Um maravilhoso bom dia para todos! E nada como começar o dia com pãozinho fresquinho acompanhado de uma saborosa geleia. Huuum! Eu, pelo menos, sou louca por uma! Por isso, trago para vocês a minha receita de Geleia de Carambola. (É importante lembrar desde já que pessoas que sofrem de insuficiência renal não devem consumir essa fruta, pois pode causar vômitos, náuseas e até mesmo confusão mental.)

Enfim, as carambolas dessa geleia deram um toque especial a receita, pois foram um presentinho da minha amiga Cláudia – que é privilegiada por ter uma caramboleira na sua casa. (ahhh, como eu queria uma dessas aqui em casa!)

A carambola é uma fruta rica em sais minerais, fonte de vitaminas A, C e do complexo B , além de ser rica em antioxidantes. Alguns dos benefícios que o consumo dela pode oferecer são: auxilia no combate a febre, é eficaz contra o escorbuto e também é utilizada como estimulador de apetite. E o melhor de tudo: ela contém pouquíssimas calorias (35 calorias em 100g!).

Por todos esses motivos e outros essa é a primeira receita de várias que tem como ingrediente principal essa deliciosa fruta, por isso esperem muito mais! Espero que tenham gostado!

Receita de Geléia de Carambola

Geleia de Carambola

Categorias: Doces e sobremesas
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo total de preparo: 55 minutos.
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 50 gramas

Ingredientes

  • 1 quilograma: Carambola;
  • 50 mililitros: Água;
  • 175 gramas: Açúcar cristal.

Foto da Fruta Carambola

Modo de preparo

  1. Higienize as carambolas, corte no formato de estrela e retire as sementes.
  2. No liquidificador coloque a água e uma pequena parte da fruta, bata, acrescente mais fruta e torne a bater até terminar a fruta.
  3. Não é necessário coar.
  4. Numa panela junte a carambola batida e o açúcar, misture e deixe em fogo médio alto por 25 minutos.
  5. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela.
  6. Diminua o fogo para brando e deixe mais 25 minutos ou até atingir o ponto desejado.
  7. Armazene o doce após esfriar ligeiramente em frascos de vidro esterilizados, tapando-os com uma folha de papel vegetal.
  8. O tempo médio de durabilidade da geleia é superior a 6 meses.
  9. Sirva após fria.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 2 g Alpha-caroteno: 12 μg
Beta-caroteno: 12,5 μg Cálcio: 3 mg
Calorias: 50,8 kcal Carboidratos: 12,2 g
Colesterol: 0 mg Ferro: 0,1 mg
Fibras totais: 1,5 g Fósforo: 6,1 mg
Gorduras: 0,2 g Gorduras monoinsaturadas: 0 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,1 g Gorduras saturadas: 0 g
Magnésio: 5,1 mg Niacina: 0,2 mg
Potássio: 67,1 mg Sódio: 1,1 mg
Vitamina A: 30,9 IU Vitamina C: 17,2 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

Receita de Geleia de Uva Diet

25
Receita de Geleia de Morango Diet

36

20 COMENTÁRIOS

  1. Vânia,
    Lindas frutas, que me trazem lembranças tão boas. Na escola onde eu estudava tinha um pé de carambola. Quando a árvore estava carregada de frutas, as crianças faziam fila para pegar uma que estivesse madura para comer.
    As suas fotos estão muito caprichadas, e a geleia parece deliciosa, sem muito açúcar para sentir melhor o gosto da fruta.
    Tenha um ótimo dia!
    Beijos

    • Obrigada Kati pelo comentário. É verdade, a carambola é um fruto muito atraente, tanto pela sua beleza quanto ao sabor. Essa frutinha faz parte da minha vida desde que nasci rsrs.
      Beijos,
      Vânia

