Alimentos Integrantes da Pirâmide Alimentar

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Você sabe quais são os alimentos integrantes da pirâmide alimentar?

Certamente, já ouviram falar alguma vez sobre a famosa pirâmide alimentar e devem saber que nossa alimentação deve ser equilibrada em função de seus integrantes, mas o problema é que muitos não conhecem quais são os seus tais integrantes e nem qual a importância deles para a nossa saúde. Lendo o artigo Conheça e Compreenda Cada um dos Alimentos Integrantes da Pirâmide Alimentar!

Por isso, iremos hoje apresentá-los para que vocês compreendam melhor e os usem fazendo combinações no vosso prato ao seu favor para se ter uma alimentação equilibrada e, consequentemente saudável, ok?

Consulte seu nutricionista para saber mais a respeito! A sua consulta é indispensável!

Alimentos Integrantes da Pirâmide AlimentarSalada de Macarrão ColoridoAlimentos Integrantes da Pirâmide Alimentar

Conheça e Compreenda Cada um dos Alimentos Integrantes da Pirâmide Alimentar

1. Cereais, pães, tubérculos e raízes:

São a base da pirâmide (caso não a recordem façam uma pesquisa rapidinha no Google que irão encontrá-la) por serem alimentos energéticos, ricos em carboidratos, nutrientes que estão presentes em cerca de 50% a 60%  das calorias totais diárias.

Receita de Salada Fria de Repolho Roxo Salada Fria de Repolho Roxo

2. Hortaliças (legumes e verduras):

São alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas, além de terem baixas calorias. Ótimos também para se hidratar por serem ricos em água.

Receita de Barquinha de Mamão com Salada de FrutasBarquinha de Mamão com Salada de Frutas

3. Frutas:

Abundantes fontes de carboidratos, minerais, fibras e vitaminas. As frutas, apesar de terem nutrientes iguais aos de outros alimentos, tem um papel diferente na dieta, por serem comumente consumidas como sobremesa e lanche.

Iogurte de Morango LightIogurte de Morango Light

4. Leite e derivados:

Popular por ser uma grande fonte de Cálcio e proteínas, é aconselhado seu consumo principalmente para evitar doenças causadas pela carência dele, como a osteoporose causada principalmente entre mulheres.

Filé de Merluza ao Leite de CocoFilé de Merluza ao Leite de Coco

5. Carnes e ovos:

Conhecidos por serem uma rica fonte de proteínas, devem fazer parte de 20% das calorias que devem ser consumidas por dia. Entretanto, não são famosas só pelas proteínas, mas também por serem fonte de gordura saturada e colesterol, por isso aconselha-se a selecionar bem o tipo de carne que entra no seu cardápio, prefira carnes magras, aves e peixes.

Bacalhau com Grão-de-bico

6. Leguminosas:

O maior represante é o feijão, famoso por ser riquíssimo em proteínas. Todos os familiares dessa leguminosa estão nesse grupo. Essa leguminosa é tão importante na alimentação do Brasil que a balança alimentar brasileira ganhou um novo grupo por conta dele.


Fava Simples (Feijão)

7. Óleos e gorduras:

Riquíssimos em calorias, aconselha-se a sempre optar pelas gorduras vegetais que colaboram para controlar os níveis de LDL (colesterol ruim) e a aumentar o colesterol HDL (colesterol bom).

Bolo de Chocolate com Creme de AvelãBolo de Chocolate com Creme de Avelã

8. Açúcares e doces:

geralmente ricos em potencial energético (calorias), em geral, não oferecem nutrientes indispensáveis para nossa dieta, assim não tendo grandes benefícios para nossa saúde. Por isso, aconselha-se a não ingerir em grandes proporções e dar preferência ao açúcar mais escuro, mascavo, demerara ou por último cristal.

Conheça e Compreenda Cada um dos Alimentos Integrantes da Pirâmide Alimentar

Guloso & Saudável

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12 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vânia. Muito bom seu post falando sobre a pirâmide alimentar, já se falou muito nela e parece que o buxixo está de volta hehe. Acho bacana essa dieta, pois é muito flexível, ótima pois temos variações, podemos escolher o que comer com bom senso, sem deixar de ser uma dieta balanceada e com sabor. Gostei muito das sugestões.Bjocas

  2. Adorei o texto, principalmente por ter sugestões de receitas que se adequam a uma boa alimentação.
    Obrigada pelas informações, bjs
    Ro

  3. Vânia querida, mais uma vez vc nos ensinando uma alimentação saudável com sugestões deliciosas. Adoro suas observações nos meus pratos, me ajudam a melhorar cada vez mais a qualidade das minhas receitas…bjos Gina

  4. Olá Vânia,
    Excelente post, acho que é muito importante sensibilizar as pessoas para a melhor utilização dos alimentos e para o conhecimento das suas funções e benefícios, assim como os malefícios. Cá chamamos de Roda dos alimentos, e recentemente foi introduzida a água bem no centro pois é fundamental também 🙂
    Gostei muito do que li e também dos pratos maravilhosos que serviram de exemplo a cada categoria 🙂 Todos eles estão deliciosos!
    Beijinho

  5. Oi!

    Adorei rever a pirâmide alimentar e tão bem exemplificada. As fotos que colocou são perfeitas em todos os sentidos.
    Tento manter uma alimentação o mais saudável possível e isso vê-se na nossa saúde. Graças a Deus estamos todos bem:)

    Beijinhos

  6. QUERIDA VÂNIA,
    POST RIQUÍSSIMO, MUITO BEM EXPLICADO, DESDE QUE CONHECI O SEU BLOG ESTOU APRENDENDO MUITO COM VC. ONTEM MESMO EU ESTAVA FALANDO SOBRE VC COM O MEU ESPOSO, DA SUA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, VC COME DE TUDO DE UM JEITO SAUDÁVEL ELE DISSE ASSIM VAMOS FAZER ASSIM TBM, RSRS. COMO MUITAS GULOSEIMAS MAS TBM TENTO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
    AS FOTOS ESTÃO LINDAS, TODAS DE MUITO BOM GOSTO.
    BJS..♥

  7. Que post interessante e didático.
    Acho este tipo de alimentação a ideal pois podemos comer de todo tipo de alimento.
    Gostei muito de conhecer o seu blog, estarei te seguindo.
    Beijos

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