0,6 g |
| Gorduras saturadas: | 0,5 g | Magnésio: | 8,9 mg |
| Potássio: | 338,2 mg | Proteína: | 10 g |
| Selênio: | 2,5 μg | Sódio: | 57,7 mg |
| Vitamina A: | 1.994 IU | Vitamina C: | 6,6 mg |
| Vitamina E: | 1,8 g | Vitamina K: | 4,8 μg |
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.


Olá Vânia, vou colecionar receitas de saladas, pois finalmente chegou o calor e vão saber tão bem! Esta já vai comigo…
Muito apetitosa!
Bhs