Quando alimentos ricos em gorduras podem ser aliados para a saúde!

Acredito que muitos de vocês devem ter se deparado essa semana com a capa de uma revista de grande circulação em que trata desse tema. Para os que não viram, a capa sugere que alimentos como azeites, castanhas, chocolates, além de serem “liberados”, são alimentos saudáveis.

Na verdade, não posso falar muita coisa sobre a reportagem porque, enfim, não tive ainda a oportunidade de lê-la. Mas, o que posso falar é que, na realidade, não há nenhuma grande novidade nessa informação.

Receita de Arroz com Nozes e Castanhas Alimentos Ricos em Gorduras São Aliados para a Saúde – Arroz com Nozes e Castanhas

O que me preocupa quanto a capa da revista é que, pode até ter sido esclarecido ao longo da reportagem que esses alimentos podem ser considerados saudáveis variando de acordo com a quantidade consumida, mas as pessoas que, assim como eu, só viram a capa, ficam com uma impressão diferente.

Todos os alimentos citados que estavam na capa podem, sim, serem considerados alimentos saudáveis. Mas, como já disse, vai variar de acordo com a quantidade consumida diariamente por elas.

Saiba mais quando Alimentos Ricos em Gorduras São Aliados para a Saúde

Azeite de oliva
  • Por exemplo, o azeite, é bom para diminuir o colesterol LDL (o mau) devido a sua quantidade de gordura monoinsaturada. Esse fator reduz o risco de enfarto ou AVC uma vez que o consumo regular do azeite de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.
  • Também, pesquisas apontaram que o consumo de azeite ajuda a evitar até mesmo doenças como câncer, devido a reduzir a formação de radicais livres. Mas, claro, isso não quer dizer que por conta de todos esses benefícios se deve exagerar nas quantidades consumidas de azeite, o consumo máximo de azeite de oliva recomendado é equivalente em média duas colheres de sopa por dia.
Chocolate amargo
  • Assim também como o chocolate, por exemplo. Muitas e muitas reportagens na televisão já apontaram que consumir chocolate faz bem a saúde. Mas muitas se esquecem de mencionar que o chocolate que faz bem a saúde não são esses que se encontram mais facilmente, mas sim o que possuem uma quantidade relativamente considerável de cacau, acima de 50%. E mais: o aconselhável a se consumir por dia são somente 50 gramas, segundo a Organização Mundial de Saúde. Ou seja, não é como muitos dizem que “pode se comer sem culpa”.

Receita de Fondant de Chocolate com Nozes Alimentos Ricos em Gorduras São Aliados para a Saúde - Fondant de Chocolate com Nozes

Castanhas
  • Assim também com as castanhas. Aconselha-se a consumir no máximo 30 gramas diárias de castanhas ou outra oleoginosa. O que estou a dizer é que, sim, são todos alimentos que trazem grandes benefícios a saúde, mas que não é por isso que se deve exagerar no consumo deles. Devem ser respeitadas as quantidades aconselhadas pelos especialistas para que esses alimentos possam trazer-lhe benefícios, caso contrário eles podem trazer exatamente o oposto.
  • Ou seja, todos esses alimentos possuem gorduras boas que podem beneficiar a sua saúde, mas não se pode esquecer que devem ser consumidos em quantidades moderadas, caso contrário podem se tornar verdadeiros vilões. Por isso, atenção para as quantidades, ein?

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Chocolate amargo: o aliado para uma vida saudável.

 

Alimentos Ricos em Gorduras São Aliados para a Saúde?

Guloso & Saudável

 

 

19 COMENTÁRIOS

  1. Essa história que vc é principiante na fotografia digital não cola comigo não, suas fotos são lindas e os pratos demonstram um capricho enorme, uma das razões do blog ser tão bom rs rs. Beijos =***

  2. Vânia, querida,
    é sempre bom tocar neste assunto. Algumas pessoas acham que porque tal alimento é bom para a saúde, podem comê-lo em excesso, enquanto que o segredo da boa saúde é a variedade e a moderação.
    Gosto muito de oleaginosas, azeite, e chocolate (de verdade, não esses de 90% de açúcar que são vendidos por ai).
    E quanto ao “não gostar” de algo, como chocolate amargo ou frutas e verduras, massas com farinha integral é muito mais um questão de hábito do que de paladar.
    E quanto mais provamos alimentos saudáveis, menos temos vontade de comer porcaria.
    Beijos

