Geleia de Acerola

33

Hoje é dia de Geleia de Acerola! Mas não é uma geleia qualquer, todas as acerolas usadas na receita são da aceroleira daqui de casa que anda bem carregadinha ultimamente – vejam nas fotos. Por isso, se prepararem que vão vir bastante receitas com essa frutinha.

Na preparação da geleia como de costume diminui o açúcar, devido à redução a geleia de acerola ficou muito concentrada. O teor de vitamina C, mesmo após o cozimento devido às perdas, ficou com a quantidade teórica de aproximadamente superior a 580 mg de vitamina C em 30 gramas (2 colheres de sopa).

Além da geleia de acerola ter ficado com uma cor sensacional, ficou com o sabor natural da fruta, no ponto certo. Caso queira mais doce pode aumentar para 144 gramas de açúcar, aproximadamente 12 colheres de sopa, lembre-se diminuirá a concentração de vitamina C!

Sem dúvida essa receita saudável ficou uma delícia, disso não tenhas dúvidas! Podem correr para o supermercado que garanto que vale a pena experimentá-la.

Vale lembrar que a geleia de acerola pode ser utilizada em tortas, pães, torradas, bolos, enfim, da maneira que seu paladar mandar ou imaginar! E aí, gostaram da sugestão?

Receita de Geleia de Acerola

Geleia de Acerola

Categorias:Doces e sobremesas
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:24 porções
Tempo de preparo:15 minutos
Tempo total de preparo:55 minutos.
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Brasileira
Porção:30 gramas (2 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 600 gramas: Acerola;
  • 10 colheres de sopa: Açúcar demerara orgânico;
  • 150 mililitros: Água;
  • 3 colheres de sopa: Suco natural de limão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Modo de preparo

  1. Higienize as acerolas, não necessita tirar os cabinhos, coloque em uma panela cubra com o açúcar, o suco de limão e deixe em repouso por 1 hora.
  2. Junte a água e leve ao fogo médio por 30 minutos, quando começar a soltar a pele está no ponto, não tampe pois pode derramar devido à espuma.
  3. Retire do fogo e passe a geleia por um espremedor de batatas, raspe o fundo e as laterais para não desperdiçar a polpa.
  4. Leve novamente ao fogo até ferver e ficar com consistência de geleia.
  5. Armazene a geleia após esfriar ligeiramente em frascos de vidro esterilizados, tapando-os com uma folha de papel vegetal.
  6. Após esfriar a geleia de acerola, utilize em rocamboles, tortas, com pão, torradas, ou como preferir.

Obs. A geleia ficou com o sabor natural da fruta, no ponto certo, caso queira mais doce pode aumentar para 144 gramas de açúcar.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:6,3 gCálcio:3,2 mg
Calorias:32,7 kcalCarboidratos:8,3 g
Colesterol:0 mgFerro:0,1 mg
Fibras totais:0,3 gFósforo:2,9 mg
Gorduras:0,1 gGorduras monoinsaturadas:0 g
Gorduras poliinsaturadas:0 gGorduras saturadas:0 g
Magnésio:4,6 mgPotássio:39 mg
Proteína:0,1 gSódio:1,8 mg
Vitamina A:192,1 IUVitamina C:583,3 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

33 COMENTÁRIOS

  1. Acho tão linda a árvore carregadinha de acerolas Vânia e como estão lindas, parecem tomatinhos. Essa geléia deve ter ficado deliciosa e com uma cor magnifica. Nunca provei geléia de acerola. Gostei muito amiga. Bjos. Bom domingo

  2. Oi Vânia. Nossa, eu vi essa geléia lá no facebook e vim correndo ver a receita. rsrs. Que delícia!! Que privilégio o seu ter uma aceroleira em casa, elas estão lindas!

    Bom final de semana.

  3. Vânia.
    Adoro doces com frutas. No condominio de minha casa no interior as árvores da rua são só de frutas. Tem de todas as espécies e quando a da acerola está cheia eu sempre pego, mas só para comê-las assim ou em sucos. Nunca fiz geléia. Vou ficara com esta receita para quando tiver acerolas de novo. Beijinhos da Gina

  4. Vânia, que sugestão original! Eu estou cansada dos mesmos sabores de geléia, por isso achei interessantíssima sua sugestão! Como gosto de frutas azedinhas, certamente deve ser uma geléia deliciosa! Beijos, Paula

  5. Vânia, gosto tanto das suas sugestões, algumas não me passam pela cabeça, confesso… e depois de as ver aqui, com as excelentes fotos que você sempre consegue, mudo de facto de opinião e passo a colocar algumas das receitas em lista de espera… 🙂
    Esta geleia está LINDA, uma cor espectacular e faço idéia o sabor…
    Beijinhos e boa semana !

    • Bom dia David,
      Vamos já eliminar a sua dúvida:
      e as sementes? faço com as sementes tb?
      No passo 3 diz “Retire do fogo e passe a geleia por um espremedor de batatas, raspe o fundo e as laterais para não desperdiçar a polpa” ao passar pelo espremedor de batatas as sementes ficam retidas.
      Abraço,
      Vânia

  6. Gosto muito de acerola. Mas aqui em Portugal não temos esse fruto a não ser congelado e é muito raro encontrar. Mas eu já experimentei em batido e é mesmo muito bom. Imagino que o doce também seja bom.
    Excelente sugestão.

    Beijinhos e continuação de boa semana;

    Aurea Sá

  7. OI, adorei a receita no lugar do açúcar posso colocar adoçante em pó? 600g de acerola daria mais ou menos quantas? Obrigada

    • Olá Suzy,
      Eu nunca preparei essa geleia com adoçante eu colocaria 5 colheres de sopa e provaria e continuaria a colocar até acertar o ponto.
      Deve dar aproximadamente 550 gramas de geleia.
      Abraço, boa receita,
      Vânia

  8. Amei a receita, comentei hj mesmo com meu marido q ia encontrar uma receita de geleia de acerola, pq temos um pé aqui em casa e todo ano dá muuuuuuita e não sabemos o q fazer além de suco. Vou testar e depois conto como ficou.

  9. nosso pé de acerola tá carregado e elas são maiores que as normais,vou fazer,meus filhos adoram o suco,vamos ver a geléia…

  10. Sua receita está ótima mas para que haja menos perda de vitaminas experimente deixar as acerolas no congelador ou freezer por umas 4 horas, depois deixe descongelar. elas ficarão murchas prático para passar em uma peneira grossa ou mesmo no espremedor de batatas. Você pode tambem preparar a polpa utilizando uma peneira de frituras, fica ótimo e sem caroços.

  11. Genteeee nunca pensei em geleia de acerola, no meu quintal tenho vários pés de acerola,frutos enormes, faço sorvete,mousse…..

  12. Estava procurando uma receita pelo mesmo motivo que o seu: a acerola aqui de casa está lotada!!!
    Amei a sua receita (aproveitei e aprendi a ricota tbem!!! ), tanto, que estou dedicando um post à ela, lá no blog, essa semana (entra no ar quarta-feira, 28/01/15), com o link para sua receita… tá bom?!!
    Beijinho e obrigada pelas ótimas dicas!!!

  13. Ainda bem que tenho o privilégio de ter 2(dois) pés de acerola no meu quintal.
    Assim que tiver as frutas, vou testar essa receita que parece ser deliciosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui