Pizza de Tapioca Marguerita

18

Hoje trago para vocês, queridos amigos, uma receita que nasceu de uma fusão gastronômica ítalo-brasileira é a pizza de tapioca marguerita. Por um lado, uma famosa receita da culinária nordestina, feita à base de goma de mandioca, a nossa tão querida tapioca, que está sempre presente em nossos lanches e cafés da manhã (principalmente aqui no nordeste). Por outro lado, a pizza de marguerita que teve sua origem na região de Nápoles, na Itália.

Juntas formam uma receita surpreendentemente deliciosa, a Pizza de Tapioca Marguerita. Sei que geralmente acrescentam somente o manjericão, no entanto eu não resisti e tive que acrescentar o meu amado orégano, mas fica ao gosto de vocês!

Aposto que a curiosidade está tomando conta de você nesse exato momento! Então, que tal fazer a pizza hoje para o lanchinho da tarde?

Receita de Pizza de Tapioca Marguerita

Pizza de Tapioca Marguerita

Categorias:Massas
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:4 porções
Tempo de preparo:6 minutos
Tempo total de preparo:10 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Brasileira
Porção:120 gramas (1/4 de pizza)

Ingredientes

  • 150 gramas: Goma de mandioca;
  • 1 unidade: Tomate maduro limpo cz;
  • 100 gramas: Queijo mussarela light;
  • 5 gramas: Manjericão fresco;
  • 30 gramas: Azeitona verde;
  • 6 colheres de sopa: Molho de tomate;
  • 1 colher de sopa: Azeite de oliva.

Fatia da Pizza de Tapioca Marguerita

Modo de preparo

  1. Higienize os tomates e as folhas de manjericão, fatie o tomate.
  2. O modo mais fácil é comprar a goma de mandioca refrigerada já pronta, peneirá-la e assá-la.
  3. Passe a goma de tapioca pela peneira, acrescentando uma pitada de sal. Aqueça em fogo médio uma frigideira antiaderente de 30 cm de diâmetro por 1 minuto, espalhe a goma, modele a pizza como uma panqueca no fundo da frigideira.
  4. Pressione com uma colher a goma e deixe a pizza de tapioca durante aproximadamente 3 minuto. Adicione a pizza de tapioca o molho de tomate, o queijo mussarela, quando o queijo começar a derreter distribua os tomates fatiados, as azeitonas, o azeite (a gosto) e o manjericão, deixe mais 2 minutos.
  5. Sirva a Pizza de Tapioca Marguerita e deliciem-se.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:2,1 gAlpha-caroteno:5,6 μg
Beta-caroteno:224,2 μgCálcio:213,6 mg
Calorias:244,2 kcalCarboidratos:33,4 g
Colesterol:16 mgFerro:0,6 mg
Fibras totais:0,9 gFósforo:152,5 mg
Gorduras:8,8 gGorduras monoinsaturadas:4,6 g
Gorduras poliinsaturadas:0,6 gGorduras saturadas:3,2 g
Licopeno:1.235,7 μgMagnésio:19,8 mg
Niacina:0,5 mgPotássio:147,2 mg
Proteína:6,8 gSelênio:4 μg
Sódio:195,4 mgVitamina A:489,2 IU
Vitamina C:19,3 mgVitamina E:1,1 g
Vitamina K:11 μgZinco:0,9 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

Salvar

18 COMENTÁRIOS

  1. Vânia,
    Minha mãe vem me visitar, trazendo na bagagem goma de tapioca (assim espero!). E então terei o prazer de usar algumas das suas receitas tão criativas e gostosas usando esse ingrediente tão brasileiro.
    Beijos

  2. Se minha filha descobrir essa receita vou ter que fazer urgente…Ela adora tapioca, como uma boa cearense.
    Adorei essa versão.
    Bj e uma ótima quinta pra vc, Vânia.
    Lylia

  3. Que pizza deliciosa essa! Em casa meu marido e eu gostamos muito de tapioca, por aqui não é fácil achar a farinha, mas assim que encontrar vou fazer, vamos adorar.
    bjs

  4. até poucos anos atrás, eu não conhecia tapioca.

    depois que vim para o NE, aprendi a amar (mas eu gosto mesmo é das mais simples: queijo com coco e coco); como o topping da marguerita é desses bem simples (e super saboroso), existe uma chance considerável de eu gostar bastante dessa variedade

    🙂

  5. Vânia aqui em casa gostamos muito de tapioca, mas geralmente compramos na feira, salgada ou doce, Adoramos, essa sua receita de tapioca feita em pizza deve ter ficado deliciosa sem dúvida nenhuma. Sou como vc, adoro orégano em quase tudo que faço, principalmente nas pizzas. Beijinhos

  6. amiga, tenho a goma de mandioca, já tentei preparar uma tapioca, mas, não sei como…ela não tem que ter uma liga? Só peneirar, e espalhar na frigideira anti aderente…começou a querer queimar e continuava toda soltinha….como que ela vai formar uma liga,. a ponto de dobrar com o recheio, ou mesmo de fazer esta deliciosa pizza sem gluten?

    • Oi Maria Augusta,
      O procedimento para fazer a tapioca é simples, (com as repetições depois passa a ficar perfeita) basta:
      “Que passe a goma de tapioca pela peneira, acrescentando uma pitada de sal. Aqueça em fogo médio uma frigideira antiaderente de 30 cm de diâmetro por 1 minuto, espalhe a goma, modele a pizza como uma panqueca no fundo da frigideira.”
      Siga os procedimentos descritos na receita, caso não dê certo, é problema com a qualidade da goma, para tentar recuperar a goma deve:
      Colocar a goma dentro de uma vasilha coberta com água, dentro da geladeira, após 24 horas escorra a água e passe a goma pela peneira, em seguida faça o procedimento descrito na receita.
      Espero ter ajudado, beijo,
      Vânia

  7. Gente amanhã mesmo vou fazer, o q ñ falta na minha geladeira é goma fresca peneirada! aff, sei q vou adorar…

  8. SOU CEARENSE, ADORO TAPIOCA, VOU FAZER, VI AQUI EM FORTALEZA UM CARIOCA QUE É EMPRESSARIO E ESTA SE DANDO MUITO BEM COM RECEITAS DE TAPIOCAS, E TUDO COM ESSA MASSA, ROSQUINHA E MAIS, ADOROEI VOU JA FAZER… OBGDA, PARABÉNS PELA SUA CRIATIVIDADE, MAIS MAIS PARA MIM, QUERIA MAIS RECEITAS COM TAPIOCAS, SUA FÁ DE FORTALEZA-CE NÁDMA;

  9. Há tempos descobri essa maravilha, faço sempre e tenho aproveitado para apresentar para parentes e amigos. Bjs.

  10. […] pelo blog da querida Kati fiquei com muita vontade de comer novamente.  Vi também que a Vânia do blog Guloso e Saudável também preparou a tapioca como base para uma pizza marguerita. Era tudo […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui