Sabe a diferença entre o sal e o Sódio dos rótulos?

O sal de cozinha tem por base o sal químico de nome cloreto de Sódio (NaCl), que é formado por 60% de Cloro (Cl) e 40% de Sódio (Na), embora também tenha pequenos percentuais de iodeto de potássio, ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de sódio.

A importância do Sódio na nossa alimentação está associada às funções vitais no organismo humano, como a regulação do volume plasmático, a condução dos impulsos nervosos e à contração muscular. Como qualquer outro alimento, ele precisa ser ingerido na quantidade adequada para produzir benefícios e afastar os riscos ligados ao seu consumo excessivo ou insuficiente.

Dicas para Diminuir o Sal

A fonte primária de Sódio é o sal de cozinha. Através dos tempos, temos vindo a aumentar o consumo do sal devido aos alimentos industrializados e também pelo aumento desnecessário do tamanho das porções.

Alguns povos, como os índios yanomami, que não colocam sal na comida, não têm pressão alta. O consumo atual chega a atingir entre 10 a 15 gramas por dia, estando interligado à hipertensão, cardiopatias, entre outras doenças.

A Organização Mundial de Saúde OMS recomenda como consumo máximo 1 colher de chá de sal equivalente a 6 gramas por dia ou 2,4 gramas como Sódio.

Para mais informação leia tambémSal na Alimentação: Incompreendido ou Inimigo para uma Vida Saudável?“.

10 Dicas para Diminuir o Sal nas Refeições

1. Ao comprar o sal marque a data da compra e a previsão da data do termino.
  • Exemplo: comprou 1 kg de sal e são 4 pessoas em casa, se cada pessoa consumir 6 gramas por dia deve durar 40 dias aproximadamente.
2. Cozinhe com muito pouco ou sem sal.
  • Abuse de outros temperos, o mais indicado é cozinhar sem sal e salgar depois de cozido, mas para se adaptar à nova realidade diminua o sal pela metade, em pouco tempo não notará a falta e sentirá o sabor dos outros ingredientes;
3. Evite exagero na utilização do sal
  • Tempere com a ponta dos dedos, ou com colher de chá, sabendo que uma colher de chá é o que uma pessoa deve consumir de sal em 1 dia, também prove sempre a comida antes de salgá-la;
4. Evite comer grandes quantidades enlatados
5. Aproveite para ser mais criativa e crie seus próprios molhos
6. Existem muitas opções para beliscar
7. Evite alimentos enlatados e salgadinhos de compra
8. Para a comida ter sabor, não é preciso se concentrar apenas no sal
  • Muitos temperos podem dar conta do recado, trazendo benefícios para o nosso organismo, como o azeite, a laranja, o alho, a cebola, o cheiro-verde, as pimentas, o cominho, o manjericão, o açafrão, o colorau (urucum) o orégano, o tomilho, a canela e tantos outros.
9. Evite  refrigerantes
10.  Não esqueça, consuma 2 a 3 litros de água por dia.

 

10 Dicas para Diminuir o Sal nas Refeições

Guloso & Saudável

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