Hoje temos o Funge de Mandioca típico de Angola, uma espécie de pirão que serve de acompanhamento para pratos da culinária angolana, principalmente aqueles que têm molho e levam azeite de dendê como a Muamba de Galinha Light Típica de Angola que publiquei outro dia.

A primeira vez que comi confesso que achei meio esquisito, em virtude de ser um pirão sem tempero e muito espesso. Hoje já entro no grupo dos angolanos, todos comemos o funge.  Acho-o muito saboroso com o molho, legumes e, como disse, carne da muamba.

O funge pode ser feito com farinha de mandioca fina muito utilizada no norte de Angola e o de farinha de milho utilizado principalmente no sul.

Deve ser apreciado molhando uma garfada de funge de mandioca no molho de muamba ou do molho de outro prato que tenha preferencialmente azeite de dendê.

Então, que tal fazer uma viagem neste fim de semana para Angola através de sua deliciosíssima culinária?

Receita Angolana de Funge de Mandioca

Funge de Mandioca

Categorias: Acompanhamentos
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo total de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Angolana
Porção: 200 gramas

Ingredientes

  • 2.000 mililitros: Água;
  • 600 gramas: Farinha de mandioca;
  • 1 colher de chá: Sal.

Modo de preparo

  1. Coloque cerca de dois litros de água a aquecer. Quando estiver a ferver, retire uma caneca para utilizar depois.
  2. Adicione à água uma pitada de sal, a farinha aos poucos mexendo sempre com uma colher de pau energicamente para não formar grumos, até adicionar toda a farinha. Mexa até formar uma bola uniforme de funge.
  3. Caso o Funge de Mandioca esteja demasiado espesso. Continue mexendo com a colher de pau e vá acrescentando a água da caneca para amaciar o funge.
  4. O Funge de Mandioca é um bom acompanhamento para vários pratos angolanos, principalmente aqueles que são confeccionados com azeite de dendê (óleo de palma), como a muamba de galinha.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 1 g Beta-caroteno: 4,8 μg
Cálcio: 36,7 mg Calorias: 216 kcal
Carboidratos: 51,6 g Colesterol: 0 mg
Ferro: 1,8 mg Fibras totais: 1,1 g
Fósforo: 32,4 mg Gorduras: 0,2 g
Gorduras monoinsaturadas: 0 g Gorduras poliinsaturadas: 0 g
Gorduras saturadas: 0 g Magnésio: 12,6 mg
Potássio: 328,3 mg Proteína: 0,8 g
Sódio: 245,9 mg Vitamina A: 7,8 IU
Vitamina C: 12,4 mg Vitamina K: 1,1 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

5

2

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vânia,
    Que interessante tenho uns amigos angolanos vou passar a receita para eles, vou convidá-los para me ensinarem a fazer… rsrs.
    Beijo,
    Vânia

  2. oi querida tudo bem ??? adoro esse pirão é divino também adoro a culinaria angolana que pena que não moramos uma do lado da outra ..que já ia ái almoçar com vc adoro tudo que vai azeite de dende ..adoroooo e vc me pegpou pelo pé com essa dilicia ..amoooo parabens pela receita bjão

  3. Olá Vânia
    Obrigada por compartilhar, você me trouxe uma ótima lembrança da adolescência.
    Durante o 1º ano do ensino médio uma das minhas colegas de classe era Africana, ela nasceu em Cabo Verde. Durante a realização de um trabalho em grupo, fomos recebidos por sua família com um almoço típico africano. Um dos pratos servidos foi exatamente esse Funge de Mandioca, me lembro que foi o acompanhamento de um frango com amendoim.
    Um ótimo início de semana!!!
    Bjos.

  4. Interessante essa receita Vânia, nunca tinha ouvido falar, mas é uma receita que vale muito a pena fazer pelos poucos ingredientes que vai, e por poder servir como acompanhamento, e o sabor pelo que entendi, se torna mais saboroso com outros pratos mais fortes né? Gostei. Muito mesmo. Bjs

  5. Vânia, estava passeando em seu blog e parei neste post. Hoje fiquei de olho na bonita tapeçaria sobre a qual está a tigelinha do funge. Muito bonita mesmo! Vê-se que os pontos estão bem uniformes. Você sabe… eu faço tapeçaria como hobby. Gosto muito! Beijos e boa noite! Paula

    • Oi Quitumba,
      Sim, o funge de mandioca, como se comia tipicamente no interior de Angola, associado a proteína de carne ou peixe e outros vegetais é um bom ingrediente. (o funge de milho o tem valor nutricional semelhante ao cuscuz de milho)
      Abraço,
      Vânia

Deixe o seu comentário!