  2. OLÁ MINHA QUERIDA!
    EU TBM GOSTO MUITO DE GELEIAS PRINCIPALMENTE PELA MANHÃ COM TORRADAS ACHO CHIC, RSRS E DELICIOSAS…HUMMMM!
    A SUA RECEITA É BOA DEMAIS!
    O SUCO DE CARAMBOLA TBM BEM GELADINHO É TUDO DE BOM, AI…. QUE DELÍCIA!
    VIVER E COMER É TUDINHO DE BOM, RSRS.
    AS VEZES EU FICO PENSANDO QUANDO EU MORRER VAI FICAR TUDO PARA TRÁS, PRINCIPALMENTE AS GULOSEIMAS,KKKK.
    HOJE É O ANIVERSÁRIO DO MEU ESPOSO, 51 ANOS DE VIDA, O TEMPO PASSA TÃO RÁPIDO EU JÁ ESTOU QUASE ENTRANDO NA CASA DOS 40 ENTÃO TEMOS MESMO É QUE APROVEITAR E CUIDAR DA SAÚDE NÃO É?

    BJS….♥

  3. Oi Vania, adoro carambola, nunca comi geleia de carambola, nem imaginava que se fizesse, vou fazer logo que conseguir carambolas.
    Beijos e obrigada,
    Lena

  4. Bom dia Vânia, nunca provei geléia de carambola e aprecio demais essa fruta, adoro suco de carambola. Gostei muito dessa geléia, deve ficar deliciosa. A sua apresentação está linda demais, e as frutinhas abaixo estão com uma cor linda. Bjos ótima quarta-feira

  5. Vânia, vc sempre nos surpreendendo!!! que criativa e original essa geléia. Carambola, além de linda é uma fruta deliciosa, imagina como geléia!!! já pensou recheando bolos…… vou correndo fazer para o café da manhã. bjinhos Gina

  6. adoro carambola… adoro adoro!!! muitos anos atrás, tinha um pé na casa da minha mãe…. adorava!!!!

    (nem sabia disso de não ser bom pra quem tem insuficiência renal)

  7. Vania você não imagina como viajo por aqui, adoro tuas postagens, sabor, fotos, um show de informações, só sinto falta do google friend porque perco algumas atualizações sua.

  8. Olá!! Eu tenho em minha casa um pé de Carambola, q por sinal está carregadinha de frutas.. adoro esta fruta, gosto mt tbm de comê-la junto c/ a comida e fazer suco tbm, agora quero experimentar a fazer o doce e a geléia p/ ver se tbm fica gostoso. Bjss.

  9. Para conservar a geleia durante um ano, reutilize aqueles frascos de vidro com as respectivas tampas de geleias compradas em supermercado. Esterilize o frasco e a tampa durante pelo menos um minuto em água fervente. Encha cada frasco com a geleia diretamente da panela (mantenha o fogo no mínimo durante todo o processo e vá mexendo de vez em quando), tape o vidro com a respectiva tampa e vire o frasco imediatamente com a tampa para baixo. Deixe o frasco nesta posição até esfriar. Meu marido geralmente me ajuda fechando e virando os frascos, para que eu tenha tempo de cuidar da panela e encher os frascos.

    Sem conservantes, qualquer geleia confecionada desta forma dura pelo menos um ano.

    • Olá Talita,
      Se seguir todas as instruções do post em relação a preparação e higienização, o tempo médio de durabilidade da geleia é superior a 6 meses.
      Boa receita, abraço,
      Vânia

  10. Boa Noite, Vania! Adorei sua receita e logo mais irei testá-la…. a caramboleira está repleta aqui no pomar!! Parabéns pelo seu blog! Um abraço

  11. adorei essa receita,eu adorooo carambola,e tenho vários pés na fazenda dessas frutas,vou seguir a receita direitinho e saborear com muito gôsto!bjo

  12. Hummm, fiz hoje. Ficou realmente muito gostosa. Tenho um pé de carambola aqui em casa, e no meu residencial tem vários pés, então já viu, né, aproveitei, rsrsr. Parabéns, valeu mesmo. Vou tentar fazer
    outras de suas receitas, e você já está como site favorito. Bjks.

Deixe o seu comentário!