Tem dificuldades em preparar um bom e lindo suflê?

O suflê tem preparação aparentemente simples, é uma receita clássica francesa, como características possui crosta crocante e interior aerado, mas necessita cuidados mínimos para dar certo.

Segundo os físicos o suflê é unicamente uma espuma de clara de ovos adicionada com um preparado de bechamel ou puré de frutas, o segredo é manter a espuma…

Mas na realidade fazer suflê é sempre uma caixinha de surpresas…. rsrsrs, Será que acertei no tempo de assar? Será que vai crescer? Só emoção, nada de monotonia… rsrs, brincadeirinha até que fica sempre entre médio e bom.

Receita de Suflê de Goiaba Suflê de Goiaba

Dicas de como Preparar um Bom Suflê

1. Os ovos

  • Para um bom suflê os ovos devem ser frescos e estarem à temperatura ambiente.

2. As claras em neve.

  • Se forem batidas em excesso, elas perdem a capacidade de expandir e o suflê não vai crescer bem. O ideal é que as claras em neve mantenham o brilho quando batidas. Se ficarem opacas é porque passaram do ponto.
  • Elas devem ser batidas com uma pitada de sal que faz com que as claras obtenham maior firmeza.

3. O recipiente

  • Para o suflê crescer direitinho é importante o tamanho e formato do recipiente onde ele será preparado. Ele deve ser sempre proporcional à quantidade da massa. Se o recipiente for muito raso e largo, o suflê não crescerá corretamente.
  • O ideal é utilizar os ramequins (formas), ou individuais de cerâmica, que são recipientes próprios para suflê, depois untar bem.

4. Temperatura do forno

  • A temperatura do forno é de primordial importância.
  • Temperatura muito alta o suflê queima na superfície e fica cru por dentro.
  • Temperatura muito baixa o suflê não terá aquela leveza tradicional, vai ficar baixo e pesado. Assim é necessário encontrar uma temperatura média para assar o delicado suflê e ele não murchar quando sair do forno.

5. Creme base

  • O suflê deve estar entre morno e temperatura ambiente, quando as claras forem adicionadas.

6. Antecipar o preparo

  • Caso queira adiantar parte do suflê pode prepará-lo antecipadamente o creme e 25 minutos antes de servir, bater as claras, juntar ao creme e levar ao forno.

7. Ramequins

  • São recipientes refratários específicos para preparação de suflê, há-os de diversos diâmetros desde desde 7 até 22 centímetros, também nas mais variadas cores.

Algumas receitas de suflês já publicadas:

 

Dicas de como Preparar um Bom Suflê

Guloso e Sudável

13 COMENTÁRIOS

  1. QUERIDA VÂNIA,
    TENHO QUE APRENDER COM ESSAS DICAS, POIS OS MEUS SUFLÊS SEMPRE MURCHAM ANTES DE SAIR DO FORNO, VC JÁ ME DEU UMA DICA ANTES, GOSTO MUITO DE SUFLÊ DE CHUCHU.
    O SEU FICOU LINDO!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS ♥

  2. Vânia querida, se tem uma receita que gosto, mas não acerto é o suflê. O seu ficou lindo e suas dicas foram preciosas, vou tentar segui-las à risca e ver se dessa vez eu consigo fazer um tão belo quanto o seu. Adorei as dicas. Bjos

  3. Vânia,

    Excelentes dicas estas para quem, como eu, ainda é muito verde na preparação de souflés !
    Obrigada pelas dicas, vão ser-me bem úteis ! :-)
    Beijinhos

    • Bom dia Monique,
      Sim enviamos o boletim semanal grátis, basta se inscrever no blog no lado superior esquerdo, incluir o seu e-mail e depois aprovar a inclusão na caixa de entrada desse e-mail.
      Abraço, bom domingo.
      Vânia

    • Olá Eliana,
      Nós somos um blog de alimentação saudável que tenta difundir a reeducação alimentar, para se informar sobre dietas deve se aconselhar com seu médico ou nutricionista.
      Abraço,
      Vânia

Deixe uma resposta