Hoje é o suflê de chuchu, suflês são muito queridos por mim, sejam doces ou salgados. Até já postei aqui no blog outras receitas deles como: suflê de espinafre, suflê de milho verde, suflê de banana, suflê de chocolate amargo, além da torta suflê de queijo e aveia e hoje a receita saudável é o suflê de chuchu.

Enfim, seja qual for o sabor dá para sentir o meu amor por esta receita – já que postei tantas outras receitas dele. E se já postei tantas outras receitas de suflês deliciosas, essa não pode ser diferente. Até mesmo porque considero para mim o suflê de chuchu um dos, se não, o mais tradicional entre os suflês.

Não posso dizer que o Suflê de Chuchu é o mais gostoso, porque para mim é mesmo muito difícil determinar qual o melhor. Aconselho a vocês experimentarem todos e depois dizerem-me qual o mais gostoso (se conseguirem!). rsrsrs Espero que tenham gostado da sugestão de hoje o suflê de chuchu!

Receita de Suflé de Chuchu

Suflê de Chuchu

Categorias: Acompanhamentos
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo total de preparo: 35 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 200 gramas

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa: Queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de sopa: Amido de milho;
  • 1/2 unidade: Cebola ralada;
  • 800 gramas: Chuchu cortado;
  • 1 colher de sopa: Creme vegetal Becel;
  • 1 colher de chá: Fermento em pó;
  • 3 unidades: Gema de ovo;
  • 3 unidades: Clara de ovo;
  • 1 colher de sopa: Azeite de oliva;
  • 1/2 xícara: Leite desnatado;
  • 2 colheres de sopa: Salsa picada.

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno em temperatura de 200ºC.
  2. Higienize os chuchus, corte-os ao meio, tire a parte branca do centro, descasque, corte aos cubos, tempere com sal a seu gosto e coza-os no vapor ou em água fervente.
  3. Após bem cozidos amasse-os com um garfo, reserve.
  4. Refogue a cebola no azeite e reserve.
  5. Bata as claras em neve, reserve.
  6. Bata as gemas na batedeira, junte o creme vegetal, o amido, o queijo, o leite, o fermento desligue e acrescente o chuchu, a cebola, a salsa, mexa bem, por último junte delicadamente as claras.
  7. Coloque em uma forma própria para suflê ou em refratário alto untado com creme vegetal, leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar, está pronto o suflê de chuchu.
  8. Sirva o suflê de chuchu quente em seguida.

Foto do Suflé de Chuchu

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 3,4 g Beta-caroteno: 65 μg
Cálcio: 138,2 mg Calorias: 143,1 kcal
Carboidratos: 26,5 g Colesterol: 140,8 mg
Ferro: 1,1 mg Fibras totais: 2,5 g
Fósforo: 164,8 mg Gorduras: 7,5 g
Gorduras monoinsaturadas: 1,1 g Gorduras poliinsaturadas: 2,1 g
Gorduras saturadas: 2,2 g Magnésio: 20,9 mg
Niacina: 0,7 mg Potássio: 305,1 mg
Proteína: 6,5 g Selênio: 1,7 μg
Sódio: 80,4 mg Vitamina A: 377,4 IU
Vitamina C: 12,9 mg Vitamina E: 0,5 g
Vitamina K: 28,2 μg Zinco: 1,3 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

25 COMENTÁRIOS

  1. Gostei imenso deste soufle amiga, mas se não for pedir muito o que é CHUCHU ???? curiosidade minha e prazer de aprender!

    Beijinhos rgandes e tenha um dia Feliz amiga!

    • Olá Beth,
      Obrigada pelo comentário,
      O chuchu é diferente do chouchou, (rsrs embora se pronuncie semelhante) o chuchu (Sechium edule) é uma hortaliça, um fruto; também é conhecido como machucho, caiota (Açores) ou pimpinela (ilha da Madeira).
      Antigamente os portugueses utilizam-no para substituir o nabo, que era pouco utilizado e muito caro no Brasil.
      É um vegetal com alto teor de fibras, potássio, vitamina A, vitamina C, pouquíssimas calorias, é muito utilizado em dietas, deve ser consumido cozido, tem sabor neutro.
      Na segunda fotografia do post aparecem chuchus.
      Beijo,
      Vânia

      • Beth
        Na frança, chuchu se chama chayotte ou chayote. Não é comum ser encontrado nos supermercados, mas às vezes encontro na parte de frutas e legumes exóticos.
        Vânia, dizem que não é fácil acertar o ponto do suflê, mas você faz muito bem! Eu nunca testei, mas esta na minha lista de receitas para fazer em breve! Vou me inspirar nas suas!
        Beijos

  2. Gostamos muito de receitas que utilizam os vegetais de forma diferente e saborosa. Acho ótimo essas receitas ainda mais porque muitos conhecidos não são tão fanático por legumes e com estas receitas passam a apreciar.
    bj
    camilla e gina

  3. OLÁ MINHA QUERIDA!
    SOU PÉSSIMA EM FAZER SUFLÊ, AS MINHAS TENTATIVAS NUNCA DERAM CERTO., RSRS.
    O SEU FICOU LINDO E APETITOSO!
    JÁ ARRUMEI A RECEITA, COLOQUEI MARGARINA GELADA FOI A QUE USEI, OBRIGADA POR ME PERGUNTAR É BOM PARA EU FICAR ESPERTA, RSRS.

    BEIJINHOS….♥

  4. Acabei de conhecer o blog e amei, receitas rápidas e saudáveis, sem deixar de serem gostosas. Parabéns pela organizacão e pela riqueza de informacões. Com certeza vou visitar sempre. Bjs

  5. Esta semana comprei uma revista que trazia uma receite de suflê de chuchu, e agra vêjo a tua! Que bom aspecto vou ter mesmo que experimentar!

    Bjs.

  6. oie tudo bem ;;;adorei a receita ..aqui chuchu é sempre muito bem vindo..eu adoro ..
    bjokinhas com carinho
    ahh hoje fiz um rocambole com massa de pastel que esta divino ..bjokas

  7. Vânia, conheço muitas pessoas que não apreciam o chuchu, da minha parte, gosto muito, em sopas, assados, empanados, em saladas, e em suflê fica maravilhoso. Adorei sua receita,Bem leve e uma refeição delicada. Bjos

  8. Eu tenho preguicinha de fazer suflê pq odeio bater clara em neve! Mas eu, que nunca gostei de chuchu, ando inventando novos modos de deixá-lo mais apetitoso, e atualmente o meu favorito é o chuchu gratinado! nhammm

  9. Olá Vania!

    Uma delícia suflê de chuchu, né? Eu amo e aqui em casa sempre tem, é sucesso garantido!

    Sabe, o post fala sobre suflê de doce e eu nunca comi muito menos tentei fazer, mas é meu próximo “projeto”!! hahahaha…. :)

    Bjs

  10. olá Vania, conheci seu blog hoje procurando receita de queijo cottage, pois estou em reeducação alimentar.Gostei dessa receita, porém estou evitando carboidratos simples e essa receita de suflê pede amido de milho.Será que dá pra trocar ou excluir? Aguardo resposta para fazer.
    Att.

Deixe o seu comentário!