Frango ao Curry com Molho de Iogurte

10

Como vocês devem saber, hoje, em muitos países, é comemorado o Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados. Ontem, após preparar o Frango ao Curry com Molho de Iogurte para o almoço, os coloquei no prato, e foi quando tive uma agradável surpresa: se assemelhavam a um formato de coração. Achei uma graça! E, lembrando que no dia seguinte era o dia de São Valentim, decidi brincar um pouco com o prato e postar a receita – que a propósito, ficou uma delícia!- em homenagem a esse dia. Esta receita de frango ao curry foi inspirada no delicioso Salmão ao Molho de Iogurte com Curry do nosso amigo Daniel, do O AntiRestaurante.

– Para os curiosos, uma breve história de São Valentim e o seu dia. (Muito interessante!)

São Valentim foi um bispo que viveu durante a idade média e que lutou, em sua época, pelo direito das pessoas de se casarem – que havia sido suspendido pelo imperador Cláudio II, que alegava que os homens solteiros eram melhores combatentes.

Mesmo com as proibições, Valentim continuou a celebrar os casamentos. E por isso,  foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, vários de seus admiradores enviavam-lhe bilhetes, flores dizendo que acreditavam no amor. E também foi, na prisão, que se apaixonou pela filha cega de um carcereiro. Dizem que foi o seu amor que devolveu a visão à sua amada.

O Dia de São Valentim é comemorado dia 14 de fevereiro (o dia de sua morte) nos Estados Unidos e em toda Europa. Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado dia 12 de junho, devido a ser a véspera de Santo Antônio – o santo casamenteiro.

O que aproveitamos dessa história é que o importante é sempre acreditar no amor e cultivá-lo todos os dias. Afinal, é ele que dá um brilho especial a nossa vida! Um beijo para todos os amantes!

Receita de Frango ao Molho de Iogurte com Curry

Frango ao Curry com Molho de Iogurte

Categorias:Aves
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:4 porções
Tempo de preparo:15 minutos
Tempo total de preparo:45 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Mundial
Porção:200 gramas

Ingredientes

  • 4 unidades: Frango filé;
  • 1 colher de sopa: Azeite de oliva;
  • 1 unidade: Alho dente;
  • 1 unidade: Cebola ralada;
  • 200 gramas: Iogurte natural desnatado;
  • 1 colher de sopa: Curry (caril);
  • 1/2 colher de chá: Açafrão;
  • 1/2 colher de chá: Cominho moído;
  • 1/2 colher de chá: Orégano;
  • 28 unidades: Tomate cereja;
  • 1/4 colher de chá: Sal.

Modo de preparo

  1. Higienize os tomates cereja e reserve.
  2. Tempere os filés de frango com sal, um pouco de curry e açafrão, deixe maturar por 10 minutos.
  3. Numa vasilha junte todos os ingredientes do molho, misture, o iogurte, o cominho, o orégano, o restante do curry, do açafrão e reserve.
  4. Numa frigideira anti aderente, em fogo médio aqueça o azeite, junte o alho fatiado, e os filés de frango, tampe e deixe por 4 minutos, vire os filés, junte a cebola e deixe mais 4 minutos.
  5. Acrescente o molho, os tomates inteiros e tampe por mais 4 minutos (para o molho não evaporar), está pronto o frango ao curry.
  6. Servir o frango ao curry  com arroz basmati ou integral ou branco e salada.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:5,1 gÁgua:235,9 g
Alpha-caroteno:10,2 μgBeta-caroteno:69,3 μg
Cálcio:128,1 mgCalorias:228 kcal
Carboidratos:13,4 gColesterol:71,5 mg
Ferro:1,7 mgFibras totais:3,1 g
Fósforo:298,4 mgGorduras:7,7 g
Gorduras monoinsaturadas:3,4 gGorduras poliinsaturadas:1,5 g
Gorduras saturadas:1,4 gMagnésio:48,3 mg
Niacina:10,2 mgPotássio:670,7 mg
Proteína:26 gSelênio:16,5 μg
Sódio:264,7 mgVitamina A:182,3 IU
Vitamina C:16,7 mgVitamina E:1,1 g
Vitamina K:14,6 μgZinco:1,8 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi Vânia!
    Passei uma época em que eu colocava curry em quase tudo, frango, peixe, carne, legumes. Agora fiz uma pausa, mas em breve vou retomar esse tempero. Gosto muito da cor e do sabor que ele da aos pratos.
    Esse frango está bem apetitoso e o capricho da foto está de parabéns!
    Beijos

  2. Desculpem pela pergunta, mas qual seriam os ingredientes do molho? É que não está especificado e não quero errar na hora de fazer essa receita linda!

    • Oi Gabriela,
      Feliz dia de São Valentim, dia dos namorados.
      O molho é tão simples que parece complicado, é assim – “Numa vasilha junte todos os ingredientes do molho, misture, o iogurte, o cominho, o orégano, o restante do curry, do açafrão e reserve”, basta seguir este paragrafo e terá o molho.
      Beijo,
      Vânia

  3. MINHA QUERIDA QUE CAPRICHO!
    VIVA O DIA DE SÃO VALENTIM, VIVA O AMOR!
    HOJE POSTEI A RECEITA DA MOUSSE, QUE INSPIREI AQUI NO SEU BLOG, OBRIGADA POR NOS PROPORCIONAR TANTAS RECEITAS MARAVILHOSAS!

    BEIJINHOS..♥

  4. hummm que delicia ….adoro suas receitas vc sabe né ….essa combinação é perfeita mesmo ..querida hoje não tenho receita vim apresentar para vcs a nossa materia na revista sabores ajinomoto do encontro de blogueiras de gastronomia …te convido para conferir bjokas

  5. VÂNIA, que sugestão mais fofinha!!!! hum….. e que delicia !! que foto super caprichada …VIVA!! O AMOR EM TODAS AS IDADES!!! ELE É A ESSÊNCIA DA VIDA. Bjcas
    Gina

  6. Ai Vânia que beleza de prato tão sugestivo ao dia de hoje, ficou lindo, e é engraçado como essas coisas surgem na nossa mente como um piscar de olhos e cria-se algo assim tão bonito como ficou seu prato. Adorei a receita, a decoração está deslumbrante, e a história de S. Valentim é linda, eu não conhecia e achei muito lindo. O poder do amor faz milagres. Amei eu post . Bjos. Felizdia de S. Valtentim. Bjos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui