Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos

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Você sabia que deve ter Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos!

Já sabemos que uma alimentação saudável é um dos elementos fundamentais para se ter uma boa qualidade de vida, entretanto somente ela não basta. Iremos mostrar mais a vocês no artigo de hoje – Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos.

Um outro hábito que todos devem incluir no seu dia a dia é a prática de exercícios físicos. Seja meia hora de caminhada, malhação, dança, artes marciais, futebol, hidroginástica! Há tantas opções que tenho certeza que com alguma atividade física você deve se identificar!

E os que já praticam, maravilha! O que muitos não sabem é que existem alguns cuidados com a alimentação que se devem ter antes e depois da prática de exercícios físicos, para, assim, se ter um rendimento maior.

Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos Frango Grelhado ao Molho de MangaAlimentação Antes e Após Exercícios Físicos

Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos

  • Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que tem o mal hábito de se exercitar em jejum. Não façam isso, pois além de você não ter um rendimento bom, pode causar-lhe mal estar, dores de cabeça e, até mesmo, desmaios. Portanto, evite esse tipo de coisa. Mas, também, aconselha-se que não vá para pratica de exercícios com a barriga cheia, pois também poderá causar-lhe mal estar.
  • O ideal é, dependendo do momento do dia em que você irá praticar os exercícios, se for fazer uma refeição grande (almoço, por exemplo), se alimentar duas horas ou duas horas e meia antes. Dê prioridade aos carboidratos feijão, arroz, macarrão, mas sem esquecer da proteínas. Evite as gorduras (sempre!), pois atrapalha a digestão, consequentemente atrapalhando o seu rendimento.
  • Nas refeições pequenas, como o café da manhã ou um lanche, faça-a no máximo uma hora e meia antes dos exercícios, para que o alimento possa fornecer a energia necessária aos músculos. A melhor opção são os carboidratos, famosos por serem grandes fornecedores de energia: pães, torradas, frutas, barrinhas de cereal…
  • Outro cuidado super importante é: alerta para evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e com altos índices glicêmico, pois podem causar um aumento rápido da glicose sanguínea, provocando uma reposta imediata da insulina e, assim, você pode ter hipoglicemia e sensação de fraqueza durante os exercícios.
Cuidados antes, durante e após atividades físicas
  • E não se esqueça: a hidratação é muito importante antes, durante e depois dos exercícios. Recomenda-se ingerir 150 ml de água a cada 15 minutos para evitar a desidratação. Variando o tempo e intensidade dos exercícios, pode-se optar por bebidas energéticas para haver um maior fornecimento de energia aos músculos.
Cuidados após atividades físicas
  • Depois de se exercitar, aconselha-se a se alimentar pouco tempo depois – o mais rápido possível. No máximo, de 30 a 40 minutos depois. Depois, faça pequenas refeições de três em três horas ao longo do dia – e essa dica vale para quem AINDA não pratica exercícios. O melhor para consumir são carboidratos e proteínas – ajudam na recuperação muscular. Caso contrário, provavelmente se sentirá com um maior cansaço muscular, além de comprometer o seu rendimento nos próximos dias.

Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos Suco de Ameixa com MaracujáAlimentação Antes e Após Exercícios Físicos

Tipo de alimentos a consumir antes dos exercícios:

Pão integral com  Queijo ricota.
– 1 fruta ou 1 copo de Suco de Ameixa com Maracujá ou Smoothie de Banana com Morangos sem açúcar.

ou

Salada (atenção! o excesso de fibra torna a digestão mais demorada e pode atrapalhar o seu rendimento).
Proteína: prefira carnes magras, já que a gordura pode causar desconforto gástrico.
Carboidrato: feijão, arroz integral ou macarrão integral.

Tipo de alimentos a consumir após os exercícios:

– Sanduíche com Queijo Cottage e frios ou duas torradas com Doce de Tomate.
Salada de frutas.

OBS: Esse menu é meramente ilustrativo. Cada pessoa deve ter uma alimentação de acordo com a sua rotina, portanto o recomendado é consultar o seu nutricionista para fazer uma dieta específica.

Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos

Guloso & Saudável

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10 COMENTÁRIOS

  1. Vânia, tudo bem?
    O artigo está muito interessante, eu imaginava que deveria não comer antes da caminhada para perder mais peso, eu estava errada, aprendi muito.
    Obrigada, beijo,
    Vânia

  2. Que post informativo e super detalhado Vânia, tem muitas coisas que eu não sabia, são ótimas dicas, sugestões e conselhos que vou levar comigo. Adorei seu peixe. Gosto muito de alcaparras e achei uma combinação perfeita e uma refeição super saudável. Bem ao meu gosto. Parabéns pelo post. Excelente. Beijinhos

  3. BOA TARDE QUERIDA VÂNIA,
    ÓTIMAS DICAS, SÃO TODAS PRECIOSAS, AINDA MAIS PARA MIM QUE FAÇO AS MINHAS ATIVIDADES FÍSICAS DIÁRIAS, AMEI ESTE POST!

    BEIJINHOS ♥

  4. Oi Vânia,
    Excelente post! Numa altura que todos querem emagrecer “à força”, sem ter cuidado com certas regras. É mesmo muito importante saber que há certos cuidados a ter, e a água também é muito importante. Gostei muito, como sempre com informação muito útil e importante 🙂
    O sumo de ameixa com maracujá deve ser uma DELÍCIA!!Tenho de experimentar.
    Um beijinho e obrigada pela partilha 🙂

  5. Vânia, são sempre super interessantes e preciosas as suas informações, dicas ou conselhos .É muito importante todos esses esclarecimentos para conscientização do que é certo e errado. Adorei!!!!! minha professora predileta!!!! sempre nos ensinando algo.. beijinhos Gina

  6. QUe saudades, Vânia! AInda não estou com computador em casa. Estou aproveitando uma folguinha aqui no trabalho para mandar um beijo para as amigas, como você,, que estão me dando força.
    Bj e obrigada,
    Lylia

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