É junho e temos mais uma receita saudável, a típica, super nordestina, a estilizada Tapioca com Rapadura e Coco. Como pertencemos ao fã clube da tapioca, pode eventualmente aparecer algumas versões nunca antes vistas, mas certamente todas, práticas, fáceis de preparar, muito nutritivas e deliciosas.

Para a tapioca ter um sabor ainda mais especial é recomendável utilizar coco fresco e rapadura. Mas, caso não consigam estes ingredientes, vocês podem utilizar o coco ralado sem açúcar e o açúcar mascavo.

Então, porque não experimentar uma deliciosa tapioca nesta manhã linda?

Receita de Tapioca com Rapadura e Coco

Tapioca com Rapadura e Coco

Categorias: Pães e salgados
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira, típica
Porção: 50 gramas (1/4 tapioca)

Ingredientes

  • 100 gramas: Goma de mandioca;
  • 50 gramas: Queijo mussarela light;
  • 3 colheres de sopa: Rapadura – Melaço de cana;
  • 3 colheres de sopa: Coco ralado fresco.

Receita de Tapioca com Rapadura e Coco

Modo de preparo

  1. Rale em separado o queijo, a rapadura e o coco, reserve
  2. O modo mais fácil é comprar a goma de mandioca refrigerada já pronta, peneirá-la e assá-la como abaixo.
  3. Passe a goma de tapioca pela peneira, acrescentando uma pitada de sal. Aqueça em fogo médio baixo, durante 1 minuto uma frigideira antiaderente de 30 cm de diâmetro, espalhe a goma, modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira.
  4. Assim que a tapioca desgrudar do fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta.
  5. Recheie a tapioca 5 colheres de sopa com queijo, 3 colheres de sopa de coco ralado e 3 colheres de sopa de rapadura.
  6. Quando o queijo e a rapadura derreterem a tapioca estará pronta.
  7. Sirva a tapioca e deliciem-se.

Obs.

  1. Para uma tapioca bem leve, peneire bem a massa e na hora de colocar na frigideira ponha a quantidade suficiente para cobrir o fundo, sem ficar espessa.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 9 g Água: 28,6 g
Beta-caroteno: 7,1 μg Cálcio: 114,3 mg
Calorias: 181,6 kcal Carboidratos: 19,4 g
Colesterol: 8 mg Ferro: 4,1 mg
Fibras totais: 1,3 g Fósforo: 87,5 mg
Gorduras: 5,1 g Gorduras monoinsaturadas: 0,7 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,1 g Gorduras saturadas: 4 g
Magnésio: 11 mg Potássio: 111,4 mg
Proteína: 3,7 g Selênio: 2,9 μg
Sódio: 59,5 mg Vitamina A: 63,4 IU
Vitamina C: 6,2 mg Vitamina E: 11,3 g

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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