  3. Vânia querida, esse tipo de informação é sempre bom colocar em pauta pois as pessoas tem informações errada e acabam consumindo esses alimentos em excesso e acaba prejudicando a saúde!!
    Beijos
    Ana Claudia

  4. amiga eu penso da seguinte maneira se for com moderação não tem problema né ..o pior é quando se entopem de qualquer coisa e não quiserem comer algo saudável não é mesmo ??? tem que moderar mesmo
    bjão boa quinta feira

  5. Querida Vânia,
    tudo que comemos com excesso faz mal, mas as
    propagandas enganosas estão por aí só pra
    venderem as revistas e outros produtos que estão
    aí no mercado.
    O seu arroz ficou, saudável, lindo e o
    aspecto tá de comer de joelhos e chorar por mais…..hummmm!
    Post nota 10!
    Adoro suas receitas, seus posts e adoro vc!
    Beijinhos ♥

  6. Adorei este seu post! É muito importante ter atenção aos alimentos que comemos e mais ainda quando eles estão carregados de gordura (não saudável) e muito açúcar!
    Podemos comer de tudo mas tem de ser com muita moderação.
    O chocolate faz bem à saúde mas todos os profissionais de saúde falam que deve ser chocolate com 70% de cacau.
    Beijinho.
    Betis

  7. Olá Vânia,
    Mais um excelente post, fundamental para esclarecer e informar. Tudo tem de ser consumido com equilíbrio, mas principalmente com conhecimento do que faz ou não bem, das caracteristicas e das qualidades boas ou más. Gostei muito, mais uma vez te dou os parabéns, não só pela qualidade do post, fotos deliciosas e pela atitude altruísta de ajudar a entender melhor, muito bom!
    Beijinho :)

  8. Vânia excelente esse post, as pessoas estão sempre atentas ao que faz e o que não faz mal à saúde, mas esquecem do principal: a moderação. Sabendo dosar a quantidade de qualquer alimento, desde que não seja gorduroso (acredito) dá para se ter uma boa qualidade de vida. Excelente e bem informativo. Adorei o arroz está lindo , e o fondant, duas receitas irresístiveis. Bjocas

  9. Olá Vânia.
    Não sei porque ontem não consegui enviar o comentário, dava sempre erro.Talvez porque eu estava no interior de Sâo Paulo e a internet lá é bem lenta….
    Parabéns pelo post. Nunca é demais avisar que quantidade não é qualidade….Texto bem esclarecedor e útil como sempre…Agora este arroz está demais de delicioso!!!!
    Também adorei a sopa e o bobó de camarão nem se fala….
    Beijinhos da Gina

  10. Realmente, uma capa mal interpretada pode causar muitos imprevistos. Infelizmente, o povo é apressado para tomar conhecimento mais aprofundado das coisas. Como você disse e eu sempre concordei com isso, nada como uma boa dose de moderação. Não precisa tirar,mas equilibrar, fazer da vida uma aventura tanto em doces quanto em saladas, exercícios físicos e afins. Muito tocares no assunto. =)

  11. Vânia, o seu arrozinho ficou com “cara” óptima e de sabor também deve ter ficado excelente. Fantástico !

    Fez bem em chamar à atenção para o aspecto dos alimentos saudáveis. Eu mesma, no meu blog, não me canso de dizer que o chocolate pode ser considerado um alimento saudável, MAS consumido com MUITA moderação (que não é bem o que faço, confesso…).

    Beijinhos

  12. Olá Vânia. Ótimo post, bem esclarecedor. Como você disse, esses alimentos são aliados da nossa saúde desde que consumidos com moderação (dentro dos limites máximos estabelecidos por instituições competentes) e na forma correta (como é o caso do chocolate).

    Abraços.

  13. Olá Vânia,
    Mais um post magnífico e recheado de informação super importante.
    O arroz de nozes e castanhas tem um aspecto que até dá água na boca.
    Beijinhos grandes para ti,
    Lia.

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